quarta-feira, 8 de abril de 2009

Scania João de barro ...

Aqui, o caminhão Scania Vabis L75.
Esse modelo começou a ser produzido no Brasil em 1958. Antes, a representação Scania e Studebaker era da Vemag, que depois passou a produzir o DKW.
Esse cavalo-mecânico, de 1962, traz o emblema "DKW-Vemag". Não sei porquê. Será que os primeiros caminhões Scania foram produzidos pela Vemag também?

O apelido dessas cabines eram "joão de barro", certamente pela cor mais do que características.
Outro apelido é "jacaré".

Ainda é possível ver muitos desses modelos trabalhando, mas esse das fotos é da primeira safra (por isso muito raro) e a cabine é muito diferente, embora n'uma primeira olhada pareça idêntico.
Esse Scania das fotos é restaurado, padrão de placa preta. E ainda, traz o símbolo da Scania nas portas. -Imaginem chegar no próximo "Águas de Lindóia" com ele puxando uma cegonha cheia de carros nacionais da época, como se estivessem recém saídos de São Bernardo do Campo!!guilhermedicin@hotmail.com

9 comentários:

  1. Me disse por e-mail o Paulo Sallorenzo, que os primeiros caminhões eram produzidos na fábrica da Vemag.
    Explicado.

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    1. Construída oficialmente como Scania-Vabis do Brasil Motores Diesel, produziu seu primeiro caminhão em 1958. Foi o L 75 com motor importado e um terço das peças nacionais, era montado no bairro do Ipiranga, em São Paulo na cor cinza claro, depois passaram a ser pintados de azul.

      Em 1959, saiu das linhas de montagem o primeiro motor a diesel brasileiro para caminhões.

      A partir de 1963, com o L76, receberam a cor laranja, que marcou os caminhões da marca durante muito tempo.

      Modelos e anos de lançamento no Brasil
      1951 a 1957 - Scania Vabis L 71 (cor cinza claro importado pela Vemag "625 unidades")
      1958 a 1960 - Scania Vabis L 71 (cor cinza claro montado pela Vemag "726 unidades")
      1958 - Scania Vabis L 75 (cor cinza claro e depois azul já fabricados no Brasil)
      1963 - Scania Vabis L 76 (cor laranja)
      1966 - Scania Vabis 101
      1972 - Série 0 - Scania Vabis L 110; LS 110 com motor 11 litros, conhecidos por "Jacaré"
      1974 - Série 0 - Scania Vabis LK 140 V8 (cara chata)
      1978 - Série 1 - Scania Saab 111; 111s; 141
      1981 - Série 2 - Scania Saab - Cabines com bico tinham a nomenclatura T e para as avançadas (cara-chata) R (Isto para essa e demais séries - só apareciam no documento).
      4X2: 112M; 142M; 112H; 142H; 112HS; 142HS; 112HW; 142HW;

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  2. Ah bom!
    Essa idéia de Lindóia, hein? Aquele monte de cegonha moderna com carros antigos... Seria uma reconstituição muito bonita e emocionante. Duca!

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  3. parabens pelo serviço de restauração executado. Eu como mecânico de SCANIA a 15 anos, posso afirmar que fizeram uma boa escolha. Mas e motor, já um turbinado ou seu antigo maçarico de 165 CV?

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  4. Eu também confirmo: Os primeiro Scania eram fabricados pela Vemag

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  5. foi sim!tenho um amigo no orkut que tem uma foto de propaganda da vemag com vários veículos!E um deles é o L75 sem dúvidas

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  6. Por favor me corrijam os mais entendidos se estiver errado mas, pensei que chamavam a cabine de "João de Barro" por causa de seu tamanho reduzido em comparação com a cabine dupla da 110.

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  7. Somente os modelos L 75 1958 pela informação que eu tenho e q sairam com simbolo da Vemag pois o q tambem diferencia do modelo era o painel com detalhes p instalação de radio em fim para mim o painel do 58 era o mais bonito, aqui meu tio fazia manutenção de dois Scania Vabis 1958 todos comprado novo tinha outros modelos mais novo mais só os 1958 com simbolo Vemag abraço e a cabine João de Barro era por causa do parabrisa q era pequeno se olharem de frente ela com volante original q enorme pois era direção mecanica era o meio de ficar mais macia para manobras ele o volante toma quase a altura do parabrisa valeu abraço

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