sábado, 6 de junho de 2009

Oficina nos anos 30 ...

Aqui uma valiosa dupla de fotos.
Elas mostram o ambiente de uma oficina mecânica nos anos 30.
Essas fotos de grande valor histórico foram enviadas por Alfredo Prandato Jr, já colaborador desse nosso blog.

Abaixo, as observações feitas pelo Prandato a respeito dessas fotos:
"-GARAGE GRANHANO:As duas fotos são do meu pai, Alfredo Prandato, tiradas no dia 25 de Abril de 1933 na "Garage Granhano" na capital de S.P.
Na época ele ainda era solteiro, tinha 21 anos.Ele é o que está sempre em segundo da esquerda para a direita nas duas fotos.Era o tempo em que os mecânicos faziam de tudo, motor, câmbio, etc... Hoje os mecânicos com a introdução da eletrônica nos carros, são "especialistas", uns só cuidam da injeção eletrônica, outros do câmbio, suspensão e assim por diante.Posteriormente, entre 1940 e 1945, com a segunda guerra mundial, o Brasil que só tinha carros importados, não tinha peças para a manutenção dos veículos, então era necessário improvisar, usando peças de outros veículos e em último caso fazer as peças de modo artesanal. Essa improvisação na manutenção dos carros durante a II Guerra foi o que deu início à nossa indústria de auto peças, o que, de certo modo, facilitou a implantação de nossa indústria automobilística nos anos 50."

Prandato Jr., muito obrigado pelas fotos!
Elas são muito valiosas para a nossa cultura.
Mais sobre o Prandato e automóveis? Aqui: Aventura em Interlagos... & Praia Grande...
guilhermedicin@hotmail.com

3 comentários:

  1. Muito bonito. Fotos preciosas.
    Pelo pé-direto do prédio, foto 2, foi construído para outra finalidade e acho que muito antes da Garage Granhano ter se instalado lá. Se sim, o que teria sido. Uma fundição?

    ResponderExcluir
  2. Parabens Prandato , bela foto , belo comentário da época . E a história de seu pai com os automóveis como continuou ?

    Rui

    ResponderExcluir
  3. Oi Alfredo tudo bem? Gostaria de saber se você faz manual de carro puma 78?
    Pode passar seu e-mail para contato? Abraços, Sergio.

    ResponderExcluir