terça-feira, 31 de março de 2009

Bombas de gasolina em Marilândia-ES ...




Um blog verde-amarelo acaba passando por diferentes partes desse nosso País.
Agora estamos na pequena Marilândia-ES.
Bem pequena hoje, como será que era há cinquenta anos?
Era assim: bombas de gasolina Esso na calçada. Um jipe inglês Land Rover e um caminhão Boca de Sapo 1950.
Essa cena era comum por todo Brasil.
Fotos anos 50.
guilhermedicin@hotmail.com

segunda-feira, 30 de março de 2009

Ford GT40 ...4


Essa foto foi restaurada pelo fotógrafo Paulo Sallorenzo (http://www.sallorenzo.com.br/).
Está o "nosso" GT40 acompanhado de outro clássico (foto acima), mas esse nacional. Um Puma VW primeira safra, que o Sidney Cardoso faz uma rápida referência sobre ele nos comentários.
<-- Já aqui ao lado, é o Sidney quem está acompanhado, de sua noiva Celina.



Essas fotos são do primeiro treino do Ford GT40.
Esse capítulo também é narrado pelo próprio Sidney Cardoso, nos comentários.











Essas fotos são do arquivo pessoal do Sidney, que ilustram todas as suas experiências e impressões com o seu GT40.








domingo, 29 de março de 2009

Encontro gourmet ...


Essa foto bem parece ser de um encontro, ou do acervo de alguma coleção, mas não: é o estacionamento do restaurante Gigetto, em São Paulo.

Em destaque um Ford 1959, muito bem acompanhado por um Chevrolet 1957 e outros automóveis nacionais... Karmman-Ghia, Vw, Dkw, Gordini, Simca...


guilhermedicin@hotmail.com

Carro de cinema ...


Em frente ao cinema Ipiranga, São Paulo, Ford 1942.
De certa forma, completa um post abaixo, em que mostra carros modelo 1942, menos o Ford.




guilhermedicin@hotmail.com

sábado, 28 de março de 2009

Um bom trabalho ...!

Ótimo trabalho de Paulo Sallorenzo, fotógrafo profissional há mais de trinta anos.
Ele viu a foto desse Ford F-600... logo mais abaixo, onde meu Pai se injuriou com o caboclo na frente do caminhão.
Se solidarizou da causa e não só extirpou o sujeito da frente, como ainda coloriu o caminhão em vermelho!!


Comparem as duas fotos, e vejam se não é um grande feito!

Aqui, meus parabéns e agradecimento ao Paulo, que gentilmente colocou seu trabalho à disposição para restauração das fotos do Ford GT40 também.

O Paulo mantém na internet uma interessantíssima revista, no endereço: http://www.sallorenzo.com.br/

Contatos com esse competente fotógrafo, podem ser feito pelos e-mail's: psallorenzo@gmail.com & sallorenzo@textoweb.com.br .

guilhermedicin@hotmail.com

sexta-feira, 27 de março de 2009

Ford F-600 ...


Entre o êxtase de um Ford GT40, coloco aqui um outro formoso Ford, o F-600.
O "Avarento" dos anos 60.
Eu imagino esse caminhão na cor vermelho bonanza. Assim, ele seria igual ao outro que aparece de frente no cabeçalho desse blog.
Mandei essa foto pro meu Pai, que respondeu só assim: "Bem que o amigo aí podia ter saído da frente... Percebeu que é 61, né?"
Percebi sim. Sabem porquê?

quinta-feira, 26 de março de 2009

Ford GT40 ...3


Aqui, a segunda parte das fotos da chegada do Ford GT40 ao Brasil, pelo porto do Rio.


As fotos são um show.

Como de se esperar, era uma atração.






Scorzelli (à esquerda) e Sidney Cardoso (à direita) com o inglês recém chegado.

Ford GT40 ...2


Essa foto ao lado, mais a terceira abaixo, foram gentilmente restauradas pelo fotógrafo profissional Paulo Sallorenzo http://www.sallorenzo.com.br/ .

Após a compra do GT40 na Inglaterra, mostrada no post abaixo e já comentada pelo próprio Sidney Cardoso, segue aqui lote de fotos da chegada dele, no porto do Rio de Janeiro.
Estão aqui fotos enviadas pelo Sidney, de seu arquivo pessoal.

