São fotos de carros antigos na extinta TV Tupi, em São Paulo. O bem do motivo eu não sei dizer, mas é provável que tenha sido a mero título da curiosidade. O ano é 1956.
O responsável pelo registro histórico (certamente sem ter ciência disso no momento) é Nílson Carratu, que aos quinze anos de idade acompanhou seu pai Mário Carratu.
Após essa exibição, os carros dirigiram-se em passeio ao Pacaembú, findando o marco de primeiro evento de carros antigos no Brasil. Participou desse episódio Roberto Lee, o DNA do nosso movimento. Tornaram-se amigos. Falo por minha conta, mas acredito que este tenha influenciado em muito o então garoto. Quis o destino também que esse garoto viesse juntamente com sua esposa e companheira -Edenise Carratu- criar o maior encontro de carros antigos do Brasil, o Encontro Paulista de Autos Antigos, conhecido também por "Águas de Lindóia".
Fica aqui o holofote apontado para esse importante fato que passa despercebido pela própria história. Ficam ainda as perguntas: Como foi? por quê foi? quem mais foi? quais carros foram?onde estão esses carros hoje? Essas fotos e o pouco de história foi colhido no ativo portal autoclassic.com.br que muito merecidamente homenageou o casal antigomobilista, as fotos, como dito antes, são do arquivo pessoal dos homenageados.
Nas primeiras três imagens, o inconfundível Ford modelo T.
Na foto abaixo, o Hispano Suiza 1911 do Roberto Lee.
Nas duas últimas fotos está um Renault 1906. Esse carro passou alguns tempo exposto no Museu de Roberto Lee e, me parece que ainda existe.
Menino ... pelo visto parece até com o calhambeque que conduziu o Roberto Carlos para o início do Programa Jovem Guarda, em agosto de 1965, no Teatro Record, levando na garupa a Gracinha da Hebe, com um cartão de Chateubriand no blazer.
ResponderExcluir