Montado em Janeiro de 1981, já saiu das linhas de produção da recém adquirida Chrysler do Brasil.
Modelo 13.130, com motor MWM, caixa de câmbio clark. Na ocasião de seu lançamento, não foi muito bem aceito... Mas hoje, a linha Caminhões Volkswagen é uma grande potência no setor.
A foto acima, recente, evidencia que essa unidade ainda existe preservada.
Acrescentando mais informações:
ResponderExcluirNa verdade quando em 1979 a Chrysler teve seu controle acionario adquirido pela Volkswagen os Dojões passaram a usar a marca alemã, rebatizados como E11, E13 e E21, e tiveram sua produção encerrada em 1983 portanto serviram como base para o início da produção, em 1981, dos caminhões genuinamente VW.
A cabine que vimos no post teve inspiração na também fabricante alemão MAN que hoje, por coincidência, detém o controle do capital da Volkswagen Caminhões e Onibus.
Que coisa linda! Só não entendo a VWB, que em determinados momentos parece que se importa com a sua história, mas em outros parece que não está nem aí para ela ou para quem tenta preservá-la.
ResponderExcluirDe qualquer maneira, um belo exemplar e que dificilmente deve haver outro assim (e se houver, não terá o mesmo valor histórico).
Sobre os caminhões Dodge, estão cada vez mais raros. Os FNM eu ainda vejo com certa frequência, mas os Dodge praticamente sumiram.
Na verdade, os caminhões Dodge nunca foram fabricados em massa, eles era os últimos colocados em venda, e realmente poucos se salvaram do holocausto automobilístico dos anos 80, pois além de poucos, eram de trabalho...
ResponderExcluirAqui no sul ainda vejo vez em quando um Dodge Truck rodando com um Perkins ou MWM sob seu capô, gerlamente bem maltratados...
Muito legal saber que a fábrica guardou esse primeiro exemplar, na cor bege-vime, é assim que se faz !!!
E eles tem outros carros guardadinhos também, tomara que montem uma exposição permanente com todo o acervo...
É verdade que no caminhão Dodge apelidado de "canavieiro" ,foi usado o motor 318 v8 a alcool?
ResponderExcluirSim, e não era só no Dodge canavieiro não. A própria VW usou motores 318 a álcool em seus caminhões "canavieiros". É raro ver um caminhão destes com motor original. A maioria roda hoje, principalmente, no Perkins, MWM ou Mercedes, dentre outros.
Excluir