terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Gasolina Motano Standard Oil ...


"Gasolina Motano Standard Oil", bem no início do século passado, no Rio de Janeiro-RJ.
Caminhão robusto, ainda com pneus de borracha maciça, farol a magneto.
Traz o número "16", que nos sugere que esse seja o 16° veículo da frota.
Que marca será esse "bicho papão"?
guilhermedicin@hotmail.com
Inserido em 28/01: O leitor Luiz Hamilton Vicente sugere e envia foto de um caminhão da marca White, modelo Flatbed, 3Ton., gearbox 4 speed, do ano de 1919 e "made in Usa".
O que acham? Reparem no "parachoque", no paralama, na roda, na caixa de ferramenta...

13 comentários:

  1. Esse caminhão tem tudo para ser um Mack.
    O logo no radiador parece.
    Paulo Sallorenzo

    ResponderExcluir
  2. Pelo que sei em 1925, surge o primeiro caminhão-tanque, inaugurando a venda de gasolina a granel. O veículo, chamado de “Motano” e com capacidade para 3.000 litros, foi projetado, desenhado e construído inteiramente no Brasil, pelos técnicos da Esso.

    ResponderExcluir
  3. Neto, que informação interessante. Ainda mais quando lei MOTANO no tanque. Que barato.

    ResponderExcluir
  4. ... e STANDARD OIL COMPANY OF BRAZIL logo abaixo. Bingo.

    ResponderExcluir
  5. Ah, essa internet:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Standard_Oil_Company

    ResponderExcluir
  6. Estão vendo como entendo de caminhões?
    Batí o olho e disse: É um Mack.
    Não tem nada a ver.
    Vá entender assim no inferno!
    Paulo Sallorenzo.......palpiteiro de plantão

    ResponderExcluir
  7. Rsrsrsr! Veja bem, Paulo, não é por quê podemos errar que não devemos tentar, certo? ;)
    E essa informação do Neto, ôrra meu, isso é a Pedra de Roseta! Sem ela, a foto continuaria sendo uma Esfinge!
    Guilherme, queremos fotos dos outros 15 caminhões, a ficha técnica completa e algo mais! :)

    ResponderExcluir
  8. Ah tá, agora entendi. Fica sendo esse então um dos primeiros frutos da inventividade brasileira na fabricação de automóveis? O caminhão "Motano".

    ResponderExcluir
  9. Andar com esses pneus maciços devia ser dose pra leão!!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  10. Imagina o estrago que fazia no pavimento...

    ResponderExcluir
  11. Não sou entendedor de caminhões, tampouco, dessa época. Mas olhem o caminhão da "Indiana Truck Corporation" de 1910.

    ResponderExcluir
  12. Saudações.

    Trata-se realmente de um Indiana fabricado entre 1913 e 1916. As rodas são do Indiana 1925.

    http://realclassicads.com/trucks/indianatruck.html

    ResponderExcluir
  13. TENHO UM CAMINHÃO DESSE PARA RESTAURAÇÃO (WHITE). SE ALGUEM SOUBER DE PESSOAS INTERESSADAS EM COMPRAR, FAVOR ENTRAR EM CONTATO PELO EMAIL: rafagramad@gmail.com. OBRIGADO. RAFAEL MARTINS

    ResponderExcluir