A marca Austin obteve certa popularidade no Brasil entre o pós II-Guerra até os primeiros anos dos cinquenta.
A variedade de modelos era muito grande: A-30, A-40 (inclusive conversível), A-40 Sports, A-70, A-90 Atlantic, Princess e mais o caminhão!
Ao lado, na rodoviária de Londrina -PR, aparece um A-40 Devon 1948, modelo Pick-Up! Pena que a parte da carroceria não aparece, mas dá pra ver pelo vidro vigia... Em contrapartida, a foto mostra o belo calçamento de paralelepípedos, os antigos ônibus e arquitetura modernista da rodoviária.
Bela foto, um tremendo registro de época.
ResponderExcluirPaulo Sallorenzo
Foto clássica!
ResponderExcluirO edifício ao fundo é o Edifício residencial Tokyo.
Até o final dos anos 1950 ele era um dos mais altos e desejados da cidade. Nos anos 1960, a evolução foi muito forte na cidade.
A rodoviária foi mantida nesse local até 1987, quando passou para aquela projetada (de forma enxugada) por Oscar Niemeyer.
Passou a ser um museu e abriga eventos culturais. O piso foi mantido, embora tenha sido cercada por grades. Abaixo dela tem uma praça, chamada Rocha Pombo. Na quadra abaixo temos a antiga estação de trem,que hoje também é museu.
Inclusive a antiga rodoviária abrigou encontro de carros antigos, assim como a estação de trem.
Meu caro Artur, quem projetou a Rodoviária antiga de Londrina (e ganhou premio por isso) foi o Arquiteto Villanova Artigas. Niemeyer de fato projetou a atual.
ExcluirSou arquiteta em Londrina e estou elaborando um projeto na área de Patrimônio Histórico e Cultural.O edifício Tokyo, ao fundo, é exatamente o que eu estava procurando. Por acaso sabe quem é o autor da foto? Gostaria de usá-la no meu trabalho. Obrigada e parabéns pelo blog!
ResponderExcluirEssa foto pertence a Câmara Clara, acervo foto estrela, fotógrafo: Yutaka Yusunaka.
Excluir