segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Alfa Romeo 6C 2500 Touring Superleggera 1946 ...


Há alguns meses postei aqui no Blog a foto de uma rara Alfa Romeo 6C 2500, carroceria Touring Superleggera, de 1946, em 1954 na cidade de São Paulo. Reveja AQUI.

Agora, outra foto da mesma Alfa Romeo 6C 2500 Touring Superleggera 1946, mas agora na cor branca (antes era vermelha) e em foto de 1958. O carro pertencia ao pai do Mario Richard Hofstetter, que nos envia mais estas fotos e aparece na própria cena, ainda bebê.

Investigando sobre a história do distinto automóvel, hoje cobiçado em todo o mundo, o Mario descobriu que seu pai -hoje aos 95 anos de idade- ainda guardava uma guia de recolhimento datada de 1958, onde trazia a preciosa informação do número do motor!

Com o número do motor "923.348", recorri ao João Pedro Gazineu, que conseguiu junto ao banco de dados da fábrica a informação de que o veículo com este motor, tinha o chassis número "913.261"!. E mais: o chassis havia sido construído em 07 e junho de 1943, em plena II Guerra mundial!, enquanto que a carroceria Touring havia sido construída apenas em 10 de junho de 1946! Ou seja, o chassis esperou três anos até receber a exclusiva carroceria.

E mais ainda, foi possível saber o nome do primeiro proprietário desta Alfa Romeo 6C 2500 Touring Superleggera: Otto Hangmann, residente em Genova, Itália.

O Mario Hofstetter afirma que o carro foi vendido por seu pai em 1963 e atualmente não existe registro da existência desta Alfa. A incrível a história dos automóveis.


guilhermedicin@hotmail.com

8 comentários:

  1. Que história sensacional!!! É por isso e outras que gosto de carros antigos. As histórias que eles carregam!!! Magnífico!!! E que carro interessantíssimo. Só torço que tenha sobrevivido.

    Humberto "Jaspion".

    ResponderExcluir
  2. Volante do lado direito?

    ResponderExcluir
  3. O para-choque dianteiro é de Chevrolet 1946/7? Uma pena esse tipo de auto raríssimo tenha sumido aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Se possivel, gostaria de tirar uma dúvida. Como era o emblema da grade dianteira deste carro. Era colorido como de costume ou era vermelho e prata, ou só todo prata. Pergunto isso, pois tive um emblema da alfa todo prata e era igualzinho os vermelhos vendidos durante e pouco depois da II guerra. Gostaria de saber se houve a opção todo prata ou era apenas a cor vermelha de fundo que havia sido removida. Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Deu trabalho, mas consegui identificar melhor a Alfa. Uma mistura da Berlinetta pré-guerra e da Freccia d' Oro ambas desenhos da Touring, só que esta o desenho é de 1943/44. É uma quase one-off. Existe uma outra muito parecida (Chassis 915 215 de 1944) com diferença de frisos, que esta na Suécia, e foi do corpo diplomático da Itália naquele país. Pela foto do carro sueco observa-se as modificações dos faróis e para-choques. Voltando a falar da Alfa da família Hofstetter, não acredito que tenha ido embora, pelo contrário, está jogada num canto qualquer de São Paulo em estado terminal de ferrugem.........Outro comentário é a respeito do nome do primeiro dono: Otto Hangmann, que seria morador de Genova. Será que este nome está certo?? No pós-guerra (1946) o carro teria um dono com o nome altamente germânico de Otto?? E com o sobrenome de "Carrasco"?? Sim Hangman em inglês quer dizer carrasco.................... Será que esse Otto não era um nazistas que comprou o carro em 1943 e alguém na fabrica Alfa, odiando alemães, fez a "brincadeira" de escrever Otto Hangmann acrescentando mais um "n" para disfarçar?? Em suma, na minha opinião, a Alfa de chassis 913 261 foi entregue completa em 1943/44 para um oficial alemão chamado Otto das quantas que abandonou o carro quando fugiu em 1945. A Alfa acabou nas mãos de alguém que a trouxe para o Brasil. Isso aconteceu com uma outra Alfa 6C 2500 de 1943, que foi do alto comando da Wehrmacht, que veio para cá no final dos a nos 40, apareceu em SP em 2007 e hoje está no exterior.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, boas considerações. Também não aposto que tenha ido embora, acho mais provável que tenha sido desmanchada como um simples carro velho.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  7. Fiquei sabendo que a empresa vai fechar as portas, ques carros engraçados!!

    ResponderExcluir
  8. Esse Mário é aquele que produziu uma nave espacial nos anos 80?

    Rafael

    ResponderExcluir