domingo, 30 de agosto de 2009

Os anos 50 ...



Bem poderia ser um encontro de carros antigos, mas não é. A bonita cena é de um dia comum no Rio de Janeiro dos anos cincoenta.

À esquerda um Chevrolet Bel Air 1956 vermelho ao lado de um Mércury 1955 amarelo; Chevrolet quatro portas 1951 ao lado de um Morris e, para completar, uma Lambretta.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Romi-Isetta ...

É a segunda vez que aparece aqui uma Romi-Isetta, aquela que carrega o título de primeiro automóvel nacional e cativa a atenção de todos, principalmente das crianças.

Ela aparece em boa companhia, junto ao casal John Herbert e Eva Wilma.
A placa é de 1957!guilhermedicin@hotmail.com

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Lincoln's de praça ...


Mais Carros de praça , dessa vez dois Lincoln (o da esquerda é pós-guerra, certamente 1946, o do meio me parece um 1939) e um Ford 1942 à direita.
Pela conservação dos carros, a foto já deve ser dos anos 50 ou 60...
Vale notar o posto de gasolina Esso atrás.
Andavam bem os passageiros desses carros de praça, não?

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Maverick na paisagem ...


Maverick admirando o lago Igapó em 1988 e, agora sendo admirado nessa foto do Alcindo Neves.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Internacional L-180 ...


Caminhão Internacional L-180, provavelmente 1951. Esse caminhão em específico era na cor amarela, uniforme da distribuidora Coca-Cola no Rio de Janeiro.
Alguma inauguração... será que arranhou?

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Carros de praça ...


Carros de praça em 1938.

À direita, um Chevrolet guarda-louça com rodas em disco, depois, um Ford phaeton 1933 e mais outro Chevrolet.

domingo, 23 de agosto de 2009

sábado, 22 de agosto de 2009

Kombinha ...


Edson Haitman envia essa foto da Kombi de seu pai, Sr. Braz, que a utilizava muito para pescar com seus velhos amigos...
O chapéu é só um detalhe curioso.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Skoda 1951 ...


Dentre tantos norte-americanos e brasileiros, aparece aqui um automóvel tchecoslovaco: um Skoda conversível 1951!
Mas como sempre, ele aparece em terras brasileiras: Itapetininga, interior de São Paulo, cidade do "irmãododécio", o Du Oliveira; que foi quem nos enviou essa interessantíssima imagem de 1965.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Chevrolet Bel Air 1951 ...

Aqui, uma história muito interessante de um Chevrolet Bel Air 1951 com muito pedigree.
Na foto em preto&branco acima, o mesmo carro que aparece ao lado e em todas as outras fotos.
Trata-se de um automóvel absolutamente original: pintura de fábrica, estofamento original, todos os manuais, chaves reserva... E até 2005, primeiro e único dono!
Esse Bel Air era de Porto Alegre e passou anos parado após a morte de seu primeiro proprietário, até que em 2005, o Pablo Soldatelli, de São Marcos-RS o comprou.
Na garagem em que estava o Chevrolet BelAir, o tempo parecia não ter passado, as prateleiras repletas de latas da mesma época do carro...
E mais, um Hudson 1951 nas mesmas condições do BelAir!
Depois de décadas de companheirismo, o BelAir e o Hudson encontraram donos diferentes...
A retirada do BelAir de sua "cápsula do tempo"...
Reparem na fartura de equipamentos de época...
A saída da casa em que morou...
Após um trato de seu novo proprietário, exibindo seu mais absoluto estado de originalidade.Todo o interior intacto e admirável.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Fiat's interessantes : 147 & 850 Sport ...

Fotos de época: acima, Fiat 147. Abaixo Fiat Sport 850.
guilhermedicin@hotmail.com

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Inauguração posto de gasolina ...


Foto de 1955.
Inauguração do posto de gasolina.
Chevrolet 1952.

domingo, 16 de agosto de 2009

DeSoto 1932 ...

