quinta-feira, 4 de julho de 2013

Vw Brasília 1974 ...


Lembro de quando descobri esta fotografia em uma propaganda de época, há uns 15 anos, e fiquei muito impressionado com a beleza e simpatia "do" Brasília. Até então, Brasília pra mim era apenas um carro velho, como os que se viam/ vê nas ruas. Daí, imaginar a reação que as pessoas tinham em 1974 e dá pra entender como a Volkswagen vendeu tanto!

guilhermedicin@hotmail.com

13 comentários:

  1. Achei que "o" Brasília tivesse sido lançada em 1973. Olha só a "churrasqueira" atrás bem pequenino, desse tamanho eu nunca vi um ao vivo. Além disso, o primeiro Brasília tinha o volante "cálice" igual ao do Fuscão. Em 1973, a família do meu pai comprou um Chevette 0 km. Logo depois, a VW lançava o Brasília. Se arrependeram por ter comprado o Chevette no início, pois o Brasília tinha espaço interno muito superior e um desenho muito mais bonito que o da GM, apesar da mecânica ser bem menos moderna.

    Humberto "Jaspion".

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    1. Foi lançado em junho de 1973, uma curiosidade é que "a Brasília" é na verdade um hatchback e não uma míni-perua. Acontece que a fábrica resolver classificá-la assim porque os impostos em modelos derivados de sedan, coupé e hatch eram menores, favorecendo no preço final. Perua era na verdade como utilitário ou veículo de uso misto, tanto para o trabalho como para o lazer.

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  2. Coincidência, eu também!! Achava um tanto sem graça apesar de ser um ótimo carro, mas quando vi as primeiras propagandas, em cores chamativas, passei a notar a beleza!

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  3. Tambem lembrando quando foi lançada esse comercial acima encartado vinha com uma trena de papel com o seu comprimento. O Audi A3 nacional seguiu a mesma receita e tambem veio com a mesma trena. A carroceria tinha realmente formas inéditas para a época, onde os sonhos eram o Fiat 127, Alfasud e Mini.

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  4. Brasília, a "sucessora" do FUSCA que foi morta pelo GOL...rsrsrsrsr

    Compartilho das opiniões dos amigos aqui.....comecei a "achar" beleza nela a pouco tempo.
    Att.
    Barão

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  5. Paulo - Jundiaí-SP5 de julho de 2013 08:59

    Eu me lembro da trena com as várias medidas do carro. Bons tempos das revistas de papel, lembram?
    Mas ela não foi "sucessora" do Fusca, a proposta era ser uma mini-Variant, uma perua. Claro que não deu. Mas era um carro muito bom. E foi inteiramente projetada no Brasil, coisa que pouca gente fala e deveria ser muito falado. Teve até o lance dos tiros que a segurança da VW deu nos repórteres da 4R na Anchieta (ou na Estrada Velha?) para evitar as fotos do protótipo. Era outro mundo!

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    1. Lembrei do nome do homem responsável pelo desenho do carro. Márcio Piancastelli.

      Humberto "Jaspion".

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    2. Foi na estrada velha de Santos!

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  6. Amigos, comprei uma 4 portas ano 81. Mais um sonho realizado!

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    1. Meu pai entrou em um consórcio em 1979 para tirar uma Brasília 0 km. Mas só foi contemplado em 1982, quando a Brasília tinha acabado de sair de linha. Acabou tirando um Gol 1.6 a ar.

      Humberto "Jaspion".

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  7. Boa noite,
    Muito bonito o seu blog, de extremo bom gosto. Parabéns.

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  8. Muito interessante hoje vejo essas lanternas das primeiras brasilias e vejo que se parecem com as do Fiat Spazio, meu tinha uma brasilia no 76 agora tem um fusca 84.

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  9. Tive 4 Brasilias, a primeira, uma 74 com um só carburador mas volante bumerangue, a segunda uma 75 azul calcinha rebaixada a 3 dedos do chão, ja comprei ela assim com catraca e super equipada, a terceira uma bege 76 esta, a melhor de todas, muito bonita, e a quarta uma 78 também bege ja com novas lanternas traseiras e outras diferenças, como parachoques, etc.., as tres só me deram alegria nos maravilhosos e saudosos anos 70 e 80, mas ainda compro uma para minha coleção pois a acho muito charmosa.

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