sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Galaxie : grandes carros , grandes amigos ...


"Gálaxie: grandes carros, grandes amigos". É o novo livro para quem é apaixonado por carros antigos, como nós.

Aqui está a capa do Livro, em primeiríssima mão, que tem a data de lançamento marcada para o próximo 10 de novembro.
Ainda não tive acesso ao Livro, que está rodando na gráfica, mas conheço o autor, o colecionador Gelson Joni Mathias Teixeira, e o formato do livro, que traz interessantes depoimentos sobre a linha Gálaxie por diversas pessoas.
O Livro é ricamente ilustrado e tive a oportunidade de poder contar minha história com o meu Ford Gálaxie 69.

Contato para reservas e maiores informações: galaxie@alternativa-rs.com.br

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Garage & Officinas Ford em Araxá ...


Há alguns dias apareceu aqui no AVA a "Sport Garage" na cidade de Curitiba -PR em 1927. Na mesma época, em 1928, havia em Araxá -MG (hoje famosa por sediar o grande encontro de carros antigos), a "Garage & Officina da Agência Ford", de "Domingos Zema".
Mesmo sem nenhum carro à frente da "Garage", apenas com o grafismo simplista, esta imagem é mais um importante retalho à se juntar para contar a história do automóvel no Brasil.
Foto: acervo de Calmon Barreto.
guilhermedicin@hotmail.com

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Caminhão GMC Marta Rocha 1956 ...


O sol ainda nem raiou no mercado municipal de São Paulo -SP, mas o cromado da grade e parachoque do belo caminhão GMC 370 1956 já está reluzindo. Foto de 1959.

Este modelo era tão bonito, que no Brasil ganhou o apelido de "Marta Rocha", em referência à Miss Brasil que ficou famosa por quase ter sido Miss Universo. O tema já foi tratado no AVA em 2009, veja AQUI.

O bonito caminhão da foto ainda é o modelo norte-americano, com a cabine grande e parabrisa panorâmico. Em 1957, a GM nacional passou a produzir a linha "Chevrolet" e "GMC" no Brasil, mas com uma cabine muito semelhante à usada no ano seguinte no Chevrolet Brasil.
guilhermedicin@hotmail.com

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Ford F-100 1962 ...


Picape Ford F-100, modelo 1962-1964, no pátio da Ford em foto oficial.
guilhermedicin@hotmail.com

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Garage Vintage 1927 ...


A "Sport Garage", de Affonso Perotti, oferecia "oleo e gasolina", mais "concerto de pneumaticos e camaras de ar" aos automobilistas de Curitiba -PR em 1927.

A oficina era bem prestigiada e reuniu uma bela coletânea de vintages para a foto: da esquerda para a direita: dois Studebaker Duplex Phaeton, um sem parachoque e outro com, provavelmente 1925 ou 26; Buick Phaeton 1925-27; um Fiat 501 1925-26 com um parachoque que julgo ser adaptação.

Mais à direita na foto, um carro grande, carroceria de linhas retas e imponentes, modelo "Town-Car". Na minha opinião, é um distinto Fiat, ou para abrir mais o leque de investigação, pode-se considerar os Isotta-Fraschini. Imagem preciosa.

Foto enviada pelo Rafael Kazubek Junior.
guilhermedicin@hotmail.com   

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Lorena GT 1969 ...


O perfil de um esportivo nacional fora-de-série pronto para ganhar velocidade no recém inaugurado Autódromo de Tarumã, no RS.
É o Lorena GT 1969, modelo "Fase I", uma carroceria de fibra de vidro muito bem acabada sobre o chassis e mecânica da VW.

A foto foi enviada pelo Mário Estivalét, mostrando o Lorena GT que ele possuiu em 1971 aos 18 anos de idade. O carro era na cor vinho metálico, com faixa branca nas tomadas de ar laterais e lanternas traseiras do Impala 1964. Já no ano seguinte, o próprio Mário fez algumas alterações no carro, como cor e mudança das lanternas, e o vendeu naquela época mesmo.

O Mário Estivalét mantém um site dedicado à história dos Lorena GT, com farto e didático material sobre o carro e suas "fases". E claro, quem tiver material fotográfico e narrativas a respeito desse modelo, serão muito bem-vindos. O site é http://www.lorenagt.com/
guilhermedicin@hotmail.com

sábado, 13 de outubro de 2012

Posto Esso & FNM em Lambari -MG ...

O caminhão FNM posa para foto junto a outros trabalhadores em frente ao Posto Esso dos "Irmãos Biaso", na cidade de Lambari -MG.
Foto enviada pelo André Gesualdi.
guilhermedicin@hotmail.com

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Garagem dos carros em 1991 ...


Junto ao Mércury 1951, Ford Del Rey Ouro 1981, Dodge Dart Coupé 1972, Ford Custom 1951 e Chevrolet Fleetline 1951 -estes três últimos ainda por aqui; e mais a Brasília 1978 de meu avô. Foto de abril de 1991, aos meus 4 anos recém completos.
guilhermedicin@hotmail.com

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Museu do Gálaxie ...


