sábado, 2 de maio de 2009

Revista Simca ...

Está qui um post que eu já vinha arquitetando há algum tempo.
Aqui estão capas da "Revista Simca".

São ao todo cinco exemplares: acima a edição número 03, de Novembro de 1961.
Abaixo, o jovem Pelé na edição de Março de 1961, número 05; seguida pela de número 06, de Maio de 1961. Na sequência, a revista de número 07, de Junho de 1961. A última é a número 17, de Setembro/Outubro e 1964.

Essas revistas estão à disposição dos internautas no site http://www.simca.com.br/ , sessão "literatura".

No site, pertencente ao mecena Marcelo Vianna, é possível ver cada página dessa raríssima revista que tinha circulação restrita aos funcionários e (talvez) revendedores da marca.Na sessão em que se vê as revistas, é feito uma homenagem ao funcionário da Simca do Brasil, Gilberto Baeta, que é quem as guardou por décadas e presenteou o Marcelo com esses exemplares.Essa ação, incentivou-o a criar o melhor site sobre carros antigos que, além dessas preciosas revistas, traz toda a história da marca, raríssimas fotos que eram do acervo pessoal de Hélene Pasteur, esposa do implantador e diretor da Simca; um cadastro interessantíssimo sobre as simcas existentes e um movimentado forum.
É incrível imaginar que documentos históricos como esses, ricos em informação, tenham se perdido e praticamente nada tenha se salvado.Uma montadora do porte da Simca do Brasil, com a importância que teve, que manteve uma revista de circulação interna e desapareceu sem deixar rastros de documentação!Mas ainda é possível que as edições que completem essa coleção e preencham essa lacuna histórica ainda existam por aí...
Você tem alguma Revista Simca? conhece quem tem?
guilhermedicin@hotmail.com

2 comentários:

  1. Me amarrei naquela da vista aérea. Moro perto desse local, inclusive. Hoje funciona um galpão das Casas Bahia no lugar dessa estrutura..

    ResponderExcluir
  2. Que acervo precioso. Com o tempo vá descortinando o conteúdo dessas pérolas pra nós, ok? Abs.

    ResponderExcluir