quinta-feira, 14 de junho de 2012

Citroën SM ‏ 1971 ...

Na postagem abaixo aparece o "Projeto X", que daria origem ao SP-2, em uma "Feira da Indústria Alemã" em março de 1971 no Anhembi, São Paulo -SP.

Nestas fotos, a "França 71 : Indústria-Técnica-Ciência", uma feira ocorrida em setembro de 1971, também no Anhembi, São Paulo -SP.

Nesta feira foi feita a apresentação de um Citroen SM, que também é um marco no designer automotivo. Nas fotos é possível ver a presença do então Presidente Emílio Médici.

Fotos enviadas pelo Claude Fondeville, filho de Michel Fondeville, que representava a marca no Brasil. O Claude também informa que nesta época foram importados 8 Citroens SM.

guilhermedicin@hotmail.com

10 comentários:

  1. E onde estão esses carros hoje???

    ResponderExcluir
  2. Na primeira foto o 2º da D>E o meu pai, sempre sorridente e bagunceiro.....

    ResponderExcluir
  3. Imagine o espanto que o público brasileiro deve ter tido com algo tão moderno em 1971, não consigo imaginar o impacto que deve ter causado, ainda mais com o pessoal acostumados com fuscas, Opalas...Achei engraçado a segunda foto em que o militar torce o pescoço só para dar uma olhada. Eu faria o mesmo e estaria com uma cara de espanto e admiração.

    Humberto "Jaspion"

    ResponderExcluir
  4. Existe um carro destes aqui no Rio de Janeiro,impecável filiado ao Veteran Car,de cor verde metálico clarinho.Tenho fotos dele caso alguem se interesse.erick.linz@ig.com.br

    ResponderExcluir
  5. Se não me engano, a do Rio de Janeiro é um modelo de 1972. Restam 3 Citroën SM aqui no Brasil.

    Humberto "Jaspion"

    ResponderExcluir
  6. Desde o cruzamento do Deserto do Saara em 20 dias, com 5 carros (autolagartas)em 1922, a fama das criações do incansável André Citroën, virou sucesso !
    Em 1955 lança o revolucionário DS 19, um ano depois o ID 19, os antecessores deste exposto e desenvolvido SM, no Anhembi em 1971.
    Bacana o post, um registro e tanto !

    ResponderExcluir
  7. Jaspion,
    O espanto que você imagina, eu senti na pele.
    Quando eu tinha entre sete e nove anos de idade (1974-76), minha família morava em Osasco, e nós vínhamos com frequência a São Paulo. Numa dessas ocasiões, estávamos parados em um semáforo com nosso Opala sedã. Da transversal, pela direita, apareceu uma espaçonave marrom-metálico, com a placa dianteira e um monte de faróis sob o nariz transparente, e entrou com os pneus cantando na avenida em que estávamos. Lembro-me como se fosse hoje.

    Luís,
    Sobrou, sim. A Golden Classics, de São Paulo, tem um 1972 azul à venda.

    ResponderExcluir
  8. Correto Sallorenzo, este carro tinha um motor Maserati V6
    http://www.youtube.com/watch?v=729JWBUvfOg

    ResponderExcluir