terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Expedição Ford ...


Ford F-600 1959/1962 desbravando as "estradas" brasileiras... Há um outro F-600 participando do comboio.
Há também um automóvel sobre a carroceria, mas desconfio que nunca saberemos que carro é.
Tem uma faixa na lateral da carroceria, mas eu só consegui ler "Expedição FORD...". Quem sabe algo mais aparece sobre essa fotografia.
Reparem também nas correntes colocadas nos pneus traseiros, para facilitar a passagem pela estrada cheia de barro.

8 comentários:

  1. Estas fotos, provavelmente, foram tiradas por volta de 1962 na recém aberta BR 029 - atual BR 364 -- ou Cuiabá/Porto Velho(RO), por ocasião da chamada Expedição Ford, em que vários veículos desta marca se aventuraram por mais de 60 dias,partindo de São Paulo até Porto Velho(RO)enfrentando lamaçais, doenças e até índios.

    ResponderExcluir
  2. Acrescentando: também provavelmente esta foto, pela indicação de Seringal Cacoal, foi tirada proxima de onde se localiza, atualmente, a cidade de Cacoal(RO), que fica às margens da BR 364.

    ResponderExcluir
  3. Uma correção, a Caravana Ford (ou Expedição Ford) ocorreu em 1960 e não em 1962. Ela partiu de São Paulo no dia 28/10/1960 e chegou a Porto Velho em 28/12/1960, portanto 61 dias depois. Os caminhões Ford F-600 foram os primeiros veículos a trafegarem por essa rodovia, que na ocasião ainda não se encontrava totalmente concluída. O livro "O Outro Braço da Cruz", de Paulo Nunes Leal (governador de Rondônia na época), publicado em 1984, conta com detalhes a história dessa caravana, bem como da abertura da antiga BR-29 (atual BR-364).

    ResponderExcluir
  4. O curioso é que estão sem para-choques dianteiros.

    ResponderExcluir
  5. Hussein (husseinchijazi@hotmail.com)11 de agosto de 2010 às 00:42

    Não sei se é verdade, mais o curioso é que segundo historiadores foram apenas 4 caminhoes que fizeram esse trajeto da caravana Ford (me corrigam se eu estiver enganado) e por minha surpresa encontrei um caminhão desses parado a bastante tempo em um galpão velho, assim peço ajuda a quem puder me informar mais dados desses caminhões como chassis, placas etc...sei lá o quê...me ajudem a desvendar essa grande curiosidade...
    abraços,
    Hussein

    ResponderExcluir
  6. Fiquei até emocionado em encontrar este blog.

    Meu pai, na época - 1960 - funcionário da Ford, participou desta expedição conduzindo "Miss Dayse", ou seja dirigindo o caminhão que transportava o misterioso automóvel (eu sei qual era).

    Tenho cerca de 70 fotos registrando desde a saída da Ford Ipiranga (que hj não mais existe) até o final da viagem, tiradas pelo fotógrafo Silvio Fornasaro, de quem infelizmente não tenho mais notícias.

    As fotos vocês podem ver no meu no meu facebook (osvaldo.zalewska@gmail.com).

    Curiosidade: Segundo relato do meu pai, os caminhões - eram 6 no total - não chegaram a Porto Velho. Foram deixados á margem de um rio, a poucos km do destino final, por falta de ponte para atravessá-lo.


    OZ

    ResponderExcluir
  7. Realmente esta viagem é de 1960 provavelmente no lançamento deste modelo de caminhao que é possivel ver rodando por ai até hoje... mas o real motivo de eu estar aqui e que eu tenho as imagens desta viagem em 16mm(sou colecionador)de aprox. 5min. uma raridade nos dias de hoje,vou telecinar e jogar no youtube.Um grande abraço.

    ResponderExcluir