Fotos enviadas pelo Alfonso Carlos de Oliveira, retratando o extinto "Museu do Gálaxie".
Estas imagens são creditadas ao Enio Brandenburg e foram feitas entre 1990 e 1996.

Estas fotos também já ilustraram diversos outros sites e blogs relembrando este mítico Museu, mas são tão bonitas, que sempre vale a pena revê-las!

O "Museu do Gálaxie" ficava na cidade de Novo Hamburgo -RS e fora fundado em 1988 por Arno Henrique Berwanger. O Sr. Arno era proprietário da concessionária Ford na cidade, a "Novocar" que, conta-se, chegou a representar 8% das vendas de Gálaxie.

Mantendo um grande apreço pelos modelos Ford Gálaxie, LTD e Landau, o Sr. Arno saiu em busca de exemplares para compor seu Museu, situado num prédio anexo à concessionária. Encontrou veículos imaculados e de baixa quilometragem, a maioria que ele próprio havia vendido. Dessa forma, chegou a reunir 22 veículos, entre eles, oito Gálaxies do primeiro ano: 1967, um de cada cor disponível naquele lançamento. Um Landau Presidencial, que fora utilizado pelo Governo Federal; o último Landau 1983, que manteve em exposição e 0Km.

Abaixo, o fundador do Museu do Gálaxie junto ao Landau Presidencial.
Tapete vermelho para Gálaxies, LTDs e Landaus nunca restaurados.
Acima, junto a uma "série especial" do Landau, em comemoração aos 60 anos da Ford no Brasil, em 1979.

Abaixo, Landau Série Prata 1976.
Acima, um chassis com mecânica de um Gálaxie 1967 em exposição.
Acima, o último Ford Landau produzido em 1983 e mantido 0Km no "Museu do Gálaxie".
O Museu era lindo e as fotos comprovam.
O Sr. Arno faleceu na segunda metade da década de 90 e o Museu foi desfeito. Atualmente os carros encontram-se preservados com diversos colecionadores espalhado por todo o País, fazendo e lembrando a história do modelo e deste Museu.
Mas a verdade é que, nenhum outro colecionador, concessionário, nem mesmo a própria fábrica, ainda foi capaz de montar um Museu para os Gálaxie como o que o Sr. Arno Berwanger fez.
Informações: Blog Showrromimagensdopassado.
guilhermedicin@hotmail.com

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Belo Horizonte nos anos 60 ...

Cidade de Belo Horizonte -MG, anos 60.
Acima, na Av. Afonso Pena, as VW Kombi chamam a atenção: uma já bem judiada na frente, outra ambulância e duas "15 janelas" aguardando a vez de passar pelo cruzamento. Tem também o chamativo Buick 1946 com "chapéu de sol", Rural Willys, Gordini, DKW-Vemag, Fusca, Simca, ônibus Mercedes-Benz... e mais uma boa quantidade de carros estacionados.

Abaixo, Fuscas, duas Rural, Simca Chambord, DKW Vemaguet e Gordini. Aparecem três Chevrolet difíceis de se ver, ainda mais juntas em uma fotografia: duas Chevrolet Amazona 1963 (uma está lá atrás de uma Rural) e uma Pick-Up GMC 1957. E tem aquele caminhão alí, qual marca e ano?
A charmosa VW Kombi Luxo, ainda com seta bananinha, desfilando suas duas cores pela avenida e contracenando com o Vauxhall 1947.

Fotos: Blog BeloHorizonteantiga.
guilhermedicin@hotmail.com

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Rolls Royce Silver Wraith Sedanca de Ville 1948 ...2

Na postagem abaixo está um Rolls Royce Silver Wraith Sedanca de Ville 1948 que pertenceu ao médico, empresário e político Adhemar Pereira de Barros e posteriormente ao cantor Erasmo Carlos (que aparece naquela foto).

Pois nesta postagem está OUTRO Rolls Royce, exatamente do mesmo modelo e ano: Rolls Royce Silver Wraith Sedanca de Ville 1948, sendo que este exemplar foi faturado pela fábrica no mês de junho e o outro Rolls do "Adhemar" foi faturado em agosto de 1948.

Nestas fotos, o belo automóvel lá no início dos anos oitenta na casa do colecionador José Carlos Gayotto, em São Paulo -SP.
Fotos enviadas pelo José Carlos Gayotto Neto e, informações do Alexandre Galindo.
guilhermedicin@hotmail.com

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Rolls Royce Silver Wraith Sedanca de Ville 1948 ...

Nobres Rolls Royces têm nomes grandes, como este Silver Wraith Sedanca de Ville encarroçado pela H.J.Mulline.

Este Rolls-Royce foi encomendado novo por Adhemar Pereira de Barros em 1948, tendo ficado com ele por muitos anos, sendo usado inclusive na posse do governo do Estado de São Paulo em 1950.

Na foto, o cantor Erasmo Carlos junto ao belo automóvel na antiga sede do governo do Estado de São Paulo, o Palácio Campos Elíseos.

No auge da "jovem guarda", os ídolos desfilavam em grandes carros e Erasmo estava ficando pra trás na concorrência, até que comprou o famoso "Rolls Royce do Adhemar"! Tinha bom gosto o rapaz...

