terça-feira, 11 de janeiro de 2011

IBAP Democrata ...


Um interessante fora de série nacional: IBAP Democrata.
Os Democrata jamais foram comercializados e pouquíssimas unidades foram concluídas.
Esse modelo que vemos na foto é o primeiro protótipo, diferente e anterior ao modelo que conhecemos como "o" IBAP Democrata; dos quais restaram apenas duas unidades restauradas e até bem pouco tempo atrás, a notícia de diversas estampas da carroceria, que teriam sobrado na antiga fábrica.
Foto enviada pelo Sérgio Luiz Alves Cruz.

8 comentários:

  1. Guilherme, esse é um carro que tinha que ter dado certo! Pena que o talento brasileiro sempre foi ceifado dessa forma. Até mesmo uma injusta investigação contra o proprietário foi feita pela governo e nada foi descoberto de irregular!

    ResponderExcluir
  2. Me lembro quando este carro ficou em exposição na Galeria do Hotel Nacional em Brasilia eu era um jovem entusiasta por novidades da Industria Nacional e claro fui pra lá pedalando minha Monarck Panamericana conhece-lo ao vivo, infelizmente não teveram apoio, medo ou falta de credibilidade, não sei, mas não creio em golpe para vender ações e depois sumir no mundo, se fosse nos dias atuais, provavelmente havria uma "ongue" ou coisa parecida para financiar o projeto com o nosso dinheiro dos impostos e depois com a grana bem acomodada em meias, cuecas e outros buracos os golpistas sumirem no mundo.......

    ResponderExcluir
  3. Esse Democrata é o protótipo da versão de 4 portas, pouquíssimo conhecido. Os IBAP restaurados são cupês de 2 portas e foram feitas várias carrocerias e alguns exemplares montados. Do 4 portas só existiu esse e até onde eu sei foi enterrado no terreno da fábrica em São Bernardo do Campo.

    ResponderExcluir
  4. Este carro lembra muito o Corvair.

    ResponderExcluir
  5. Aqui em SBC os irmãos Finardi estão com as carrocerias remanescentes e algumas peças.
    Agora sobre os 4 portas me parece que foram feitos 3 e estão enterrados no terreno da fábrica tbm aqui em SBC na rodovia anchieta.

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo, será que os Finardi conseguiram salvar algum "papel" da IBAP? talvez projetos ou fotos, vai saber...

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. O terceiro home, da esquerda para a direita, parece ser Nelson Fernandes, fundador da IBAP.

    ResponderExcluir