domingo, 2 de outubro de 2011

Gardner Roadster 1930 ...


O casal passeava por São Paulo a bordo de um exuberante automóvel, notadamente de linhagem dos melhores automóveis norte-americanos do fim dos anos vinte.

Que carro seria? Com a ajuda de João Pedro Gazineu, foi identificado como um Gardner Roadster 1930 e a gravura de catálogo abaixo não deixa dúvidas, principalmente pelos filetes da carroceria. A Gardner Motor Car produziu em 1930 apenas 900 automóveis e em 1931 fecharia suas portas, em consequência da quebra da bolsa de Nova Iorque, em 1929.

Foto pertencente ao Guilherme Pires, filho do casal no Gardner, via blog "Miniatura 1:43".
guilhermedicin@hotmail.com

7 comentários:

  1. Exuberantemente lindo! Será que existe?


    Marcelo.

    ResponderExcluir
  2. A Depressão iniciada em 29 acabou com muitas empresas de alto luxo, já que era mais fácil para uma fabricante de carros populares como a Ford sobreviver. Podemos perceber, no caso brasileiro, que é muito mais comum ver Fords 28 e 29 que unidades 30 ou 31, justamente devido à Depressão...

    ResponderExcluir
  3. Uma bela barata e um clássico, alguns detalhes são bem interessantes e ser perde com o tempo. Reparem na capa das rodas estepes e da capota num padrão quadriculado muito interessante e exôtico. Quem tal reproduzir esse desenho numa outra barata clássica como essa?
    A pintura deve ser cor creme ou amarela bem clara, e os altos relevos são pintados em outra cor com filetes dentro. As rodas raidas cromadas dão o toque elegante ao Gardner.
    Existe uma barata dessa, ano 1930 com rodas de madeira, no Museu do Ceará, em ótimo estado. Esse auto foi achado nos anos 70 num casarão do Leblon no Rio de Janeiro, quardado a décadas e de único dono.
    Existe um outro ainda, phateon 1930, tb foi do Rio e precisa de restauração. Por coincidência está anunciado no Mercado Livre esse Gardner para vender. Quem se habilita? Auto raríssimo!
    Paulo Guarino

    ResponderExcluir
  4. Hummm muito interessante:

    http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-199778954-gardner-1928-_JM

    O melhor de tudo é que no anúncio fala que "tem todas as peças", o que ajuda e muito numa restauração.

    ResponderExcluir
  5. Esse Guilherme......... publica cada coisa e, não raro, logo depois descobrem-se que elas ainda estão por aí. Sensacional este auto.

    ResponderExcluir
  6. Guilherme vc lembrou bem, ainda tem um quarto Gardner no país,o que está no Museu de Bebedouro em SP. Trata-se de um Phaeton 1929 7 lugares do ano de 1929, este em bom estado em exposição no Museu.
    Paulo

    ResponderExcluir
  7. Somente hoje vi esta foto, por incrível que possa parecer tenho 1/2 carro deste, digo 1/2 porque tenho da grade dianteira até o painel com a direção, dai para traz nada. Túlio Veloso Tres Pontas MG

    ResponderExcluir