Foto enviada pelo Alexandre Bezerra Galindo.
guilhermedicin@hotmail.com

domingo, 23 de setembro de 2012

Mercury 1951 & Studebaker Starliner 1952 ...


O bonito Mércury Sedan 1951, já com alguns anos de uso mas ainda cheio de charme. Atrás dele, escondido, tão interessante ou mais: Studebaker Commander Starliner 1952!
Foto em São Paulo, bairro Moema, em moemadetantashistorias.blogspot.com .
guilhermedicin@hotmail.com

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Peugeot 504 no Brasil ...


Um Peugeot 504 na cidade de São Paulo em 1982.
O carro pertencia ao cunhado do Paulo Levi, que fez a foto e agora a compartilha conosco.
guilhermedicin@hotmail.com

Peugeot 504 2000SE 1976 na Argentina ...

     
O Oscar Armando Baldoni nos envias fotos de uma experiência enquanto foi sócio de uma concessionária Peugeot na Argentina, na cidade de Necochea,  500Km ao sul da Capital.
A concessionária foi fundada em 1974, mas não havia tido nenhuma festividade na inauguração, quando em 1976, decidiram realizar uma grande festa de arromba, no melhor local da cidade: os salões do Cassino, uma bela e luxuosa construção de frente para o mar, em 30 de agosto.
Acontece que havia um erro de projeto que não permitia a entrada de um automóvel nos salões, daí, a grande "mão de obra" retratada nas fotos acima, sendo utilizado um guindaste para elevar o carro até o andar mais alto, depois uma rampa para driblar algumas estruturas de cimento até que o Peugeot pudesse entrar na prédio.

Nas fotos abaixo, depois de muito trabalho, o carro chegando ao local da festa.
Acima, fotos da festa em torno do Peugeot 504, com 600 convidados, sem ninguém entender como o carro chegou alí.

Nos informa o Oscar que a concessionária existiu até 1979 e o carro das fotos foi comprado por um construtor de apartamentos que esqueceram de convidar...
guilhermedicin@hotmail.com

domingo, 16 de setembro de 2012

VW Passat 1976 & 1977 ...

Dois VW Passat, acima o 1976 fazendo pose com a cidade de Juiz de Fora -MG ao fundo em junho de 1980. Reparem nos batentes do parachoque e nas saudosas placas amarelas.

Abaixo, Passat 1977 junto ao proprietário, Walter Pacheco.

Nado como ver os "passatinhos" como eram quando novos, desconstruindo a imagem de carros velhos que acostumamos a ver no dia-a-dia.


Fotos: Cássio Geovane Moreno, publicadas no blog Mariadoresguardo.


guilhermedicin@hotmail.com

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

FNM Onça 1966 ...



FNM Onça 1966, um protótipo criado pela Fábrica Nacional de Motores, sob a batuta de Rino Malzoni, apresentado no Salão do Automóvel e revistas do ramo em 1966. Ficou bonito.



terça-feira, 11 de setembro de 2012

Simca Chambord 1961 ...



Aproveitando o "clima família" com os automóveis, inspirado pela Camioneta DKW - Vemag da postagem abaixo, o Alexandre Goerl nos envia foto de um passeio/ pescaria a bordo do Simca Chambord 1961 da família. Ele é o garoto segurando o binóculo.



segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Camioneta DKW-Vemag 1959 ...



Camioneta DKW-Vemag (que ainda não era "Vemaguet", mas acho que também não era mais "Universal"), produzida no Brasil, cujo o ano de fabricação está entre 1958 e 1960.

O modelo da foto apresenta como acessórios pneus faixa-branca, adorno nos parachoques e farois de milha.


Na fotografia amadora, a Camioneta Vemag está fazendo o que as fotos oficiais de fábrica gostavam de sugerir: um carro família, para se curtir uma "praia" em fins de semana, ouvindo um rádio (no teto!) e certamente um pic-nic com as crianças e mulheres felizes. Ao proprietário e pai de família, sobrou a incumbência de fazer a fotografia. Para nossa apreciação.


Foto enviada pelo Francisco Johnscher Neto.


terça-feira, 4 de setembro de 2012

Ford Gálaxie 500 1967 ...



Ford Gálaxie 500 1967, o carro brasileiro mais luxuoso e caro de sua época, em desfile pela cidade de Santa Rosa -RS em 1968.


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Fiat Spazio 1983 ...

Lançamento do modelo Spazio pela Fiat Automóveis do Brasil, em 1983.

Fotos no blog Showroomimagensdopassado; indicação do Leandro José de Oliveira, que está restaurando um Fiat Spazio 1983 e lembrou-se destas fotos ao ver o L'Automobile Ventura contracenando com um avião em uma postagem logo abaixo.

O apêlo à associação da imagem de automóveis à aviões é bastante antiga nas "fotos oficiais". Os americanos têm imagens belíssimas de seus carros junto aos aviões, principalmente no período pós Guerra. No Brasil não foi tão explorada, mas aqui estão dois exemplos do marketing nos anos oitenta.
guilhermedicin@hotmail.com