domingo, 23 de janeiro de 2011

Cord 812 1937 Convertible ...


Um deslumbrante Cord 812 1937 Convertible passeando no Iate Club do Rio de Janeiro...
Foto de Pedro Henrique Gomes.

6 comentários:

  1. Boa noite ,

    aí um verdadeiro Clássico , dito "Full Classic" pelo mundo afora : um previlégio ver esta foto !
    Parece que temos ainda uns três ou quatro destes carros entre nós .
    Essa foi jogo pesado Gui.....
    E chamam tudo agora de "clássico".....que coisa...
    Abraço a todos...TATO

    ResponderExcluir
  2. Confira as fotos do Dia do Fusca na fábrica da VW e SBC-SP no último Domingo! http://meufusca1972.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Será que é o que está hoje em dia no museu de Bebedouro ou o que foi do Pardal?

    ResponderExcluir
  4. Olá. O modelo do Cord da foto é um 1937 Cord Phaeton (4 lugares) Supercharged (com um "turbo" e canos de escape na lateral do capô).
    Estima se que vieram 7 Cord dos USA entre 1936 e 1937. Dos quais restavam 5 nos anos 1970. Com a venda do Cord Sportsman (dois lugares) do Pardal para o Canadá, e a venda do Phaeton (4 lugares) do museu de Caçapava para os USA logo apos a morte do Roberto Lee, sobraram 3 dos Cords que vieram "zero km" para o Brasil.
    Um Phaeton em Bebedouro, Um sedan da familia Siciliano em São Paulo, e um Phaeton Supercharged (exatamente o modelo da foto acima - e unico Supercharged no Brasil) com origem (documentos) do Rio de Janeiro, e atulamente em restauração em São Paulo.
    Quem sabe o da foto é o que esta em restauração em São paulo?

    ResponderExcluir
  5. Aqui no RJ comentava-se uma lenda de que um rico colecionador (talvez dos anos 70/80) tinha uma vasta coleção de carros caros que iam até os anos 30. Um dos lugares aonde ele tinha carros, havia Duesembergs, Delages, Cords e ele precisou deixar o lugar por anos sem ir. Era perto do mar (mencionavam na história que era perto da Av.Niemeyer), quando o cara pode ir ver os carros de novo, eram pura ferrugem os carros. Eles se desmanchavam ao toque. Furioso, jogou o que sobrou deles ao mar. Ainda complementam que a maresia era tanta que chegava a embarcar os óculos...sempre achei essa história fantasiosa. Primeiro que não tem lugar com tanta maresia assim no RJ é segundo que a primeira coisa que aprendemos sobre carros antigos é que não se deixa eles tão perto do mar sem uma rigorosa conservação.

    ResponderExcluir