terça-feira, 15 de dezembro de 2009

1º Salão do Automóvel Antigo ...

1º Salão do Automóvel Antigo.Realizado entre 16 de Abril e 17 de Maio de 1981.

Esse é certamente o primeiro grande evento antigomobilista nacional, com grande participação de muitos carros de diversos estados brasileiros.O evento foi realizado no Ibirapuera, em São Paulo.

Conseguiu reunir uma quantidade de carros antigos inédita para época, e reuniu também muitos modelos distintos que mesmo hoje não são expostos.

O movimento antigomobilista ainda estava amadurecendo no início dos anos oitenta, daí a importância do sucesso de um evento dessa magnitude.Ford A 1929.
Eu já havia feito um post com algumas dessas fotos lá no início do blog, mas agora estão em melhor resolução, e vale a pena serem vistas novamente.Ao lado e nas duas fotos abaixo, Ford 1934.
Essas fotos foram feitas pelo meu pai, Haroldo Aniceto Gomes, um então jovem colecionador no alto de seus 30 anos de idade e três carros antigos.
Eu considero essas fotos um valioso registro histórico, que conta mais que a história do automóvel no Brasil, mas a história do nosso movimento antigomobilista.
Quem possuir mais fotos desse, ou de outros eventos da época, favor ajudar a montar e divulgar esse período em branco nas páginas da história do automóvel no Brasil. Acima, um Ford 1936.
Essas fotos foram digitalmente restauradas pelo fotógrafo Paulo Sallorenzo.
Ford 1937 Five Window Coupé acima.
Abaixo, um Ford 1939.La Salle, conversível. Acima, Chevrolet 1941.
Abaixo Ford 1941.Acima, Ford Sportsman 1947.
Abaixo, Mércury conversível 1948.
Acima, Studebaker Champion Starlight Coupe 1950, também conhecido no Brasil como "cabine de avião". Acima, Studebaker Champion 1951, também "cabine de avião".
Studebaker Champion conversível 1951.
Acima, Ford Custom duas portas 1951.
Abaixo, outro Ford 1951, mas "bundudo".
Por último, Ford Crown-Victoria 1956.
guilhermedicin@hotmail.com

4 comentários:

  1. Afe Maria, que maravilha este scanner novo está fazendo por todos nós! Tá bom de mais! E vou furtar os 51 para o blog.
    E que carros lindos, hein? Lindos!
    Sem esta sua iniciativa, estas fotos estariam perdidas para sempre.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Por onde será que andam esses carros dos anos oitenta, ein? Aquela Roadster vermelha foi até capa da "Autos Antigos"... O Sportsman do sr. Og continua na coleção dele.

    Sinto muito por não ver esses carros nos eventos.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por colocar estas fotos no blog, eufui neste evento, meu pai me levou e é uma das minhas grandes recordações na vida. Me lembrei de alguns carros e das janelas de vidro do pavilhão. Guardei o convite por um tempo, mas agora não tenho mais. Mais uma vezobrigado.

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, que saudades!!!!!!
    Participei deste evento trabalhando no estande do William Gustav Halberstad, foi incrível. O mais interessante é que o logotipo do evento foi criado por um colega que conheci na Gradiente Eletrônica, o Élcio.
    Onde vocês andam? Que tempo bom, vale a pena resgatar esta época.

    Mil beijos a todos que curtiram o Salão.

    Márcia Soares da Costa

    ResponderExcluir