Não tenho bem certeza, mas deve ser um 1939. A calçada já denuncia onde foi tirada a fotografia, Rio de Janeiro!
Vejam que esse raro alemão aparece bastante equipado: enfeite no pára-choque, faróis de milha, caça mulata, escudos na grade...
Mas o adorno mais curioso desse pequeno conversível é sem dúvida o gasogênio, essa "trapizonga" instalada na traseira, utilizada no Brasil num período de escassez de combustível...
Eram os anos da segunda guerra mundial. Na minha opinião, o registro desse pitoresco artifício usado aqui no Brasil consegue ofuscar até mesmo a graça do opelzinho conversível que passeava pelas ruas cariocas no tempo da Guerra...
GasoGÊNIOS .
Essas fotos pertencem ao Pedro Henrique Gomes, sendo que o carro e casa ao fundo fazem parte da história de sua família.
Havia muitos Opel no RJ trazidos pelo pessoal que fazia o apoio terrestre aos dirigíveis Zeppelin. Não valiam nada no mercado de usados, que preferia os americanos.
ResponderExcluirBacana a adaptação para fugir da escassez de gasolina.
ResponderExcluirCheguei a ver alguns poucos modelos rodando com este gás na década de 70/80, inclusive Galaxie. Em Rio Negro/PR tinha um carro da década de 50, que chegou a ser notícia no Fantástico. Outro de Benedito Novo/SC chamou a atenção em programa de carro da Globo pela queima de lenha de árvores. Mas para a época da guerra valeu;
ResponderExcluirCom certeza essa Kapitan deve ser mais "novo", eesse farol com essa frente só foi utilizado entre 1948 e 1950. Os de 1938 até 1940 tinham um peculiar farol exagonal como pode ser visto AQUI: https://daluco.wixsite.com/oficina143/post/opel-kapitän-1938-40
ResponderExcluir