quarta-feira, 29 de julho de 2009

Auto Posto Liberdade ...

Essas interessantes imagens estão guardadas já há um bom tempo.

São fotos enviadas por Alfredo Prandato Jr., e mostram o Auto Posto Liberdade durante os anos 50.
O ambiente dos postos de gasolina é sempre muito agradável e rico em informações.
Na primeira foto, vê-se o Ford 1949 em perfeita harmonia com a arquitetuta característica. Na segunda foto, aparece a frente de um raríssimo Ford Vedette.

O próprio Prandato conta a história do Posto Liberdade: "O Auto Posto Liberdade era localizado no fim da Avenida Santo Amaro, no n. 7.123. Acredito que tenha sido construído no início da década de 40. Ele era muito moderno para a época, o que os jovens hoje conhecem como Centros Automotivos não é nada comparado com os de antigamente. Nos anos 70 o posto fechou e no local foi instalada uma locadora de veículos cujo nome eu não me lembro.

Depois, com o fechamento da locadora, o prédio foi vendido e demolido na década de 80 e no mesmo espaço hoje, nós temos uma agência do banco SAFRA. Meu pai trabalhou neste Auto Posto durante os anos 50 e 60.

A primeira foto mostra meu pai (em pé, o penúltimo da esquerda para a direita) no Auto Posto Liberdade. Neste Auto Posto, além é claro das bombas de combustível, na época gasolina da boa e pura, e óleo diesel, ele oferecia lavagem completa, lubrificação (que hoje os carros modernos não necessitam mais) e troca de óleo. Tinha também uma loja de auto-peças e acessórios e na parte maior, nos fundos, uma oficina completa, para todos os serviços."

Prandato, mais uma vez, muito obrigado por compartilhar conosco essas belas imagens de sua família.
guilhermedicin@hotmail.com

5 comentários:

  1. Sensacional as fotos, principalmente a primeira.

    ResponderExcluir
  2. Todos de trapo sujo de graxa, mas com semblante feliz. Demais!

    ResponderExcluir
  3. Dessas pessoas nas fotos conheci apenas o Sr. Alfredo Prandato, muito lindo, pena que não esteja mais conosco.

    ResponderExcluir
  4. Eu já conhecia as fotos do Posto Liberdade enviadas pelo Prandato, mas sempre vale a pena ver de novo.
    As fotos de São Carlos são maravilhosas tambem.
    Aquele Dodge 55 é um luxo só.
    Romeu

    ResponderExcluir
  5. Legal ver um Ford Vedette. No fim dos anos 50, meu avô, fiscal de bonde a noite e taxista durante o dia, pilotava um pelas ruas do Rio; pena que não existe uma foto do carro. Só conheço as histórias que ele contava sobre o mesmo. principalmente falando que o Simca chambord vinha dele

    ResponderExcluir