quarta-feira, 8 de abril de 2009

Scania João de barro ...

Aqui, o caminhão Scania Vabis L75.
Esse modelo começou a ser produzido no Brasil em 1958. Antes, a representação Scania e Studebaker era da Vemag, que depois passou a produzir o DKW.
Esse cavalo-mecânico, de 1962, traz o emblema "DKW-Vemag". Não sei porquê. Será que os primeiros caminhões Scania foram produzidos pela Vemag também?

O apelido dessas cabines eram "joão de barro", certamente pela cor mais do que características.
Outro apelido é "jacaré".

Ainda é possível ver muitos desses modelos trabalhando, mas esse das fotos é da primeira safra (por isso muito raro) e a cabine é muito diferente, embora n'uma primeira olhada pareça idêntico.
Esse Scania das fotos é restaurado, padrão de placa preta. E ainda, traz o símbolo da Scania nas portas. -Imaginem chegar no próximo "Águas de Lindóia" com ele puxando uma cegonha cheia de carros nacionais da época, como se estivessem recém saídos de São Bernardo do Campo!!guilhermedicin@hotmail.com

21 comentários:

  1. Me disse por e-mail o Paulo Sallorenzo, que os primeiros caminhões eram produzidos na fábrica da Vemag.
    Explicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Construída oficialmente como Scania-Vabis do Brasil Motores Diesel, produziu seu primeiro caminhão em 1958. Foi o L 75 com motor importado e um terço das peças nacionais, era montado no bairro do Ipiranga, em São Paulo na cor cinza claro, depois passaram a ser pintados de azul.

      Em 1959, saiu das linhas de montagem o primeiro motor a diesel brasileiro para caminhões.

      A partir de 1963, com o L76, receberam a cor laranja, que marcou os caminhões da marca durante muito tempo.

      Modelos e anos de lançamento no Brasil
      1951 a 1957 - Scania Vabis L 71 (cor cinza claro importado pela Vemag "625 unidades")
      1958 a 1960 - Scania Vabis L 71 (cor cinza claro montado pela Vemag "726 unidades")
      1958 - Scania Vabis L 75 (cor cinza claro e depois azul já fabricados no Brasil)
      1963 - Scania Vabis L 76 (cor laranja)
      1966 - Scania Vabis 101
      1972 - Série 0 - Scania Vabis L 110; LS 110 com motor 11 litros, conhecidos por "Jacaré"
      1974 - Série 0 - Scania Vabis LK 140 V8 (cara chata)
      1978 - Série 1 - Scania Saab 111; 111s; 141
      1981 - Série 2 - Scania Saab - Cabines com bico tinham a nomenclatura T e para as avançadas (cara-chata) R (Isto para essa e demais séries - só apareciam no documento).
      4X2: 112M; 142M; 112H; 142H; 112HS; 142HS; 112HW; 142HW;

      Excluir
    2. faltou os primeiros espingardas ano 67 com a reduzida na caixa acoplada com o botão fixado na alavanca do cambio tambem os os primeiro turbinados ano 1969 com filtro de ar externos com a direção hidráulica

      Excluir
  2. Ah bom!
    Essa idéia de Lindóia, hein? Aquele monte de cegonha moderna com carros antigos... Seria uma reconstituição muito bonita e emocionante. Duca!

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo serviço de restauração executado. Eu como mecânico de SCANIA a 15 anos, posso afirmar que fizeram uma boa escolha. Mas e motor, já um turbinado ou seu antigo maçarico de 165 CV?

    ResponderExcluir
  4. Eu também confirmo: Os primeiro Scania eram fabricados pela Vemag

    ResponderExcluir
  5. foi sim!tenho um amigo no orkut que tem uma foto de propaganda da vemag com vários veículos!E um deles é o L75 sem dúvidas

    ResponderExcluir
  6. Por favor me corrijam os mais entendidos se estiver errado mas, pensei que chamavam a cabine de "João de Barro" por causa de seu tamanho reduzido em comparação com a cabine dupla da 110.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O apelido da cabine joão de barro é por causa dos cantos serem arredondados, que fica parecido com a casa de João de barro.

      Excluir
  7. Somente os modelos L 75 1958 pela informação que eu tenho e q sairam com simbolo da Vemag pois o q tambem diferencia do modelo era o painel com detalhes p instalação de radio em fim para mim o painel do 58 era o mais bonito, aqui meu tio fazia manutenção de dois Scania Vabis 1958 todos comprado novo tinha outros modelos mais novo mais só os 1958 com simbolo Vemag abraço e a cabine João de Barro era por causa do parabrisa q era pequeno se olharem de frente ela com volante original q enorme pois era direção mecanica era o meio de ficar mais macia para manobras ele o volante toma quase a altura do parabrisa valeu abraço

    ResponderExcluir
  8. ACABEI DE ADQUIRIR UMA SCANIA VABIS 1963, A JOAO DE BARRO, ESPERO TER FEITO UMA BOA COMPRA , FAS MUITOS ANOS QUE ESTAVA QUERENDO COMPRAR UMA, NAO E´ PARA TRABALHO E SIM PARA PASSEIO, UM ABRAÇO, CARNEIRO RIBEIRAO PRETO .

    ResponderExcluir
  9. TENHO UMA CABINE COMPLETA E BOA DO JOÃO DE BARRO, UM MOTOR COMPLETO E UM CAMBIO DE 5 MARCHAS REDUZIDAS, SIDNEY 031 85929141

    ResponderExcluir
  10. Dimitri Yakolev deu um show com as informações dos modelos, anos de fabricação, quantidade de trucks produzidos. Valeu demais! Best Regards from Belo Horizonte!!!

    ResponderExcluir
  11. EM RELAÇÃO AOS PRIMEIROS SCANIA , ELES VIA DA SUÉCIA EM CKD, ( COMPLETAMENTE DESMONTADOS > E ERAM MONTADOS PELA VEMAG, ATÉ ENTÃO UNICA REPRESENTANTE SCANIA NO PAIS.

    ResponderExcluir
  12. comprei um scania 1959 laranja mas no documento marca L 76 , ela e segundo dono e esta preticamente toda original e em otimo estado, pretendo vende-la se interessar a alguem

    ResponderExcluir
  13. tenho um 110s com 5935 km, todo original desbotado, foi da PRF.

    ResponderExcluir
  14. me ofereceram um 110 ano 1966 mas ja com cabine leito igual a do 111.
    mas em 1966 nao era o L76 joao de barro?
    sera que a cabine foi trocada?
    falaram que em 1966 era so L76 era fabricado, e que o 110/111 saio a partir de 1970.
    alguem souber me expricar agradeço;

    ResponderExcluir
  15. Eu sou apaixonado por carros antigos principalmente por Scania a famosa ( Jacaré ) hoje 08/01/2022 consegui realizar de infância comprei uma !

    ResponderExcluir