sábado, 28 de fevereiro de 2009

VW Brasília ...



Foto do "grupo responsável" pala criação da(o) VW Brasília.

Ela é de 1973, e olhando-a assim zerinho, novinha, vermelhinha, é bem bonitinha, não?

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Carros e cavalos ...


A foto foi feita na cidade de Orlândia, em 1930, como diz a legenda. O interessante é que hoje existe na mesma cidade o Museu Agromen, dedicado especialmente à esse gênero de automóveis: conversíveis, norte-americanos e década de vinte.

O carro? aposto em Chyrsler 1929.
O cavalo? mangalarga.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Novos antigos ...


É que "à mente apavora o que ainda não é mesmo velho..."
O tempo é implacável. E já vem chegando os novos antigos. E nesse novo time que se apresenta, o Gol está entre os mais queridos. Existem motivos para isso.
Como de costume, os esportivados seguem na preferência, no caso, os GT, GTS & GTi.
Ao que diz respeito ao antigomobilismo e preservação só vejo vantagens. É ótimo que essa geração anos noventa já venha sendo "recolhida".
Procurei uma foto, mas não encontrei. Quando eu era criança, bem lá aos sete/oito anos, eu tinha um Gol predileto. Na verdade, uma cor. Era o modelo "chineisinho" (pós 91) em um azul claro metálico. Não era fácil de se ver na rua, por isso sempre que passava eu me empolgava. Era lindo!
Esse da foto também não faz feio. Certamente apenas posa de zero-quilômetro sem já o ser. Mas a fantasia é ótima. Asas.

Políticos (&) antigos ...6





Quem é?


O carro é um Lincoln K 1935 do Governo Federal, adquirido por Getúlio Vargas.

Cadê?


guilhermedicin@hotmail.com

Corcel : cavalo de briga ...


Corcel modelo quatro portas.

Volkswagen no 1º Salão do Automóvel 1960 ...




Os anos dourados da indústria automobilística nacional.


Interessante notar a calmaria.

A paisagem é linda.




quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

MB 1111 - Bravo brasileiro ...


"Escolha o rumo e tudo bem, Mercedes-Benz..."


Essa geração de caminhões Mercedes movimentou e transportou as riquezas do Brasil.
Muitos desses caminhões da primeira geração ainda trabalham... Por outro lado, não conheço nenhum desses Mercedes preservado sob a óptica do antigomobilismo.
Esse na foto é o 1111 (onze-onze).

Aero Bolinha ...


Aero Willys -bolinha- 1962.
Na frente vai um DKW das primeiras.


Tucker Torpedo cabriolet ...

É bonito. Eu gostei.
Apareceu esse no ebay.com.
Quem explica?
Me surpreende e causa desconfiança o aparecimento de um Tucker conversível. A história é bem conhecida: 50 unidades mais um protótipo. Nunca, jamais vi nada de conversível.
Por outro lado, não dá pra dizer que é "feito", embora não seja impossível fazer um.
E, sendo um recriation teria a obrigação de se apresentar como tal.
É bem provável que um conversível estivesse nos planos de Preston, mas ele existiu?
E, sendo original não é espantoso que nunca se tenha falado dele?
O preço? cinco milhões. Dólar americano.
O torpedo...

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Corso ...5


O inconfundível Ford T, protagonista da história do automóvel nas primeiras décadas do século XX.

Corso ...4


Essa foto é de uma Quatro Rodas.
O carro é um Chevrolet Pavão 1928.

Corso ...3


A foto nos arredores da Avenida Paulista é do acervo de Ana Maria Penteado. Final da década de 20.
Apesar do volante do lado direito, aposto que seja um Packard.

Corso ...2


A data da foto é 1928.
Não tenho segurança para afirmar o carro, mas aposto que é Chevrolet, certamente 1925.
Jóia, né?

Corso ...


"Para-ra-ra-ra-rã-rá!
Para-ra-ra-ra-rã-rá!"
--É carnaval!
Ao fundo o Palácio Monroe.
Á frente, um inconfundível Renault em 1919. Rio de Janeiro.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Chrysler 1948 conversível ...


Chrysler na capital nacional dos conversíveis, Rio de Janeiro, bairro da Tijuca.

Mineiralidades ...



Se em Divinópolis-MG for igual em Brazópolis, o povo chama de Divinóp's.

