sábado, 15 de agosto de 2009

TL Sport ...


Um raro VW TL Sport 1972.
Essa foto pertence ao Reinaldo Miller, e nela está seu pai (junto ao viveiro de mudas de café), sua esposa e filha em foto de 1974.
-Surgiu uma questão interessante quanto ao verdadeiro nome dessa versão, veja nos comentários.


15 comentários:

  1. Vale uma observação... A designação "Sport" não é encontrada em nenhum material da VW. Esse nome surgiu a algum tempo em uma revista e vem se perpetuando de uma maneira equivocada. Nem me lembro da VW usar no início dos anos 70 alguma palavra em inglês para as suas versões.

    A única nomenclatura que consta oficialmente pela VW é "TL Personalizado". Esse nome aparece até no catálogo de peças do TL/Brasília/Variant.

    O site TL Clube (www.tlclube.com) possui mais informações sobre o modelo.

    E sobre a foto, uma beleza! Conheço um TL Personalizado branco como esse, em Saquarema-RJ. Da última vez que vi, já tinha as marcas do tempo, mas mesmo assim permanecia em bom estado.

    ResponderExcluir
  2. André, muito importante e pertinente essa sua informação. Pensando bem agora, não sei de onde eu tirei o nome "Sport", certamente dessa mesma revista a que você se refere. O próprio dono do carro e da foto não o descreveu como "Sport", mas eu o coloquei assim...
    Tenho muitas publicidades, do TL inclusive, mas nenhuma sobre o Personalizado (ou Sport).
    Não encontrei nada referente a essa discussão no site tlclube.
    Vou colocar uma observação no post.

    Grato, abraço.

    ResponderExcluir
  3. Então não foi miragem!
    Realmente eu vi uma TL Personalizado em Saquarema. hehe

    ResponderExcluir
  4. Guilherme,

    Pelo o que eu pude averiguar,esse TL foi uma tentativa da VW de colocar alguns acessórios a mais no carro para "rejuvenescer" um pouco a imagem dele,que nesses tempos era a de um carro de família,nada mais do que isso,apesar do apelo de suas linhas em formato fastback...Sou fã das TL,pois foi com um desses,1971,frente baixa,que comecei no mundo dos automóveis como proprietário (presente de meu pai por eu ter passado na faculdade,e escolhido por eu mesmo,a dedo).
    O modelo Sport (ou personalizado) tinha as faixas,volante Walrod esportivo (diferente do volante do SP-2,mas com desenho semelhante) e relógio de horas no painel,e só poderia sair em cores lisas (branco,amarelo,vermelho,laranja,verde),bem,achoque é isso...

    ResponderExcluir
  5. O pessoal de Passo Fundo tem um TL desse preservado.

    ResponderExcluir
  6. acabo de adqueri um TL personalizado(SPORT) verde hip volante Walrod esportivo parecido com o do fusca bisorao,tambem com o relogio no painel, com as marcas do tempo, mas em bom estado munca reformado, se alguem quiser olha mando fotos.. abraco

    ResponderExcluir
  7. portela foi o meu primeiro carro quando comprei nem dormi a noite de tanta emoçao foi em 1994.infelismente ja o vende quatro vezes mas graças a Deus o recuperei cada dia que se passa fico mais apaixonado pelo azeitona azeitona e o nome que demos para ele por ser. verde iguaçu hoje descança em minha garagem

    ResponderExcluir
  8. Por favor, eu tenhoi uma TL personalizada 1973 mas tenho uma dúvida: as faixas são adesivas ou pintadas. Alguém saberia.
    Obrigado. Antonio Carvalho
    acarvalho59@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, tb tenho uma TL 1600 como vcs dizem,o meu tb é o personalizado, alguém sabe me dizer quantas unidades desse modelo foram produzidas, a minha tb tem o apelido de azeitona, sou dono dela pela segunda vez, e, cada dia que passa a emoçao de ter essa maravilha aumenta mais ainda....

    ResponderExcluir
  10. Ola, sou proprietário de um tl " personalizado" amarelo, com as faixas pretas, 1973. As faixas não sao adesivos, são pintadas. Na verdade nao a comprei e sim herdei de meu avô. hoje não esta com a originalidade de quando era dele,mas espero embreve conseguir. Me lembro, de quando criança que ela possuia um relogio(mas meu pai conta que nao era original e sim de um Tc que pertencia a ele), estofamento marron, tinha um console( que nunca vi em outro vw)o painel era de lata e da cor da lataria(amarelo). E o volante nao era esporte e sim como a original do fusca.OBS:meu avo foi o unico dono.
    Bom era isso que tinha para comlementar.......

    ResponderExcluir
  11. Eu comprei e recuperei um TL ano 1972, de cor verde e com faixas pretas, exatamente igual aos lançados nessa série especial. Ficou lindo.

    João Carlos MoliternoFirmo
    jcmoliterno@uol.com.br

    ResponderExcluir
  12. meu pai tem uma a 8 anos guardada em um barracao coberto verde com faixas preta ele e segundo dono compro de uma senhora q tinha comprado ela 0 km , tem 33 mil km com manual e nota fiscal , em estado de zero quando comprou ela era intera original ate de pintura porem tinha algums risquisinhos ele mandou pinta so o necessario uns 80% da pintura ainda e original irati-pr

    ResponderExcluir
  13. A TL Sport ou Personalizado, saiu na cor preta com as faixas brancas? Alguém saberia me informar? Tem um aqui na cidade onde eu moro e o dono quer vender, mas não lembro de ter saido nessa cor.

    ResponderExcluir
  14. Eu restaurei uma TL 1972 personalizado.
    Não querendo jogar agua fria em alguns comentários, mas informando, esse carro não saiu na versão personalizado em anos acima de 1972, então modelos a partir de 1973 em diante não são originais.

    ResponderExcluir
  15. Essa versão deve ter volante esportivo xk e não o tradicional com o brasão de são Bernardo do campo.

    ResponderExcluir