A foto acima, pertence à família do carioca Pedro Henrique Gomes e, nela está um automóvel até agora "não identificado". Pois bem, com uma ideia da família e ano, pelo método da comparação chegamos ao 'veredicto': DeSoto 1932.
O carro é muito imponente e devia fazer bonito pelas avenidas do Rio de Janeiro.
Para comparação, um modelo praticamente idêntico, nos EUA. Caso encerrado.

sábado, 15 de agosto de 2009

TL Sport ...


Um raro VW TL Sport 1972.
Essa foto pertence ao Reinaldo Miller, e nela está seu pai (junto ao viveiro de mudas de café), sua esposa e filha em foto de 1974.
-Surgiu uma questão interessante quanto ao verdadeiro nome dessa versão, veja nos comentários.


sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Praia multicor ...



É Rio de Janeiro, né?

Opala, Gálaxie, Alfa, Corcel e muito, muito Fusca!

A foto deve ser de 1969, 1970...

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

TT's trabalhando ...

Muita nitidez nessas duas fotografias, caminhões trabalhando em Belo Horizonte-MG na metade da década de vinte.
As fotos tem muita riqueza de detalhes.
Acima, apenas Ford TT.
Abaixo, um TT e dois Chevrolet.
Fotos do arquivo público mineiro.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Fusca fenômeno ...

Uma interessante sequência de fotos do maior fenômeno da nossa indústria automobilística, o Fusca Itamar!O Fusca por si só já é um tremendo fenômeno, de popularidade, etcétera... Mas o Itamar é um caso à parte. Como ele pôde ressurgir das cinzas, e ainda ser acolhido, encontrando ainda o seu público?E também, "antigomobilísticamente" falando, o Fusca Itamar vem protagonizando um outro fenômeno muito interessante: quem o comprou, com toda a certeza foi também motivado por uma questão afetiva, fazendo com que essas unidades fossem para as mãos de proprietários mais zelosos e apaixonados por ele.


Dessa forma, muitos foram (e estão) sendo tratados a pão-de-ló, e não é raro vê-los ainda novinhos e brilhosos pelas ruas, e também não é nenhum espanto vê-los em uma coleção de carros antigos, nem mesmo, ouvir falar de alguma unidade mantida com baixíssima quilometragem!

Definitivamente, o Fusca Itamar é um fenômeno!

Essas fotos são de um Itamar OKm, à álcool, em 1994 na concessionária Carro do Povo em Porto Alegre-RS.
É interessante ver o fundo: Saveiro, Santana, Gol...
-Quem sabe até mesmo essa unidade ainda esteja sendo bem cuidada por aí...
Essas fotos são do interessante site: fuscaitamar.com.br/index.html Vale a visita.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Cord da Carmen ...2

Enfim, uma certeza entre tantas dúvidas.

Aqui nessas fotos, está Carmen Miranda junto ao seu Cord em fotos de 1938, na Urca -Rio de Janeiro.

Vê-se que o Cord dela era um Sedan, modelo Beverly com motor Supercharged (vejam as abertura na lateral do capô). Não existe atualmente no Brasil nenhum automóvel nessa configuração.
No entanto, existe a quase certeza de que ela não possuía apenas um Cord, mas sim DOIS (!!!) Cord's em sua garagem. Tese endoçada inclusive pelo seu biógrafo.

O outro Cord sim, seria um conversível 812. Ao contrário doque foi divulgado há décadas, não há nada que ligue o Cord amarelo do "Pardal" ao Cord da Carmen Miranda. Porém, existem fortes indícios, fruto de pesquisa, de que o Cord conversível de Carmen Miranda seja outro, que ainda se encontra no Brasil, e está sendo primorosamente restaurado em São Paulo. À favor desse Cord - ex-carioca, agora paulistano, mas brasileiro!- está a biografia do carro, que condiz perfeitamente com muitas "lendas" contadas desde os anos setenta, e o principal, essa unidade em questão veio acompanhada de um motor sobressalente Supercharged, com plaqueta de identificação Beverly! Incrível.

