Willys Itamaraty Executivo: a primeira e única limosine já produzida no Brasil. Fabricou-se algumas unidades (28?) e a maioria se salvou.
É bem possível que alguém possa identificar a quem pertenceu esse Willys Executivo que desfilava na Av. Barão de Itapura com a Av. Brasil em Campinas -SP, lá no fim dos anos 60.
Foto rara.
Aero Willys Itamaraty já é um carro luxuoso, um Executivo então...devia ser o sonho de consumo de qualquer magnata da época...
ResponderExcluirEsse Executivo (#4) foi carro oficial durante o mandato do Governador Abreu Sodré (pode-se ver um dos motociclistas batedores na foto). Esse carro foi metralhado no bairro do Pacaembu (SP) em 1968 e depois abandonado até ser adquirido por um particular que o restaurou. Fato inusitado, ao restaurar o Itamaraty, encontrou diversos projéteis. O Gavernador saiu ileso do atentado, mas seu motorista foi ferido em uma das pernas. Meu paiteve o prazer de ver o carro pessoalmente em uma visita do então Governador ao Centro Regional de Pesquisas Educacionais, da Unesco, também em 1968. Possivelmente seria um dos dois Executivos que jaziam no Parque do Ibirapuera até 2002, que também foram carros oficiais do Estado.
ResponderExcluirTenho mais duas fotos desse Executivo (arquivo pessoal). Te enviei por e-mail (guilhermedicin@hotmail.com). Não estão boas, mas podem se dsesdobrar em mais pistas.
ResponderExcluirO oval à esquerda me chamou muito a atenção...
ResponderExcluirQue coisa mais linda. Pena que nunca vi um executivo ao vivo. Espero ter essa oportunidade ainda.
ResponderExcluirOlá Ricardo, informações importantes. Você sabe com quem e onde está esse carro atualmente? Pode ser que o atual dono goste de vê-lo em uma foto de época e, talvez tenha mais informações a acrescentar.
ResponderExcluirNão recebi o seu e-mail.
Abraço a todos,
Existe um no Museu Aeroespacial, aqui no Rio de Janeiro que serviu, se não me engano, ao Ministro da Aeronáutica.
ResponderExcluirForam produzidos 27 Itamaratys Executivos.
ResponderExcluir2 eram protótipos, 19 eram do modelo Standart (6-1152 S-340)e 6 do modelo Especial (7-1153 E-340).
A produção não seguia um padrão determinado, eram artesanais e praticamente diferentes entre sí.
Tambem não seguiam a ordem cronológica na numeração dos chassis.
O Standard tinha capacidade para 5 passageiros, sendo 3 no banco e mais dois, nos banquinhos laterais, que eram escamoteaveis.
Tinha um vidro elétrico divisor entre o banco traseiro e o dianteiro.
Bancos de couro, acabamento em Jacarandá da Bahia, radio e toca fitas (Clarion) de cartucho.
Tinha ainda um apoio basculante para os pés (esse detalhe salvou as pernas do Governdor Abreu Sodré, no episódio da "metralhada" de 1968).
Tinha ainda vidros ray ban, ar condicionado e uma plaquinha de prata indicando: Fabricado especialmente para...
O Especial alem e tudo isso, tinha capacidade para 4 passageiros e um console fixo separando o banco traseiro.
Esse console continha, alem do toca fitas Clarion, local para armazenar os cartuchos, um barbeador elétrico (Remington), os controles das luzes internas e do separador de vidro, e acendedor de cigarros.
Praticamente todos eram da cor preta, porem existiram dois na cor marinho (um deles da própria Willys) que depois foi pintado de preto pela fabrica e um verde, tambem pintado de preto pelo atual proprietario.
São apenas 19, os "sobreviventes".
Romeu
Oi Guilherme.
ResponderExcluirsegue os links dos frames que eu tenho de um video Super8 desse Executivo do Sodré(E4)
http://www.4shared.com/photo/Iqc-BcjF/exec1.html
http://www.4shared.com/photo/x_FO1LJv/exec2.html
http://www.4shared.com/photo/mIocEb6p/exec3.html
Sobre o atual proprietário, não o conheço. Só sei que refez estofamento no Olivieri, na Barra Funda, onde ouvi a história (ou estória) dos projéteis. Mas acho (e aí é achismo mesmo) que esse Willys era um dos Itamaraty Executivo que jaziam no Parque do Ibirapuera até 2002 (um era Standart - verde claro e outro era Especial - preto).
Se esse carro da foto em Campinas for o #4, ele era realmente o do Governo de Sampa.
ResponderExcluirA relação (incompleta) dos carros entregues pela Willys:
Presidencia da Republica (2) - S-4 e E -5;
6 carros para Governos Estaduais:
BA = S-10
MT = S-15
GB = E-3
MG = E-2
RS = E-6
SP = E-4
1 Carro p/ Prefeitura de Pelotas (RS), S-16 (ultimo carro fabricado, portanto bem mais simples, incompleto em relação aos outros).
3 carros p/ Min. Relações Exteriores S-6, S-8 e S-13.
1 carro p/ o Min. da Aeronautica, S-11.
1 carro p/ o Tribunal de Justiça PR, S-1
3 carros foram entregus p/ Empresas.
5 carros p/ particulares.
Dos carros vendidos p/o Governo só se tem noticia de 2 que ainda permanecem.
O do Min. da Aeronautica (S-11) que está exposto junto ao Viscout da Presidencia da Republica, no Museu de Campos dos Afonsos(RJ) e o S-14 do Gov. do Mato Grosso.
O carro foi tombado pelo Patrimonio Histórico.
(É assim que se faz!)
Romeu.
No local do posto, hoje atualmente é uma lanchonete da rede Habibi´s .
ResponderExcluir