segunda-feira, 25 de julho de 2011

Museu Roberto Lee ...02

Prosseguindo o nosso tur pelo novo Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas - Roberto Lee, na cidade de Caçapava -SP, nos deparamos com o "sorridente" Studebaker President 1957.

Este automóvel pertenceu ao Sr. Domingos Fernandes Alonso, que era o dono da Vemag e antes de montar aqui os veículos da DKW, era o representante da marca Studebaker no Brasil. Em 1957, as Camionetas Universal DKW-Vemag já estavam circulando e a importação de veículos já era algo bastante incomum. Daí, a importância deste veículo: possivelmente foi o último carro da marca a entrar no Brasil, graças aos bons contatos de seu proprietário, que foi nada menos que o representante da marca e um dos protagonistas da industrialização automotiva brasileira. Este Studebaker President 1957 foi doado pelo próprio Domingos Fernandes ao Roberto Lee.

Infelizmente, o volante, o emblema frontal e as rodas/pneus/calotas foram furtados...
Abaixo, Buick Eight Roadmaster 1941, cujo o último emplacamento foi em 1958!
Que bela silhueta!
Ao lado do 1941 está outro Buick, o Special 1938.
Abaixo, um Graham-Paige Hollywood 1941.
Acima, o Chevrolet quatro portas 1950. Assim como o Graham-Paige, este carro não chegou a ser exposto no Museu, fazia parte do estoque de carros que Roberto Lee mantinha e são sobreviventes!

Abaixo, o trator MAN, que também trabalhava na manutenção da Fazenda Esperança e eventualmente no reboque de alguma raridade. Hoje, muito merecidamente, faz parte do acervo do Museu. A famosa Alfa Romeo P3 Grand Prix 1932 junto a uma bomba de gasolina Texaco.
Abaixo, outro carro que fazia parte do estoque de carros do Museu, um Henry J 1952.
E tem mais...
guilhermedicin@hotmail.com

4 comentários:

  1. Puxa vida, até um Henry J.! Sou fã desse carrinho, pois acho muito elegante e com personalidade. Maravilha esses dois últimos posts, como todos os demais!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Esse Stud dos Fernandes é uma peça de grande valor! Deveria aparecer em algum Blue Cloud futuramente para contar a história "pré-DKW" da Vemag.

    ResponderExcluir
  3. Excelentes posts, Guilherme.
    Nos dá a oportunidade de conhecer mais detalhadamente o acervo que restou. Peças históricas. Enquanto não posso fazer uma visita pessoalmente (um compromisso que tenho para comigo), permite apreciar o excelente trabalho do Marcelo e sua dedicada equipe.
    Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  4. Ola, meu nome é Augusto.Lembro quando eu tinha +-12anos meu falecido pai tinha um automóvel de marca graham,modelo 1941,porém ele tinha 02 portas e uma grande mala.gostaria muito de ver alguma imagem,sobre esse carro. augustomonza@hotmail.com

    ResponderExcluir