sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Turcat - Mery 1903 em 1967 ...


-Foto de um Turcat-Mery 1903, marca francesa do princípio da história do automóvel, já há muito extinta.
-Esse Turcat-Mery 1903 pertenceu desde novo ao Sr. José Manuel Teixeira, de Niteroi-RJ, que tinha a intenção de utilizar o motor em uma embarcação. Acontece que nunca concluiu sua intenção e o auto ficou por mais de seis décadas (!!) em seu quintal, sofrendo assoreamento que o deixou parcialmente enterrado.
-Em 1967, o Sr. Ricardo Hess informou o pioneiro colecionador Roberto Eduardo Lee sobre a existência do automóvel. Na foto, o "sorridente Roberto Lee fazendo o que mais gostava: salvar carros velhos", nas palavras de José Roberto Nasser, quem nos envia a imagem.
-O Turcat-Mery estava com a estrutura completa e intacta: a estrutura de bronze, alumínio e os pneus de borracha maciça sobreviveram bem às intempéries de décadas.
-O Turcat-Mery passou a ser o veículo mais antigo do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas e também um dos preferidos do colecionador. Atualmente, não se tem pistas sobre o paradeiro do automóvel.

5 comentários:

  1. Ví esta foto em uma revista, a qual não recordo o nome, e me parece que este veículo e outros mais raros da coleção do Lee, foram vendidos ao exterior algum tempo após sua morte. A tal reportagem além de mencionar seu amor por carros antigos, referia sobre a causa do crime passional.

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  2. É o tipo de notícia espetacularmente sensacional. Parabéns a todos envolvidos!

    http://essevaleumafoto.blogsot.com

    ResponderExcluir
  3. Amigos, peço que ajudem a vender estes carros para adoção, apoiando nossa iniciativa. http://adotecarrosvelhos.blogspot.com/2011/02/dodge-polara-granluxe-1977-bege-indiano.html

    Grato.

    ResponderExcluir
  4. Guilherme, mandei o artigo para uns amigos das antigas daqui de Nikiti, para ver o que eles sabem a respeito. A família Teixeira foi muito tradicional por aqui no início do século passado. Muitos juristas inclusive, pelo que me consta. Estou me perguntando agora se esse carro teria participado da corrida de 1909, cujo video foi preservado, como sabem. Se alguém sabe disso é o seu Izak. Assim que souber de mais alguma coisa, aviso.

    ResponderExcluir
  5. Cliquem no meu nome ou copiem e colem link abaixo: É o acervo existente no Museu do Lee até 1986. Lamentável como sumiram peças! Olhem quantas Cadillacs havia por lá!
    http://3.bp.blogspot.com/-8RydLIC9U4o/TWaq06kH-eI/AAAAAAAAASI/ZEAUy2qvUU4/s1600/Acervo%2BMPAM.jpg

    ResponderExcluir