quarta-feira, 17 de junho de 2009
Saurer Alpino ...
Há uma semana fiz um post sobre um Saurer 1911 que viveu no Brasil, e no dia seguinte, o vimos respirando novos ares , de volta ao seu país de origem, Suíça.
A partir dessas postagens, recebi um valioso e-mail de Henrique Meili, que mora na Suíça, e busca resgatar a história de seu Avô, que veio ao Brasil em 1911 e trabalhou em uma "concessionária" Saurer no Rio de Janeiro até 1919.
Contou-me o Henrique que, a partir dessa data seu Avô foi para a cidade de Santa Leopoldina/ES -cidade com forte imigração suíça- prestar assistência aos caminhões Saurer que trabalhavam nas lavouras de café.
Essa história, interessantíssima, será melhor contada em outra ocasião, já que o Henrique possui fotos de seu Avô.
Com essa informação, visitei o site da cidade de Santa Leopoldina/ES e encontrei no texto sobre sua História, esse trecho que muito nos interessa e reproduzo aqui:
"Em 1919, Santa Leopoldina viu roncar em suas serras os primeiros caminhões da época, Saurer e Mullang, tão logo foi inaugurada a rodovia Bernardino Monteiro que liga Santa Leopoldina à Santa Teresa. Um desses caminhões foi adaptado para o transporte de passageiros. Foi o primeiro ônibus da região e como tinha de subir muito, serra acima, deram-lhe o apelido de 'Alpino'."
Essa foto também estava no site da Cidade.
Muito interessante, não acham?
guilhermedicin@hotmail.com
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Êita mundão globalizado e sem segredo, sô!
ResponderExcluirDaqui a pouco tu descobre que o avô do Henrique vendeu o... ah, não é possível!
Ou é?
Fantástico.
Mas o melhor ainda é saber que a cida de Santa Leopoldina têm sua história tão bem organizada, registrada e ainda por cima na internet.
Mais aqui:
ResponderExcluirhttp://www.familiavervloet.com.br/genealogia39.asp
Vejam o trecho:
Os contratantes obrigavam-se a manter em perfeito estado de conservação o material rodante pertencente ao Governo do Estado e adquirido com a encampação da estrada. Como já foi citado em outra página, esse material rodante era composto de cinco auto-caminhões Saurer de cinco toneladas, um auto-caminhão Saurer de quatro toneladas, quatro auto-caminhões Huclay de cinco toneladas, um auto-caminhão Huclay de três toneladas, um carro Alpino Saurer de quatorze passageiros, um doublé Phaeton Benz de cinco passageiros, uma motocicleta e mais uma compressora de dezoito toneladas empregadas na cilindragem da estrada.