quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Chrysbras S.A. : Volkswagen ...


Salão de exposições da agência Chrysbras S.A. em Presidente Prudente -SP no meio dos anos 50.

A Chrysbras tinha a representação dos produtos Chrysler no Brasil desde pelo menos os anos 30 e chegou a ter uma linha de montagem na Penha, no Rio.

Num dado momento, essa representação passou à Brasmotor, que entre as marcas Chrysler, representava também a novata Volkswagen.

Na bonita fotografia do show-room da agência concessionária, dois automóveis Volkswagen, ainda alemães, com o vidro traseiro "oval", acessórios nos parachoques e um deles com generosa faixa-branca no pneu. Há também uma Vw Kombi, obviamente alemã, e mais uma infinidade de peças à venda.

guilhermedicin@hotmail.com

4 comentários:

  1. Sensacional foto, três coisas interessantes nela:

    O motorzinho 1200 na bancada;
    O "puleiro" diferente do parachoque dianteiro do primeiro fusca;
    E aquele "galo" no teto da kombi.... não sei, o que aquilo....??

    Att,
    Barão

    ResponderExcluir
  2. O "galo" parece ser um daqueles "quebra-sol" externos, pois tem sua parte inferior bem reta, escondendo o contorno superior dos parabrisas.

    ResponderExcluir
  3. Este acessório que aparece no modelo tipo II, nada mais é que um scoop, ou seja uma tomada de ar forçado, que no passado eram utilizados nos primeiros modelos de Kombi, então denominados barn-door, se referindo a enorme porta traseira tipo celeiro, e devemos observar que as antigas Kombi barn-door não possuiam entradas de ar forçado acima dos dos vidros de para-brisas.
    Uma foto tirada por volta de 1954 em frente ao antigo galpão da Volkswagen do Brasil na rua do Manifesto, bairro do Ipiranga -SP, com uma Kombi Samba Bus 27 janelas também possui este acessório semelhante.
    Dario Faria

    ResponderExcluir
  4. Interessante. Essa concessionária têm um aspecto moderno à época. Pintura clara e bem ampla.

    Humberto "Jaspion".

    ResponderExcluir