quinta-feira, 25 de julho de 2013

Ford Landau 1978 ...


Ford Landau 1977 ou 78 estacionado em uma rua no centro da cidade de Pouso Alegre -MG em 1994.

Foto enviada pelo Clayton Morais, que aos 13 anos de idade roubou a máquina fotográfica da irmã para registrar o carro que admirava e sempre via estacionado... Hoje, o Clayton possui o seu Landau.

guilhermedicin@hotmail.com

14 comentários:

  1. Acho que essa foto é um pouquinho mais recente, acho mas não tenho certeza. Mas a diferença é mínima. Talvez 1993. No fundo, um Fusca branco que me parece ser o Fusca "Itamar" que foi lançado em 1993. Mas se não for o "Itamar", esqueça o que eu escrevi.

    Também sou fã de Landau e via muitos aqui em São Paulo nessa época e eu era moleque ainda. E nessa época eram mais ou menos baratos...mas ainda eram vistos com um certo status, assim como é visto, a grosso modo, um Mercedes ou BMW da década de 90 hoje em dia.

    Humberto "Jaspion".

    ResponderExcluir
  2. A julgar pelo Tempra lá atrás, pode ser mesmo 92, ano de lançamento do Tempra. Porém, pode ser 93, pois o Fusca creio ser mesmo um Itamar. Notem na saia traseira. Parece que não há o tradicional escapamento duplo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Como o Jaspion e o Tiago notaram, o Itamar branco (como o meu de uso diário, só que 95) com placa cinza denota que a foto é posterior a 92, uma vez que foi somente em 93 que a placa cinza começou, e no estado do Paraná. Não sei quando chegou em Minas. Em todo caso, a foto retrata a segunda metade dos anos 90, quando muitos V8 davam sopa por aí. Eu vi muito Landau bom a preço de banana, mas, o que fazer se eu ainda estava no ginásio? Bem perto da minha casa eu vi abandonado um Dodge Dart etc etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem observado. Não conheço história de outros estados com relação a placas, mas lembro que em São Paulo, bem no finalzinho de 1990, começou-se a utilizar placas de 3 letras, porém, de cor branca. Creio que eram carros de propriedade estatal. Alguns carros 0 km particulares ainda recebiam placas amarelas. Já em 1991, o cinza de 3 letras já era padrão em carros 0 km particulares em São Paulo. O Lada Niva 91 do meu pai já tinha a placa cinza de 3 letras quando foi emplacado. Mas em outros estados desconheço. Uma vez fui em Florianópolis, mas isso lá pros meados dos anos 90 e vi alguns poucos Fiat Tipo e Chevrolet Corsa com placas amarelas ainda e achei estranho. Pois acreditava que esses carros mais novos já recebessem placas cinza apenas. A placa amarela em São Paulo foi permitido a ser utilizado em frotas mais velhas até o ano 2000 ou 2001, não lembro direito. Abraços.

      Humberto " Jaspion".

      Excluir
    2. Aqui em Florianópolis acredito que em 96 ainda se emplacava com duas letras (placa amarela para particular, vermelha para aluguel etc.), mas em 1998 os veículos remanescentes que ainda ostentavam a placa antiga foram obrigados a mudar para a cinza, ocasião em que eu guardei a placa amarela traseira do Corcel 75 dos meus pais.

      Excluir
    3. Agora está explicado porque eu vi alguns carros modernos à época ainda com placas amarelas em Floripa. E quanto as placas amarelas, eu deveria ter guardado a placa traseira do Gol 82, tinha uma plaquetinha metálica vermelha de licenciamento em comemoração aos cinquentenário da Revolução Constitucionalista, era um charme...que cagada que fiz!!!

      Humberto "Jaspion".

      Excluir
    4. Placa cinza com très letras a partir de março-abril de 1992 no RS. Mudança completa ao final de 93. AGB

      Excluir
  5. Tem um Logus e um Civic 95 na foto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caracas!!! Bem observado. Nem tinha reparado no Civic.

      Humberto "Jaspion".

      Excluir
    2. Nossa, só vi seu comentário agora... também vi o civic... mas esse modelo já existia aqui desde 1993... porém se popularizou em 1995!
      meu pai teve um em 96, exs coupé, branco... muito lindo!

      Excluir
  6. Daqui a pouco descobrem que a foto é de 2012!

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, a razão é toda de vocês. A data não é 1992 e sim final de 1994. Corrigido.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  8. Nossa... será que eu estou viajando? Na parte superior tem uma ford pampa, ao lado dela acho que tem um civic branco 93... carro que na época, destoava bastante do cenário automobilístico nacional, com seus fuscas, chevettes, kombis... a tempra estacionada ao lado do 147 já chamava a atenção!

    ResponderExcluir