sábado, 17 de abril de 2010

Águas de Lindóia -2010 ...

Passada rápida pela exposição de Águas de Lindóia-SP, que teve a abertura oficial hoje e durará até a próxima quarta-feira. Muito calor, muita gente. Durante todo o dia chegavam carros, mesmo vindo embora agora ainda cruzei com alguns na estrada. Tem muitos carros bons, selecionei os que mais chamaram minha atenção, começando pela foto acima, dois conversíveis dignos de capa da "Revista de Automóveis": um Fairlane 1955 ao lado de outro 1957- conversíveis!Uma grande surpresa: um Onça! Mais um exemplar do famoso protótipo da FNM. Agora são dois os salvos. Me parece que esse Onça é de único dono... quem souber mais, que conte! Mais nacional, uma Simca Chambord 1959, bastante bonita.

Vejam esse Mércury 1951! Carro lindo, pintura de fábrica, perfeito! Recém importado? que nada, é brasileiro desde novo.

Esse carro pertencia à coleção do pioneiro colecionador Og Pozzoli... 

No pátio de carros à venda está a Romi-Isetta também pertencente à coleção Og Pozzoli, como exibe a placa amarela à mostra. A cidade e o nome do novo proprietário confere com a do maravilhoso Mércury...Cord 810, carro deslumbrante. E tinham dois!Dois representantes do maravilhoso ano da indústria automobilística norte-americana: 1957.

Acima é um Rambler, carro recém restaurado (ou recém salvo), linhas muito bonitas, em estado de OKm, dá gosto de se ver.

O mesmo devo dizer do Dodge conversível 1957, mais um candidato à capa da "Revista de Automóveis"...Os anos 30 também tinham o seu colorido.

Abaixo, Aero Willys 1962 e Vw Sedan que vieram rodando de Teresina-PI até o Encontro, mais o Chevrolet Bel Air 1953.

Na parte dos caminhões, senti falta da abundância dos FNM, mas alguns compareceram.

Acima, um caminhão Chevrolet "Boca de Bagre" 1954 muito bem restaurado.

Abaixo, um nacional muito bem restaurado, sem os excessos muito comuns às restaurações de caminhões, mas que acabam passando por exemplo. É um Chevrolet Brasil.

Um bonitinho em meio aos Charger e Magnum: um Dodge 1.800 SE 1974! É um carro muito alegre, primeiro que vejo nesse estado, parece zero.

Outros que gostei muito de ver foi essa dupla de Chevette, incrivelmente novos. Um Hatch e um quatro portas.Outro Cord, esse 812 conversível. Também é um recém importado e estava no stand de uma importadora. É um carro lindíssimo, enriquece muito o acervo brasileiro, bem como essa picape Chevrolet Cameo V8 1956. Voltando à seção de veículos para venda, me admirei dessa Kombi luxo 1969. Uma gracinha, perfeita.

Abaixo, caminhão Chevrolet Boca de Sapo, com "cara de época"!Abaixo, outra à venda: uma rara Ford Twin-Bean luxo 1969. Muito lisa, perfeita também. guilhermedicin@hotmail.com

sexta-feira, 16 de abril de 2010

DKW Vemaguet ...


DKW Vemaguet encontrando o caminho de Londrina-PR.
Foto enviada pelo Cláudio Dalla Marta.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ford 1929 em 1979 ...

Ford A 1929, modelo "baratinha" com o banco-da-sogra!
O fordinho aos 50 anos de idade em uma foto de 31 anos atrás. Não se pode dizer que era um carro conservadíssimo, muito menos compará-lo aos restaurados atualmente. É então um registro dos conceitos de o que era colecionar carros no fim dos anos setenta.

Essa foto é de um feirão na cidade de Itajubá-MG e, como se pode ver, o Ford 1929 era atração da Itauto, concessionária Ford na época. Pena que não tenham tirado fotos dos Corcel novinhos alí atrás!
Foto enviada pelo Bruno Silva Noronha.
guilhermedicin@hotmail.com

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Ford LTD 1970 ...

