

A partir da foto abaixo, o mote dessa postagem: as restaurações realizadas pelo museu Tatos Garage.
Muito mais que bonitas imagens, aqui está impresso um conceito de colecionar automóveis antigos.
O colecionador Carlos Eduardo Wahrlich, o Tato, conseguiu realizar após trinta anos "de estrada" o sonho de todos os colecionadores de carros antigos: montar a sua própria oficina de restauração. A logística é complexa e exigente, mas o resultado é excelente!
A restauração de carros antigos é com toda a certeza uma das partes mais interessantes na odisseia de colecionar carros. Nessa fase é que se exige o conhecimento máximo sobre a construção dos automóveis, o estudo apurado quanto à originalidade, mas se é retribuído com grande satisfação a cada meta e objetivo alcançado.
A arte da restauração evoluiu muito principalmente nas últimas décadas. Essa evolução se deu aos melhores produtos e técnicas utilizadas na funilaria e pintura, bem como a socialização do conhecimento propiciado pela internet (acho que esse nosso Blog entra nessa categoria agora) e, a facilidade em encontrar peças mundo a fora. Essas facilidades elevou o nível de exigência dos automóveis de coleção para 100%. Ou seja, um carro antigo deve apresentar a mesma aparência de quando estava exposto no show room de seu concessionário.
Seguindo essa emergente e irreversível tendência, o Tato se sentiu obrigado a rever algumas de suas primeiras unidades colecionadas.
-"Longe vai o tempo em que o -parecido- passava por original, a palavra -reforma- significava restauração e o -muito bom- passava por pronto. Uma evolução notável no intervalo de trinta anos. " diz o Tato.
Um ótimo e louvável exemplo que vem do Tatos Garage é esse raríssimo Pontiac De Luxe Custom Catalina 1953 mostrado em fotos abaixo: há muitos anos na coleção, fazia presença nos encontros regionais desde o fim dos anos setenta, hoje, passa por uma meticulosa restauração, que o elevará ao nível dos outros carros do Museu, OKm.
Os mais desatentos ao ver essas fotos podem imaginar tratar-se do fim da restauração, mas não, é o início!
A entrada do lindo Pontiac Catalina na oficina, fase de desmontagem. Raspagem de toda a pintura antiga, o famoso "na lata".



Aprecie. Sonhe
Oito cilindros em linha! Pronto para voltar ao restaurado Pontiac.
Não apresento fotos do Pontic pronto, pois ele ainda está em fase de polimento e montagem.
Em breve, abrilhantará a exposição do Tatos Garage.
O trabalho de restauração é comandado por Carlos Francisco Wahrlich -o filho-, engenheiro mecânico e evidentemente também apaixonado por essa maravilhosas peças. Quem sem o entusiasmo e apoio, talvez esse trabalho todo não houvesse. Há de se exaltar também a qualidade dos profissionais que participam diretamente na realização desses sonhos.
Abaixo, o "meio" da restauração do Cadillac 1956 que já é destaque no Tatos Garage. Assim como o Pontiac, também retornou à sua tonalidade original, tornando-se um verdadeiro registro de uma época.O esmero, a qualidade e originalidade estão expostos em todos os detalhes.
Abaixo, a apresentação de mais uma das restaurações realizadas pelo Tato e seu filho: Buick 1953, que já encontra-se próximo ao Cadillac 1956 no Museu. Sei que estou sendo repetitivo, mas não há como não ser: mais um carro OKm, resume tudo.
Vejam esse interior quando ainda na fase final da montagem, maravilhoso. Nas duas últimas fotos, o Buick 1953 prontíssimo.
Por tudo e mais isso, é que o Tatos Garage é um grande orgulho e exemplo para o antigomobilismo brasileiro. E merece o nosso prestígio. Parabéns.
Acabou? viche, que viagem fantástica foram essas fotos. Tudo muito agradável mesmo, parabéns ao Tato e ao Guilherme. Adorei tudo.
ResponderExcluirMurilo Becker
Acompanhei assiduamente os relatos e fotos durante os últimos dias e quando eu achava que não tinha mais como me surpreender, me enganava totalmente.
ResponderExcluirA iniciativa de montar um museu como esse para compartilhar com o público interessado é sensacional. Meus mais sinceros parabéns aos idealizadores do museu e ao blog pela publicação das informações e fotos!
Já estava planejando uma viagem mais para o final do ano para Gramado e Canela e agora farei esse pequeno desvio, pois não posso deixar de conhecer este acervo. Como consigo maiores informações sobre o funcionamento do museu (dias e horário de funcionamento, endereço, valor do ingresso, etc)?
André, não acabou não, hoje ainda tem mais.
ResponderExcluirEspetacular as fotos da oficina ...
ResponderExcluirAbraços a todos
Guilherme.
ResponderExcluirParabéns pelos post's e,(também) já estou planejando minha visita ao Tatos Garage.
E aproveito e pergunto em qual oficina é feita as restaurações?
F A N T Á S T I C O!
ResponderExcluirSimplesmente sensacionais estas fotos das restaurações. Dá para sentir o cheiro da tinta e do tecido das forrações...
ResponderExcluiresse teu museu e lindo demais abraços miguel
ResponderExcluir