-Essas fotos e esses dados foram enviados por Hervé Salmon, grande pesquisador da marca no Brasil, e que já descobriu coisas interessantíssimas.O "inventário" dos Cord's no Brasil será contado mais adiante aqui no AntigosVerdeAmarelo, inclusive com um dossiê completo sobre a restauração do verdadeiro Cord conversível da Carmen Miranda.
guilhermedicin@hotmail.com

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Foto colorida ...

Enjoei de fotos antigas de carros, e resolvi colocar hoje essas fotos de um cachorro pastor alemão. Muito bonito.Na foto está Dante Villa, e essa foto veio do site www.simca.com.br/ .
guilhermedicin@hotmail.com

Classic Show ...

Comprei nessa última Sexta-Feira a edição de número 47 da revista Classic Show.
Já sabia o que me esperava: o Mário Buzian já havia alertado aos amigos que estaria contada nessa edição a história do camping no Brasil, através da história da Turiscar, empresa fundada pelo seu sogro, o Sr. Pedro Scheid, & família. Como pude conferir, a matéria é rica em conteúdo e fotografias. E mais que isso, representa o resgate e a valorização de nossa cultura, inclusive automotiva.
Como eu disse ao Mário, impossível não ver essa matéria e não se lembrar daquele reboliço de meses atrás, onde "os blogs" colocaram o dedinho na ferida, pedindo da revista mais qualidade e mais pesquisa.
Acredito que essa matéria é um bom exemplo de que a preocupação da revista em melhorar existe, e que talvez tenha faltado apenas o retorno, ou o "termômetro" como se diz.
Além dessa matéria da Turiscar, a revista traz uma matéria sobre as Simca Rallye, as duas 1964 (primeira e segunda série), belíssimos exemplares do mais belo automóvel nacional. Traz também um pouco da história do antigomobilismo no Uruguay. Carros íntegros, com status de coleção... bem diferente da retórica anterior, em que se prendia aos ferros-velhos de beira de pista, com automóveis de restauração duvidosa. Certamente o Uruguay esconde alguns outros colecionadores que tenham salvado automóveis também muito interessantes... está aí um filão.
Com todo o respeito à pessoa, mas não gosto das matérias "especiais" do Ge Ferreira. Escreve bem, mas sobre temas desinteressantes. Ao meu ponto de vista, as fotos dos hot's canadenses, ficariam melhor em uma revista sobre hot's, não em uma "classic". Enquanto isso, os EUA reservam dezenas de museus, e centenas de coleções fantásticas, que com toda a certeza acrescentaria muito mais a nós leitores.
Falo da Revista com uma certa propriedade, como se tivesse. Acompanho-a desde a primeira edição, em tempo real. Gosto muito dela, já me ensinou demais, e por isso tudo, faço a crítica e ofereço sugestões sem o menor pudor. Se tiverem um arquivo, verão que eu certamente fui um dos primeiros assinantes, e encontrarão também algumas cartas manuscritas (mal escritas- diga-se). Inclusive o Ford 1951 na edição número 05, se não me engano; muito mais a título de incentivo e feed-back para a Revista, que de exibicionismo.
O Mário Buzian é colaborador antigo desse blog e já apareceu aqui com fotos antigas da família Scheid no dia 20 de Janeiro desse ano. Vejam em: Baú dos Scheid ...1, Baú dos Scheid ...2 e Baú dos Scheid ...3 .
Já tem a sua revista?
guilhermedicin@hotmail.com

domingo, 9 de agosto de 2009

Dia do Pai ...

Hoje é dia dos pais, parabéns à todos.
Aqui é dia do Pai e do Studebaker Champion 1952 que já apareceu aqui nesse Ensaio e em Duas épocas .

sábado, 8 de agosto de 2009

O Opala ...

Mais fotos da gaveta do meu amigo Bruno Silva Noronha, dessa vez, o Opala cupê 1972 que foi do seu pai, Seu Toico.
Belíssimas imagens.
Essas fotos são da mesma época das fotos do Chevrolet 1941 & ...2 em São Gonçalo-MG.
Os Opala marcaram a vida de muitas famílias e a história de muitas pessoas.