terça-feira, 3 de novembro de 2009

Auto Trem ...

Caminhões descem do auto trem de Bauru, no pátio da Lapa. Primeiro um FNM, depois um Mercedes "Cara Chata".
Recebo muitos e-mail's pedindo fotos de caminhões, aqui nesse post há uma boa variedade deles... Além do FNM e Mercedes da primeira foto, há esse interessante Ford F-600 puxando uma carreta, seguido de outro FNM e diversos outros "trucks".
Três caminhões Chevrolet Brasil carregados. A carreta baú que aparece depois dos três me parece um Internacional R-220, seguida por outros caminhões da década de quarenta e cinquenta.Essas fotos são da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, e foram enviadas por Paulo Roberto Filomeno.
guilhermedicin@hotmail.com

11 comentários:

  1. nem fazia idéia q f600 tinha saído na versão cavalo mecânico!!!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, acredito que seja a configuração do F-600 caçamba com a quinta roda para pegar a carreta...

    ResponderExcluir
  3. bom dia,

    interessante como na decada de 40 a solução para o excesso de caminhoes na estrada já era solucionado. coisa que nossos "governantes" ainda não viram.

    um abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Perdão, mas não foi na década de 40. Foi na década de 60 e foi idéia do Presidente Jânio Quadros, (aquele do qual só se lembram da sua renúncia). Não deram continuidade, porque havia interesse dos governantes em construir rodovias visando os interesses da indústria automobilística. Infelizmente só no Brasil não se desenvolveu o auto-trem. O caminhoneiro chegaria descansado ao seu destino, em horário previsto, depois de haver dormido em carro leito do próprio trem. Descansado, alimentado e pontual. Sem desgaste físico do carreteiro e do "bruto".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jânio renunciou em 1961 e o Auto Trem teve início em 1963. Não foi idéia dele e sim de uma transportadora.

      Excluir
  5. meu avô tem um chevrolet brasil ano 1959 modelo 60 motor 6 cilindros a gasolina tudo original só o câmbio que esta com 5 marchas porque o câmbio de 4 marchas era muito fraco depois que colocou o câmbio de cinco marchas pode sair carregado em segunda ou seja não ocupa mais primeira marcha chevrolet 6.500 pença num caminhão forte a força dele só um mercedes 1516 turbinado com reduzida
    cidade de ourizona paraná. capital do milho...

    ResponderExcluir
  6. Caro Dilson.
    Seu comentário está certissimo, porque fui da época, o embarque dos caminhões eram feitos no pátio proximo ao mercadão municipal de São Paulo.
    Que saudade dos velhos tempos, que não existia tanta gatunagem como agora.

    ResponderExcluir
  7. conheci os F-600 carreta(a gasolina) da Companhia Paulista de Estrada de Ferro e acompanhei os embarques no Auto trem na cidade de Barretos-sp

    ResponderExcluir
  8. eu morava em frente a estação de Jundiai-sp ficava horas vendo os caminhões serem embarcados nos trens, era bem pequena mas amava, agora seria uma tremenda ajuda aos caminhoneiros, pois não precisariam tomar rebites para dirigirem dia e noite, causando serios acidentes, o frete seria barateado, as rodovias teriam menos buracos, enfim tudo funcionaria melhor....mas os governos acabaram com as nossas ferrovias...enquanto em outros países são os melhores transportes........

    ResponderExcluir
  9. O interesse de nossos governantes sempre foram em "aniquilar" as ferrovias brasileiras, vejam alguns filmes ambientados tanto na Europa como na América do Norte para apreciar a quantidade e qualidade do transporte sobre trilhos... Lindos e modernos trens, mesmo os de carga.

    ResponderExcluir