terça-feira, 26 de junho de 2012

Comet Sedan 1961 - Tatos Garage ...

Concluída a restauração do Mércury Cougar XR-7 1969, apresentada na postagem abaixo, os esforços do Museu Tatos Garage se voltam para o próximo desafio: a restauração de um Comet Sedan 1961.

Este modelo tem uma particularidade histórica curiosa, pois é um carro "sem marca", um órfão, digamos assim. Originalmente foi projetado para ser uma versão compacta da marca "Edsel" (outro capítulo à parte na história da indústria automotiva mundial) mas com o término dos automóveis Edsel em novembro de 1959, a Ford Motor Company lançou o Comet como um produto independente.
Então, o Comet não trazia a grafia de nenhuma marca, pois não era mais Edsel, não era Lincoln, não era Mércury, não era Ford.
Apenas em 1960, ano do lançamento, o Comet foi mais vendido doque nos três anos anteriores de produção do Edsel. Em 1962 os Comets foram incorporados à Mércury, mesmo sendo vendidos em suas concessionárias desde o início.Estas fotos são do início dos anos oitenta, de quando o Comet Sedan 1961 foi comprado pelo Carlos Eduardo Wahrlich, o Tato, e desde então esteve hibernando até ser acordado para uma restauração, que veremos aqui no AVA em breve.
guilhermedicin@hotmail.com 

7 comentários:

  1. Interessantíssima história, Guilherme. Para mim, os Comet sempre haviam sido Mercury!

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  2. A idéia original era que o Comet fosse o Falcon da Edsel. A família Mercury não teria versão compacto. Mas como o Edsel morreu e os Comets eram vendidos nas revendedoras Mercury -- e tinham boa saída -- a Ford resolveu chutar a gol. A única evidência de origem é a lanterna traseira, que no Edsel era geminada e no Comet é diagonal.
    Vale lembrar que no primeiro ano (1960) o Valiant ainda não era Plymouth, era Valiant by Chrysler. Só no ano seguinte foi "adotado". Jogadas do marketing.

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  3. E lá vem coisa boa! Vamos aguardar. Ah, e tem um à venda no ML por 48 mil. Eu adoro esse carro!

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  4. Ninguém duvida que este Comet será mais uma peça de referência para as futuras gerações.
    Interessante a procedência dos primeiros Comet.

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  5. aqui na minha cidade tem um: http://maquinasehistorias.blogspot.com.br/2012/05/antigomobilismo-em-soledaders.html

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  6. Tenho um painel de Comet, acho que do ano deste, que comprei no Uruguai. Parabéns ao Tatos. Logo retornarei ao museu para nova visita.

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  7. Em Floripa lá por 1990, em uma oficina de lataria no Estreito. Já tinham feito a lanternagem, estava desmontado e encostado num canto, todo empoeirado. A cor era azul escuro.

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