quinta-feira, 4 de julho de 2013

Vw Brasília 1974 ...


Lembro de quando descobri esta fotografia em uma propaganda de época, há uns 15 anos, e fiquei muito impressionado com a beleza e simpatia "do" Brasília. Até então, Brasília pra mim era apenas um carro velho, como os que se viam/ vê nas ruas. Daí, imaginar a reação que as pessoas tinham em 1974 e dá pra entender como a Volkswagen vendeu tanto!

guilhermedicin@hotmail.com

14 comentários:

  1. Achei que "o" Brasília tivesse sido lançada em 1973. Olha só a "churrasqueira" atrás bem pequenino, desse tamanho eu nunca vi um ao vivo. Além disso, o primeiro Brasília tinha o volante "cálice" igual ao do Fuscão. Em 1973, a família do meu pai comprou um Chevette 0 km. Logo depois, a VW lançava o Brasília. Se arrependeram por ter comprado o Chevette no início, pois o Brasília tinha espaço interno muito superior e um desenho muito mais bonito que o da GM, apesar da mecânica ser bem menos moderna.

    Humberto "Jaspion".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi lançado em junho de 1973, uma curiosidade é que "a Brasília" é na verdade um hatchback e não uma míni-perua. Acontece que a fábrica resolver classificá-la assim porque os impostos em modelos derivados de sedan, coupé e hatch eram menores, favorecendo no preço final. Perua era na verdade como utilitário ou veículo de uso misto, tanto para o trabalho como para o lazer.

      Excluir
  2. Coincidência, eu também!! Achava um tanto sem graça apesar de ser um ótimo carro, mas quando vi as primeiras propagandas, em cores chamativas, passei a notar a beleza!

    ResponderExcluir
  3. Tambem lembrando quando foi lançada esse comercial acima encartado vinha com uma trena de papel com o seu comprimento. O Audi A3 nacional seguiu a mesma receita e tambem veio com a mesma trena. A carroceria tinha realmente formas inéditas para a época, onde os sonhos eram o Fiat 127, Alfasud e Mini.

    ResponderExcluir
  4. Brasília, a "sucessora" do FUSCA que foi morta pelo GOL...rsrsrsrsr

    Compartilho das opiniões dos amigos aqui.....comecei a "achar" beleza nela a pouco tempo.
    Att.
    Barão

    ResponderExcluir
  5. Paulo - Jundiaí-SP5 de julho de 2013 às 08:59

    Eu me lembro da trena com as várias medidas do carro. Bons tempos das revistas de papel, lembram?
    Mas ela não foi "sucessora" do Fusca, a proposta era ser uma mini-Variant, uma perua. Claro que não deu. Mas era um carro muito bom. E foi inteiramente projetada no Brasil, coisa que pouca gente fala e deveria ser muito falado. Teve até o lance dos tiros que a segurança da VW deu nos repórteres da 4R na Anchieta (ou na Estrada Velha?) para evitar as fotos do protótipo. Era outro mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrei do nome do homem responsável pelo desenho do carro. Márcio Piancastelli.

      Humberto "Jaspion".

      Excluir
  6. Amigos, comprei uma 4 portas ano 81. Mais um sonho realizado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai entrou em um consórcio em 1979 para tirar uma Brasília 0 km. Mas só foi contemplado em 1982, quando a Brasília tinha acabado de sair de linha. Acabou tirando um Gol 1.6 a ar.

      Humberto "Jaspion".

      Excluir
  7. Boa noite,
    Muito bonito o seu blog, de extremo bom gosto. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante hoje vejo essas lanternas das primeiras brasilias e vejo que se parecem com as do Fiat Spazio, meu tinha uma brasilia no 76 agora tem um fusca 84.

    ResponderExcluir
  9. Tive 4 Brasilias, a primeira, uma 74 com um só carburador mas volante bumerangue, a segunda uma 75 azul calcinha rebaixada a 3 dedos do chão, ja comprei ela assim com catraca e super equipada, a terceira uma bege 76 esta, a melhor de todas, muito bonita, e a quarta uma 78 também bege ja com novas lanternas traseiras e outras diferenças, como parachoques, etc.., as tres só me deram alegria nos maravilhosos e saudosos anos 70 e 80, mas ainda compro uma para minha coleção pois a acho muito charmosa.

    ResponderExcluir
  10. É muito bom relembrar carros do passado e a Brasília foi um carro que marcou minha adolescência pois meu pai era funcionário da VW em S. Bernardo e como éramos 6 filhos e esse era um carro espaço nós tivemos nada menos que 13 Brasilias !! Uma a cada 6 meses... Pois ele ganhava dinheiro comprando e vendendo Brasilias !! Até uma lilás e outra cor de ouro tivemos ...

    ResponderExcluir