-É um fantástico registro histórico. Sem dúvida alguma, preenche uma larga lacuna na história do automobilismo nacional, e porque não, do antigomobilismo também.
Isso nos coloca em posição privilegiada na história do nosso País, pois, quem quiser passar pela história do automobilismo nacional ou do GT40 mundial, terá de passar por aqui.


Com a mão levantada, Paulo Bracchi "Russinho". De vermelho, o mecânico Luciano.






Existem mais outras fotos desse momento, que irão ao ar em pouco tempo e na sequência.






quarta-feira, 25 de março de 2009

Carros de família...


Essa é uma foto dos anos 50.
Foi feita no estacionamento do aeroporto de São Paulo.
Vale reparar na placa "Esso" lá atrás.
À direita um Dodge 51. Atrás da família um Studebaker 1950. 50 porque ele tem o parabrisa bi-partido, último ano assim.
Lá no fundo é Prefect?

terça-feira, 24 de março de 2009

Ford GT40 ...1


Turma, esse assunto do Ford GT40 ganhou muita importância com os relatos e contribuições fotográficas do próprio Sidney Cardoso.

O que requer uma maior organização. Então, por uma sugestão do próprio Sidney, resolvemos reorganizar o espaço. Faremos assim: apaguei os tópicos passados sobre ele, e iremos colocá-los agora na ordem cronológica dos fatos, daí, o Sidney vai contando a história e os acontecimentos do GT40 enquanto esteve com ele.
Assim fica mais didático, já que esse nossso blog tem a pretenção de ser fonte de visita perene a todas as fotos, não, "fotos do dia".
-Infelizmente os comentários dos amigos também foram apagados, mas por favor, façam-os navamente.
-O Sidney promete ainda fotos inéditas.
Aqui ao lado, o GT40 sendo comprado da Inglaterra. Com a palavra agora, o Sidney Cardoso:

Rural ...



Aqui um automóvel que era a cara do Brasil dos anos sessenta. A Willys Rural. Essa é 1960, reparem que ela tem o letreiro frontal sobre a grade!

guilhermedicin@hotmail.com

Fila de carros ...



Automóveis em fila indiana n'um registro fotográfico dos anos 60.


DKW, Fusca, Karmann-Ghia, F-100...



domingo, 22 de março de 2009

Parada ...



Parada Militar, comemoração.
Pata-Choca!
guilhermedicin@hotmail.com

quarta-feira, 18 de março de 2009

Criador de Brasília ...



Sugestão do amigo Nik (carrosantigos.wordpress.com).
Foto acervo Life.
A foto fala por si.
Incrível.
Jeep, Internacional, caminhão Ford 46, Dodge mais um outro Jeep zerinho.

Espartanos ...



Parou.

Deve ser fim dos 60 ou início dos 70 também. A Simca é chamborzinha (pré-Tufão/1964) o Opala é do primeiro e o Corcel é o quatro portas, certamente 69.

guilhermedicin@hotmail.com

terça-feira, 17 de março de 2009

Lá vem o bonde ...

Aqui está uma cena inexistente nos dias de hoje.
Se existe agora a preocupação com os "motoboys", ônibus e o trânsito excessivo, há cincoenta anos era necessário muito cuidado com os... bondes!!

Andou na linha, o bonde pega! e não é funk não.
Na primeirafoto um belo Chevrolet 1954, o carro parece muito novo.
Já na segunda, um VW, parece ser dos importados -dotado de faixas-brancas e bagageiro.
Fotos de 1959 em Santos-SP.
guilhermedicin@hotmail.com

Tropa ...


Os sempre valentes Willys se alinham para estreiar a nova (improvizada?) ponte!
Façamos um pouquinho de justiça, aparece lá no fundo um F600 e atrás do terceiro Willys, a traseirinha de um Candango... Mas os Jeep's e as picapes Willys predominam!

domingo, 15 de março de 2009

Luz, câmera...



Imagens de um programa automotivo na TV, era a TV Rio.
Reparem que tem um corcelzinho muito interessante... E um Ford GT40 também...

sábado, 14 de março de 2009

Fucinhos : Citroen e Austin ...




