sábado, 30 de junho de 2012

Juscelino & Mércury Convertible 1948 ...


Dando sequência à aparição dos Mércurys aqui no AVA e, aproveitando o gancho da postagem abaixo com um Mércury Convertible 1940 na campanha presidencial de Getúlio Vargas, esta imagem vem a reforçar o papel do Blog em contar a história do automóvel no Brasil e porque não, a história do Brasil.

Juscelino Kubitschek percorrendo o País, já se projetando para a campanha de 1965, cujo o slogan agora era "05 anos de agricultura para 50 anos de fartura".

A foto é de 1963, na cidade de Caruaru -SE, a bordo de um Mércury conversível 1948.
guilhermedicin@hotmail.com

3 comentários:

  1. Gostei também da Kombi lá atrás, parece ser uma versão sem a "aba-de-chapéu". E acho que também não estou vendo as piscas "tetinhas", não dá para ver direito. Devem ser "bananinhas" mesmo. Deve ser uma típica Kombi "Barn-Door" 1949/50. Que raridade!!! Mesmo para época, 1963 já deveria ser uma raridade e tanto, ainda mais se tratando de um veículo comercial.

    Humberto "Jaspion"

    ResponderExcluir
  2. Não posso deixar de notar o lado irônico dessa foto: Juscelino, o grande patrono da indústria automobilística nacional, desfilando num automóvel estrangeiro oito anos mais velho do que o primeiro Romi-Isetta. Se algum empreendedor tivesse montado um negócio dedicado à transformação de Simcas e Aero-Willys em conversíveis, todas as prefeituras do Brasil fariam fila à sua porta.

    ResponderExcluir
  3. Essa foto tem um quê muito triste: em 45 Vargas deixou o cargo para evitar um golpe dos milicos. Em 54 matou-se para evitar outro golpe dos milicos. Em 64, finalmente, os milicos conseguiram o que queriam e cassaram direitos políticos de gente da envergadura de Juscelino. Lamentavelmente não posso provar, mas muitos brasileiros - como eu - creem que Juscelino foi morto naquele desastre com o Opala de seu motorista. Morto pelos milicos, é claro.
    E após tantos anos de trevas, temos o governo que temos. Um dia seremos um país sério, e nesse país sério não acontecerão mais crimes como o do museu de Bebedouro, dentre tantos outros.

    ResponderExcluir