Símbolo de status e conforto desde 1967 com o Gálaxie, a Ford lançou em 1969 o modelo "LTD" e em 1971 o LTD Landau.
O carro que aparece nas fotos de um ensaio na época de seu lançamento é um Ford LTD 1970.
Dizia-se que o Ford Gálaxie era o primeiro carro que "chegou pronto" ao Brasil. Todos os modelos que chegaram antes dele sofreram grandes problemas de adaptação que foram sendo solucionados apenas no decorrer dos anos (e de produção).
guilhermedicin@hotmail.com

terça-feira, 13 de abril de 2010

Passat & Le Baron 1979 ...

Vw Passat e Dodge Le Baron: modelos para o ano de 1979.

Carros sem nenhuma afinidade, não? Até a Volkswagen absorver a Chrysler...

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Jânio, a vassourinha e Chevrolet 1941 ...

A "vassourinha" do Jânio Quadros foi símbolo de uma das campanhas presidenciais mais marcantes (1960).
O jingle da vassourinha que iria varrer a bandalheira está presente na lembrança de muita gente e, para quem não conhece, deve ter alguma coisa no youtube.

A contextualização dessa foto é incrível: um Chevrolet 1941 em plena campanha eleitoral! Mais que história, ou carro antigo, é democracia!
E nesse ano de 2010 tem mais uma, importantíssima.
Fotos do acervo da Life.
guilhermedicin@hotmail.com

domingo, 11 de abril de 2010

Cartões postais ...

Antigos cartões postais.
Acima, foto de Belém do Pará-PA. Praça muito bonita, arborizada e colorida... Será que ainda é assim?
Abaixo, é Manaus-AM.No postal acima, é Maceió-AL. Destaque para a Rural Willys dando seta! Vejam o braço do motorista para fora.

Essas imagens foram enviadas pelo Marinaldo Junior.

guilhermedicin@hotmail.com

sábado, 10 de abril de 2010

Pontiac 1951 nas ruas de Goiânia-GO ...

Duas fotos de Goiânia-GO.
A primeira foto é de 1951 e tem uma nitidez incrível! Em destaque vem o lindo Pontiac 1951, deslizando brilhoso pelo tapete asfáltico. À esquerda da foto, um caminhão Chevrolet Boca de Sapo ostentando um discreto "caça-mulata" e, logo atrás dele, um Chevrolet sedan 1949/1950 calçado com bonitos pneus faixa-branca. Mais ao fundo da foto, à direita, um furgão Chevrolet Boca de Sapo 1951 (sem placa, será OKm?). Mais ao fundo ainda, um Studebaker Champion 1947 e um caminhão Ford F-6 1951.
Já nessa segunda imagem, de 1955, o foco principal é a calçada, mas nossos olhos se dirigem ao Chevrolet 1951 quatro portas estacionado alí.
guilhermedicin@hotmail.com

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Volkswagen para exportação ...




VOLKSWAGEN.


-Para exportação?


-Made in Brazil?


Alguém explica!




Duas Kombi: uma seis portas e outra furgão. Tem a Variant, a brasileiríssima Brasília e um pedacinho de um SP-2, ainda mais brasileiro! E claro, Fuscas... Para onde íam? Que ano? 1974?


Bacana, né?


quinta-feira, 8 de abril de 2010

Jipe 1951 na praia ...


Foto de revista? E olha que não... O jipe Willys 1951 está na praia de Santos-SP, exibindo sua capotinha de aço e pneus convencionais...
Viram o guarda-sol? viram o maiô?
Foto enviada pelo Cláudio Dalla Marta, dizendo que o utilitário na praia pertencia a uma família de Rolândia-PR e que a moça era a Candinha.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Chevrolet Apache do Palácio do Planalto ...


Picape Chevrolet Apache 1958 adaptada para serviços de guincho da frota do Palácio do Planalto, no Distrito Federal -prestes a completar 50 anos de inauguração!
Foto enviada pelo Rubens Caruso Jr. que posa ao lado da picape no ano de 1980, quando servia no Dragões da Independência.
Que fim terá tido a picape?

terça-feira, 6 de abril de 2010

Studebaker Commander 1951 & Champion 1952 ...

