segunda-feira, 13 de abril de 2009

Charada ...



Foto enviada pelo amigo Tio Lin, acompanhada dos sempre astutos comentários.

"...me lembrei de te mandar esta que achei no livro de 50 anos da Toyota no Brasil. Embora não datada, várias pistas levam a crer que foi tirada em 1958:

- Faixa com os dizeres "Festival da Moda 1958" sobre a tenda que protege um sedã DKW, novidade naquele ano;

- Barraca anunciando a venda de ingressos para a III Mil Milhas Brasileiras. Pesquisei: tal corrida foi realizada em Interlagos em 22 de novembro de 1958;

- Sobre o relógio do Mappin, velinhas de 45 anos. Pesquisei: no Brasil, a loja de departamentos foi fundada em 29 de novembro de 1913. Portanto, 1913 + 45 = 1958.
Bem, aparecem muitas maravilnhas de quatro rodas. Mas conto com a audiência de seu blog para sanar uma dúvida cruel: que diabos faz aquele avião ali, em frente o Teatro Municipal???Segundo informações de um expert, meu amigo Alfredo Prandato, é um avião de caça da Força Aérea Brasileira, um Gloster Meteor F-8, fabricado na Inglaterra, foi o nosso primeiro caça a jato, que veio substituir os antigos P-47 usados na segunda guerra mundial que ainda tinha hélices.

Resta saber o que fazia o dito cujo por ali. E como chegou lá?Um grande abraço.
Tio Lin"

Quem arrisca?
Muito obigado Tio Lin, a foto é muito bonita!
guilhermedicin@hotmail.com

3 comentários:

  1. Interessante notar que se a foto é mesmo de 1958, vai indo lá atrás um Impala "do ano".

    ResponderExcluir
  2. quer-me parecer fazia parte do ufanismo verde-e-amarelo da época jk. os aviões era zero hora e estavam chegando ao brasil como os primeiros jatos, revolucionando a aeronáutica local. os caravelle vieram logo em seguida.
    triste sina. os gloster, depois de encerrado o tempo economicamente útil, foram doados para ocupar praças - em alguns lugares há praças do avião. mais recentemente tem desaparecido, sem explicação ou justificativa, exportados.

    ResponderExcluir
  3. Belissíma foto, eu tinha 10 anos de idade, só me lembro da Copa do Mundo naquele ano, muita festa.

    ResponderExcluir