"Gasolina Motano Standard Oil", bem no início do século passado, no Rio de Janeiro-RJ.
Caminhão robusto, ainda com pneus de borracha maciça, farol a magneto.
Traz o número "16", que nos sugere que esse seja o 16° veículo da frota.
Que marca será esse "bicho papão"?
Caminhão robusto, ainda com pneus de borracha maciça, farol a magneto.
Traz o número "16", que nos sugere que esse seja o 16° veículo da frota.
Que marca será esse "bicho papão"?
guilhermedicin@hotmail.com
Inserido em 28/01: O leitor Luiz Hamilton Vicente sugere e envia foto de um caminhão da marca White, modelo Flatbed, 3Ton., gearbox 4 speed, do ano de 1919 e "made in Usa".
Inserido em 28/01: O leitor Luiz Hamilton Vicente sugere e envia foto de um caminhão da marca White, modelo Flatbed, 3Ton., gearbox 4 speed, do ano de 1919 e "made in Usa".
O que acham? Reparem no "parachoque", no paralama, na roda, na caixa de ferramenta...
Esse caminhão tem tudo para ser um Mack.
ResponderExcluirO logo no radiador parece.
Paulo Sallorenzo
Pelo que sei em 1925, surge o primeiro caminhão-tanque, inaugurando a venda de gasolina a granel. O veículo, chamado de “Motano” e com capacidade para 3.000 litros, foi projetado, desenhado e construído inteiramente no Brasil, pelos técnicos da Esso.
ResponderExcluirNeto, que informação interessante. Ainda mais quando lei MOTANO no tanque. Que barato.
ResponderExcluir... e STANDARD OIL COMPANY OF BRAZIL logo abaixo. Bingo.
ResponderExcluirAh, essa internet:
ResponderExcluirhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Standard_Oil_Company
Estão vendo como entendo de caminhões?
ResponderExcluirBatí o olho e disse: É um Mack.
Não tem nada a ver.
Vá entender assim no inferno!
Paulo Sallorenzo.......palpiteiro de plantão
Rsrsrsr! Veja bem, Paulo, não é por quê podemos errar que não devemos tentar, certo? ;)
ResponderExcluirE essa informação do Neto, ôrra meu, isso é a Pedra de Roseta! Sem ela, a foto continuaria sendo uma Esfinge!
Guilherme, queremos fotos dos outros 15 caminhões, a ficha técnica completa e algo mais! :)
Ah tá, agora entendi. Fica sendo esse então um dos primeiros frutos da inventividade brasileira na fabricação de automóveis? O caminhão "Motano".
ResponderExcluirAndar com esses pneus maciços devia ser dose pra leão!!
ResponderExcluirMarcelo.
Imagina o estrago que fazia no pavimento...
ResponderExcluirNão sou entendedor de caminhões, tampouco, dessa época. Mas olhem o caminhão da "Indiana Truck Corporation" de 1910.
ResponderExcluirSaudações.
ResponderExcluirTrata-se realmente de um Indiana fabricado entre 1913 e 1916. As rodas são do Indiana 1925.
http://realclassicads.com/trucks/indianatruck.html
TENHO UM CAMINHÃO DESSE PARA RESTAURAÇÃO (WHITE). SE ALGUEM SOUBER DE PESSOAS INTERESSADAS EM COMPRAR, FAVOR ENTRAR EM CONTATO PELO EMAIL: rafagramad@gmail.com. OBRIGADO. RAFAEL MARTINS
ResponderExcluir