Fotos de agora há pouco.
Um comparativo bastante interessante: Studebaker Commander 1951 (verde) e Studebaker Champion 1952 (preto).
O Commander é V8, o Champion é 6Cil.
guilhermedicin@hotmail.com

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Dodge Polara GranLuxo 1977 ...

Dodge Polara Gran Luxo 1977.
Na primeira foto, promocional da época.
Já a segunda, veio do blog AUTOestusistas e é um Polara perfeitinho, coisa que já está bastante raro! Carro e peças!
É muito engraçadinho esse carrinho! Bem mais simpático que seus contemporâneos de pequeno porte.
guilhermedicin@hotmail.com

domingo, 4 de abril de 2010

Mercedão LP 331 ...


Duas carretas Mercedes LP 331, o chamado Mercedão.
É o cara-chata com cabine leito.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

CAAMP 1976 -Inauguração ...

Fotos históricas para o antigomobilismo brasileiro, e ainda mais para o antigomobilismo paranaense!

São fotos da inauguração do museu do CAAMP -Clube de Automóveis e Antiguidades Mecânicas do Paraná- em 1976, na cidade de Curitiba-PR.

O CAAMP teve seu início ainda no fim dos anos sessenta, à exemplo dos Veteran carioca e paulista, sob o entusiasmo dos pioneiros Roberto Lee e Og Pozzoli principalmente.

Já em 1976, o CAAMP inaugurava seu Museu, um espaço para a exposição rotativa de carros dos sócios que ainda hoje é atração turística na cidade e uma referência em cultura antigomobilista.

O momento histórico era também de grande comoção pois, ainda se refletia entre os antigomobilistas veteranos a perda do nosso grande pioneiro em 1975, Roberto Lee.

O aparecimento dessas fotos vem preencher outro gigantesco vazio na nossa história, não só sobre o automóvel, mas também e principalmente do nosso movimento antigomobilístico.

O testemunha desse momento é Carlos Eduardo Wahrlich, o , um jovem que na época possuía um Chevrolet Bel Air 1951 e outro 1953 e que se encantou ao rever os carros que costumava ver em sua infância, mas agora sob a aura de "preservados".

Relata ele sobre o entusismo que sentiu ao ver tantos carros reunidos em tão bom estado.

Me arrisco a dizer sem muita chance de errar que esse dia da inauguração do CAAMP é um dos ingredientes que ajudou a resultar no que é hoje o Tatos Garage, já apresentado aqui nesse blog semanas atrás: http://antigosverdeamarelo.blogspot.com/search/label/Tatos%20Garage
As imagens são uma grande viajem ao tempo, elas nos permite voltar àquele dia.

É muito provável que os carros que aparecem nessas imagens ainda estejam preservados... E quem diria, os carros OKm de 1976 já são colecionáveis!
Muitos carros bons: Jaguar, Mercedes, Impala 1961, Oldsmobile, Cadillac...
Um bonito Ford Victória 1951 em meio a um Impala 1961 e um Ford Coupé 1948.
Chevrolet 1940 exibindo sua silhueta muito característica dos anos 40.
Reparem ao lodo do Chevrolet, um Willys Executivo! Carro nacional, com menos de dez anos de fabricação, mas já figurando entre os colecionáveis. Um clássico!
Cadillac 1949 e uma reunião muito expressiva para a época.
Ford A 1931 e 1929.
Abaixo, Jaguar XK120, sempre distinto. guilhermedicin@hotmail.com

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Posto & concessionária em Itapetininga-SP ...


Itamac LTDA mais posto Texaco.
É a concessionária Vemag na cidade de Itapetininga-SP. A cena é riquíssima em informação, um grande registro histórico do automóvel no Brasil: concessionária, posto de gasolina e carros!
Tem a picape Chevrolet Brasil 1963, Dkw-Vemag, Caiçara e Kombi.
Essa foto foi enviada pelo Du Oliveira, o irmão do Décio.