Foto da segunda metade dos anos sessenta. Algumas picapes.

guilhermedicin@hotmail.com

sábado, 21 de fevereiro de 2009

VW Fusca alemão ...



Mostrando um pouco mais dos europeus que rodavam por nossas terras.



Esse é, por razões evidentes, muito mais familiar que Morris, Vanguard ou Austin.



E esse VW já desfilava entre Chevy e Buick em 1951!




sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Casa de campo ...


Roça de rico é "casa de campo", embora ele sonhe mesmo é com a vida rural.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Willys Zero ...


Agência Willys Overland do Brasil.
Interessante é notar as calotas e o parachoque que está no Jeep à direita. Um acessório que eu nunca vi em outro!
Um ambiente muito "jóia"!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Ford 1948 e Morris 1951 ...

Ford 1948.
Abaixo, um Morris 1951. Na frente do Morris, um Vanguard.


terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Caminhões trabalhadores ...

Retratos de uma época.
Motoristas posavam orgulhosos ao lado de suas ferramentas de trabalho importadas.
Na primeira, Chevrolet Gigante 1946.
A segunda: Fargo, certamente também 1946.
guilhermedicin@hotmail.com

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Para sempre ...?





Amigos.


Foto bacana.










Gastal ...


Diferentemente das outras fotos, o mais interessante nessa não são os carros. Tá bem, a f-100 e o fenemê merecem referência, mas o mais fabuloso é o prédio da Gastal que aparece muito bem na foto.
A Gastal era concessionária Willys (a arquitetura deixa isso óbvio...) foi a primeira importadora do Jeep, ensaiou um linha de montagem, aí veio a industrialização... e ela ainda participou!
Esse prédio devia ter sido tombado como patrimônio histórico, mas não foi. Cedeu à especulação do alto valor metro quadrado. Sumiu.
Gostou?

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Requinte ...



De novo, o meu preferido dos anos oitenta.
Ford Del Rey Ouro 1981.
-Interessante notar que os primeiros Del Rey, vinham sem o retrovisor do lado direito.
"Questão de requinte".

Pontiac 1947 no Rio de Janeiro ...

Pontiac 1947 na Capital Federal.
guilhermedicin@hotmail.com

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Curvas de Santos ...

"Se você pretende, saber quem eu sou, eu posso lhe dizer"...



Vejam essa bela e inspiradora cena.

Uma maravilhosa Simca Chambord três andorinhas rasgando serra acima enquanto o fusquinha e a decavê se apressam para abrir caminho. Na frente vai o Aero. Na pista de baixo, vem um fenemê.



Início dos anos sessenta.


sábado, 7 de fevereiro de 2009

GasoGÊNIOS ...

Uma mostra de inventividade:


Novas fontes de energia, nesse caso o famoso 'gasogênio' -derivado da queima de carvão- usado no período da segunda guerra, um pouco antes do Getúlio realizar a criação da Petrobrás.

Com a escassez de combustível era também muito comum carros desativados em garagens, sobre cavaletes...

Mas que trambolho!!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Trânsito cheio ...



Cena de fim dos anos 60. Bastante Fusca e DKW (táxis), duas ford série F bastante raros, à esquerda uma perua, à direita uma cabine dupla.

Vale ainda chamar a atenção para o sumiço dos norte-americanos, apenas um Impala 1958 e um Bel Air 1955.




quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Capas de Revista ...



Revista de Automóveis.


É uma publicação nacional que teve início, se não me engano, em 1953!
Não sei qual o último exemplar.
















Essa Revista portanto precede a Quatro Rodas. Embora seja a Quatro Rodas quem leve os louros de primeira revista "da indústria nacional".



















A verdade é que eu sei pouco sobre elas, quem souber mais, por favor, diga!





















Como todas as publicações nacionais da época, as fotos são escassas e tudo em preto&branco!

Mas em compensação, as capas são belíssimas.

Muito parecidas inclusive com as primeiras capas de Quatro Rodas, concordam?
















guilhermedicin@hotmail.com

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Tric-tric ...



Cheio dos "tric-tric".

Um Ford T muito chique, motorista engravatado, pneus faixa-branca, estofamento em couro branco...

O ano está entre 1917 e 1922?

Interior de São Paulo.

guilhermedicin@hotmail.com

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Opalas ...


Aqui, alguns Opalas que eu gosto.
Essas fotos são de uma campanha publicitária da Chevrolet em 1974, veiculada em toda imprensa nacional.

As cores são vibrantes!