quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Coleção Chevrolet ...

Quem gostou das fotos da Concessionária Servibrás, no post abaixo, não terá motivos para não gostar dessas fotos.
Nessa foto aparece apenas o "bico" de um raro Chevette GP 1978. Em destaque: o Comodoro 4.100 1979 e o Opala Cupê Especial 1975.
As fotos são da garagem e de alguns carros da coleção do Pablo Soldatelli, colecionador de São Marcos-RS, que é também o arqueólogo desse Bel Air 1951 e das fotos antigas da Servibrás, Concessionária Chevrolet .
Os carros da coleção do Pablo são impecáveis, todos no mais absoluto estado de originalidade. Sem muito esforço, é possível imaginar até mesmo que são todos zero quilômetro!
A decoração da garagem do Pablo também é muito interessante.
Na coleção, está um Comodoro 1975 com teto LasVegas, idêntico ao exposto na Festa da Uva, em Caxias do Sul-RS há quase 35 anos.
Essas fotos também estão no site do Veteran de São Marcos-RS, o http://www.veteransm.nsol.com.br/.
Com essas fotos, eu quero instigar uma reflexão.
Há alguns dias saiu a notícia de que a GMB (General Motors do Brasil) se desfez de todo (ou parte) de seu acervo de carros históricos que estavam expostos nos findado "Museu da Ulbra".
Foram por volta de trinta unidades valiosas para a história da nossa indústria automobilística, dentre elas, exemplares da linha Opala -1969, 1972, 1988 cupê (última unidade montada) e o último Collectors 1992.Dessa forma, a Chevrolet brasileira
passa uma borracha em todo o seu passado, ignora a sua própria história, se iguala às suas concorrentes e reforça a tese de que somos um país sem cultura.
A GMB desfez-se também de dois Chevette, um 1973 e outro 1993, ambos zero quilômetro. Quatro Monza, um Hatch 1982, um 1983 e as duas últimas unidades de 1996, que agora estão ao sereno de uma revendedora da marca. Estão também na lista dois Ômegas, um GLS 1992 e o último 1998, ambos zero quilômetro. E a listagem se completa com Kadett, Celta, Vectra...
O foco dessa discussão está em: A GM do Brasil vendeu sua alma, no Blog dos Carros Antigos, do Nikollas Ramos.
A perda dessas unidades históricas é um grande retrocesso para o antigomobilismo nacional.
Acima, um Opala 1975.
Ainda mais acima, um maravilhoso Comodoro 1979.
Mas enquanto as próprias montadoras se despreocupam de contar a sua própria história, nesse país tantas vezes sem memória, alguns muitos mecenas espalhados por esse País conseguem heroicamente preservar os ícones que participaram e ainda hoje participam da vida de tantas pessoas desse Brasil a fora. E mais, geram conhecimento, cultura, e tantas outras coisas que envolvem esse fantástico mundo do automóvel!Nessas fotos, um incrível sonho de consumo desde os anos setenta, um Opala SS 1973!
É graças a tantos outros colecionadores que preservam, restauram, pesquisam e propagam conhecimento, que a cultura antigomobilística avança -mesmo contra a ideologia mesquinha e atrasada que muitas vezes se impõe.
Ficam aqui as maravilhosas fotografias de alguns dos carros do colecionador Pablo Soldatelli.Raríssimo Chevette Hatch S/R de 1981.
guilhermedicin@hotmail.com

11 comentários:

  1. Belíssima coleção, o Pablo merece mesmo todas as nossas reverências. Só uma correção, Guilherme, o SS é 73, não?

    ResponderExcluir
  2. Tenho dois Opala, em restauração: 73 e 79! Adorei as fotos.

    ResponderExcluir
  3. Em varios lugares no post aparece escrito que a coleção é de Santa Maria, mas o correto é São Marcos - RS, como pode ser conferido no link do veteran veiculos club
    abraço pra vocês do blog.

    ResponderExcluir
  4. Mestre Pablo, de São marcos, gente finíssima !!!
    E o melhor, além de garimpar essas raridades, ele também disponibiliza algumas para venda, o que pode ajudar a realizar o sonho dos adoradores da marca Chevrolet...
    Quanto ao acervo da fábrica, eu voto no Pablo para negociar o que restou, afinal de contas, é o quadro da dor deixar essas raridades nas mãos de gananciosos que nem se interessam pela história da empresa que representam...
    Muito bem observado Guilherme, agora a GMB conseguiu, ela se igualou e se nivelou à concorrência, todos ignoram o seu passado, mas dessa vez foi mais doído, já qe teve muita gente (inclusive eu) que acreditou nesse sonho, e que agora percebe o quanto ele foi amargo...
    Grande abraço a ti, ao Pablo e todos os amigos do blog !!!

    Mário Buzian - Ivoti/RS

    ResponderExcluir
  5. aonde fica o lugar ode o menininho viu o opala SS verde?

    ResponderExcluir
  6. Somente uma pequena correção: a frente do Chevette GP que aparece, é de um raríssimo 1979 pelo novo caput e farol de milha amarelo integrado.

    E que bela coleção!

    ResponderExcluir
  7. Pablo é um grande amigo, que me oportunizou comprar um carro do meu sonho, que ate hoje mantenho no meu acervo. Pablo e nosso o oráculo quando o assunto e chevrolet. Vida longa meu amigo. Te esperamos no no Cassino em 2011. Abraço.
    Ary Jr.

    ResponderExcluir
  8. Saudoso Comodoro 4.100
    Lindas fotos!
    Não esqueço do barulho das engrenagens do meu 79, ao engatar marchas...
    Saudades de você meu Opala...
    Parabéns meu amigo pelas fotos, é uma forma de fazer nosso coração saltar dentro do peito, como um amante olha a fotografia da ex namorada que tanto amou... Obrigado por nos alegrar com esta postagem...
    No meu blog "jeffersonnunesblog.blogspot.com" postarei futuramente algumas fotos de carros antigos que circulam por aí... A gente nem acredita no quanto de raridade está rodando firme e forte... E também citarei este blog AVA para que os amantes do antigomobilismo voltem a suspirar com estas matérias!
    Amigo, parabéns mais uma vez... Você tem mais um leitor fiel!

    ResponderExcluir