A descrição era bastante precisa:

Esquina da rua dos Andradas (rua da Praia) com a rua Dr. Flores, em março de 1961, Porto Alegre.

Aqui vemo um bom exemplo da preferência do Sul pelos europeus.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Vemag 67 ...


A foto foi colhinda no fnva.com.br.
Quem a postou foi "Cláudio".
É em Barbacena-MG.
A cena é fantástica! Uma DKW Vemag zerinho, na agência! Vejam as flâmulas! 1967!
Vale registrar que esse foi o último ano da Vemag, em 1968 ela não mais existia.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Ex-museu do Gálaxie ...

Reencontrei hoje essas bonitas fotos do extinto Museu do Gálaxie .
Fundado e idealizado por ARNO BERWANGER, em Novo Hamburgo-RS, venerado pelos "Amigos do Gálaxie"...
A primeira foto é do Landau 1983, última unidade (é isso mesmo?) e mantido zero quilômetro até então. Nunca vi nada sobre ele atualmente.
A segunda, é um Gálaxie 1967, primeira safra, um clássico nacional.
Posando com os carros, o merecidamente chamado de "Rei dos Gálaxies"...
As fotos, creio ser de Enio Brandenburg.
guilhermedicin@hotmail.com

Políticos (&) antigos ...7

Esse Lincoln é famosíssimo! Foi construído especialmente para o governo norte-americano. Está hoje exposto no Museu Henry Ford.
Por ser um carro presidencial, era comum acompanhar o Presidente mundo a fora, e assim o fez ao Brasil. Não sabia que esse carro havia passado por aqui, pra mim é novidade.

O cenário é a novíssima Brasília -DF, o presidente é JK. O que nos coloca em um espaço de tempo entre 21 de Abril até o fim do ano de 1960.
O Presidente americano é Eisenhower.
Bonitas as fotos, não?

guilhermedicin@hotmail.com

terça-feira, 10 de março de 2009

Paisagem brasileira ...



Rio de Janeiro, finzinho de 60 ou já início de 70.

A foto nos mostra em primeiro plano um Aero táxi, equipado nos parachoques. Vem logo atrás do Aero um Alfa Romeo e pra grande surpresa de todos, apenas um Fusca! Embora hajam mais dois VW atrás, um Zé do Caixão e outro que pode ser um Variant. Pra arrematar, temos um automóvel Mercedes ao fundo.

guilhermedicin@hotmail.com

segunda-feira, 9 de março de 2009

Caminhões Isotta Fraschini 1949 ...

Dentre todas essas fotos, a mais bonita -na minha opinião- é essa acima pois mostra esse espécime extinto exersendo a função para a qual foi concebido: o trabalho.
Esse post é uma referência sobre um caminhão que me desperta muito interesse já há muito tempo.
A curiosidade aumenta pelo fato de praticamente não haver informações sobre eles.

São sempre lembrados como os primeiros caminhões FNM, a estatal Fábrica Nacional de Motores. mas me parecem na verdade, meros Isotta Fraschini.
A minha sábia dedução me disse que não passavam de caminhões importados vestidos da recém criada fenemê. E que os componentes nacionais deles, não iam em nada além dos outros importados da época: baterias, fiação, tapeçaria...
A jogada que o fez entrar na história foi toda a pompa e circunstância com que foi exibido pelas ruas cariocas no maior estilo populista governamental.
A pouca história que esses caminhões deixaram é contada na ilha dos FNM na internet, o bem elaborado e agradável alfafnm.wordpress.com .

Procurar por "Série D-7300", nômina adotada nessa terra. Lá diz que vieram apenas 200 unidades. Exibe parte de um manual, que é peça interessantíssima e é também reproduzida aqui acima.

E todo o povo foi às ruas para vê-los em 1949.Não se faz referência de nenhum sobrevivente, assim, imagino também que eles não mais existam. O que é uma pena. Eles entraram para a história, mas deixaram um rastro que se perdeu no vento e nenhum sobreviveu.
Se eles eram assim, como estou imaginando, caminhões Isotta com símbolo FNM, e não havendo nenhum sobrevivente, seria o máximo que se usasse dessa licença e trouxessem um caminhão italiano e o montassem novamente como um FNM.
guilhermedicin@hotmail.com