Mais uma imagem que une automóvel a um avião. Esta, é no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), em São José dos Campos -SP. Este Dodge Polara está aí por um motivo bastante especial, e inclusive, já foi visto no AVA aqui, por ter sido o primeiro veículo a utilizar o álcool como combustível.
Até onde me consta o primeiro carro a rodar com álcool, no Brasil, foi um Ford modelo T experimental adaptado pelo Ministério da Agricultura, nos anos 20.
Meu irmão mais velho comprou um Dodge 1800 da primeira série, azul desta cor. Idêntico a este. Descendo a rua da praça principal aqui de minha terra, colidiu com um Chevete Branco, acertando o Chevete em cheio, dobrando-o ao meio. O Chevete tentou cruzar a rua antes da passagem do Doginho e engasgou, parando no meio da rua, no que foi colhido pelo Doginho. O meu irmão nem teve tempo de frear. Eu tenho uma 4 RODAS antiga que relata a façanha da Chrysler nos anos 70 com este Doginho. Será que usaram o carburador inglês SU?
Em 1927, a USGA ( Usina Serra Grande Alagoas ), foi a primeira usina do Brasil a produzir etanol combustível. Antes disso, foram feitas experiências em Fords T, utilizando uma espécie de cachaça. O Eng. Ernesto Stumpf, do CTA, chefiou uma equipe de mais de 100 pessoas e desenvolveram o motor a álcool em um Doginho 1975. O Eng. Ernesto Stumpf é considerado " O Pai do motor a álcool no Brasil ". Acredito que o ex-Ministro Aureliano Chaves, tenha influenciado a Fiat de Betim a lançar no mercado brasileiro os primeiros carros de série com motores genuinamente movidos a etanol, fato que se deu com o lançamento de Fiats 147 em 1978.
Pessoal, sei que o tópico não é exatamente sobre o Ford T, mas como ele entrou no assunto vou contar a vocês uma notícia que um amigo meu, de profissão ferreiro, assim como seu pai me contou esta semana. Disse-me ele que o pai dêle, após a segunda guerra,aqui em Minas Garais, comprava fordinhos antigos, para desmanchar e fazer ferradura de cavalo, poxa vida, e eu achei que só os Dodjões que tinham ido para o machado, agora sei que os Fordinhos muitos, foram para os antigos ferreiros. Rogerio
As pesquisas com carros a alcool já vêem da década de 20, mas apenas com a crise do petroleo é que nosso governo se interessou. Um dos grande brasileiros que demonstraram que aquilo era possível foi o Engenheiro Clóvis Michelan. Ele foi um dos desenvolvedores deste Polara. Infelizmente no dia 19 de Agosto o Sr. Clóvis faleceu.
Conversei muito pouco com o Sr. Clóvis, mas este sempre foi muito prestativo em ajudar a nação dodgeira.
Tenho um doginho idêntico a esse! É a primeira vez que vejo um igual ao meu. Será que foram fabricados juntos? Jamais havia visto tamanha semelhança! 77/77 Stander. Marcos Sampaio e-mail: sampaioandrietta@gmail.com
Legal!! mas pessoal, acredito que essa cor não era Chrysler, confere?? Digo isso pois essa é a cor dos veículos da Aviação Brasileira até hoje...todos os veículos oficiais do DCTA são desta cor...pode ter saído uma cor parecida, mas desta cor me parece estranho...
Estou pensando em vende-lo. Ou vou começar a restaurar e deixar o carro com placa preta! Estou precisando de rodas 13 originais do dodge (iguais a do post)!
Grande Guilherme!
ResponderExcluirVocê está em um momento Dodge 1800/Polara meu velho.
Forte abraço e bom final de semana.
Até onde me consta o primeiro carro a rodar com álcool, no Brasil, foi um Ford modelo T experimental adaptado pelo Ministério da Agricultura, nos anos 20.
ResponderExcluirO avião é um Bandeirantes da Embraer
ResponderExcluirEssa História do Prof. Chico não me é estranha...
ResponderExcluirEric Elias Guimarães
Meu irmão mais velho comprou um Dodge 1800 da primeira série, azul desta cor. Idêntico a este. Descendo a rua da praça principal aqui de minha terra, colidiu com um Chevete Branco, acertando o Chevete em cheio, dobrando-o ao meio. O Chevete tentou cruzar a rua antes da passagem do Doginho e engasgou, parando no meio da rua, no que foi colhido pelo Doginho. O meu irmão nem teve tempo de frear. Eu tenho uma 4 RODAS antiga que relata a façanha da Chrysler nos anos 70 com este Doginho. Será que usaram o carburador inglês SU?
ResponderExcluirEm 1927, a USGA ( Usina Serra Grande Alagoas ), foi a primeira usina do Brasil a produzir etanol combustível. Antes disso, foram feitas experiências em Fords T, utilizando uma espécie de cachaça. O Eng. Ernesto Stumpf, do CTA, chefiou uma equipe de mais de 100 pessoas e desenvolveram o motor a álcool em um Doginho 1975. O Eng. Ernesto Stumpf é considerado " O Pai do motor a álcool no Brasil ". Acredito que o ex-Ministro Aureliano Chaves, tenha influenciado a Fiat de Betim a lançar no mercado brasileiro os primeiros carros de série com motores genuinamente movidos a etanol, fato que se deu com o lançamento de Fiats 147 em 1978.
ResponderExcluirPessoal, sei que o tópico não é exatamente sobre o Ford T, mas como ele entrou no assunto vou contar a vocês uma notícia que um amigo meu, de profissão ferreiro, assim como seu pai me contou esta semana. Disse-me ele que o pai dêle, após a segunda guerra,aqui em Minas Garais, comprava fordinhos antigos, para desmanchar e fazer ferradura de cavalo, poxa vida, e eu achei que só os Dodjões que tinham ido para o machado, agora sei que os Fordinhos muitos, foram para os antigos ferreiros.
ResponderExcluirRogerio
Ferraram com os fordinhos.
ResponderExcluirAmigos
ResponderExcluirAs pesquisas com carros a alcool já vêem da década de 20, mas apenas com a crise do petroleo é que nosso governo se interessou. Um dos grande brasileiros que demonstraram que aquilo era possível foi o Engenheiro Clóvis Michelan. Ele foi um dos desenvolvedores deste Polara. Infelizmente no dia 19 de Agosto o Sr. Clóvis faleceu.
Conversei muito pouco com o Sr. Clóvis, mas este sempre foi muito prestativo em ajudar a nação dodgeira.
Abraços a todos.
Tenho um doginho idêntico a esse! É a primeira vez que vejo um igual ao meu. Será que foram fabricados juntos? Jamais havia visto tamanha semelhança! 77/77 Stander.
ResponderExcluirMarcos Sampaio
e-mail: sampaioandrietta@gmail.com
Legal!!
ResponderExcluirmas pessoal, acredito que essa cor não era Chrysler, confere??
Digo isso pois essa é a cor dos veículos da Aviação Brasileira até hoje...todos os veículos oficiais do DCTA são desta cor...pode ter saído uma cor parecida, mas desta cor me parece estranho...
grande abraço a todos!!
João Paulo
Tenho um doginho polara, só que 1976.
ResponderExcluirEstou pensando em vende-lo.
Ou vou começar a restaurar e deixar o carro com placa preta!
Estou precisando de rodas 13 originais do dodge (iguais a do post)!
Tales Teixeira
e-mail:talesfotos@gmail.com