quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Oh! Brasília ...


"Oh! Brasília, esperei-te tanto! 1911 - 1960".
Era essa a frase que acompanhou o Ford T 1911 em 21 de Abril de 1960, dia da inauguração da nova capital federal, Brasília.
A foto é um achado e tanto, embora descontextualizada. Daí, lembrei-me de já ter lido em algum lugar uma nota sobre esse valente "T".
Encontrei em uma edição da revista Quatro Rodas, número 13, Agosto de 1961.
A aventura foi realizada por Rineu Pongeluppe, que embora dono de ferro-velho, "vai tratando sua relíquia como se fosse filho"... Tinha na época 50 anos, era atarracado e forte.
Comprou o T em 1939 por 300 cruzeiros. A viagem até Brasília-DF levou 52 horas, Ele no Ford T e um amigo n'um Jipe atrás... "-O jipe nos deu muita dor de cabeça".
Bem, a revista não tinha essa foto. A foto não trazia a história. Agora, a história do Sr. Rineu, do T e de Brasília, está um pouco mais completa.
E eu desconfio que esse T ainda tenha muita história, e que ele ainda exista.

6 comentários:

  1. Trabalho arqueológico de primeira, Guilherme, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Guilherme, mandei seu pos para o Roberto Nasser de Brasília pra ver se ele tem notícias desse Fordinho. Vamos aguardar. Pelo trabalho de investigação.

    ResponderExcluir
  3. Que achado! Onde começou a viagem do Fordinho?

    Fiz uma pequena busca no Google pelo nome do proprietário do carro e encontrei um Rineu Pongeluppe Neto, porém nenhuma forma de contato. Seria um caminho pra tentar descobrir um pouco mais da história deste Fordinho...

    ResponderExcluir
  4. Nossa realmente é um grande achado! Importante registro histórico.Onde você a conseguiu?

    Abraços,Cláudio S.

    ResponderExcluir
  5. Olá Guilherme.
    Sou neta de Rineu Pongeluppe, pesquisando no google por um assunto juridico, vi q seu Blog tb tem essa reportagem. Digo tambem pq ha um blog da Abril onde achei essa reportagem. Temos outras fotos desse fordeco q era como o chamavamos, e faz alguns dias encontrei um video onde meu avo aparece com ele, foi no lançamento do Galaxie postei no meu blog http://pachammamma.blogspot.com/p/videos.html
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Este carro esta presente no Museu do Automóvel de São Paulo, no bairro do Ipiranga, o vi pessoalmente em 2005, ele continua inclusive com a placa de inscrição '1911', pertence aos filhos de Romeu Siciliano.

    Eric

    ResponderExcluir