Apenas complementando o meu questionamento anterior: A Romi Isetta e a DKW Universal, que são os primeiros automóveis fabricados no Brasil, são de 1956. Como sabemos que o primeiro Fusca brasileiro é de 1959 (e a primeira Kombi nacional é de 1957), essa postagem causa estranheza e até mesmo derruba argumentos (em alguma conversa, por exemplo) de que os primeiros automóveis nacionais são de 1956!
A Brasmotor era uma empresa paulista que montava exemplares do Volkswagen Typ 1 ( aqui no Brasil chamado sedan), importados da Alemanha em regime CKD ou SKD("completely-knocked-down" - totalmente desmontados - ou "semi-knocked-down" - parcialmente desmontados)). Essa importação tornou-se inviável a partir de julho de 1953 devido ao colapso cambial que o país sofreu naquele ano.
Desculpem-me se a questão que segue parecer simples demais! Mas o primeiro Fusca fabricado (ou montado) no Brasil não é de 1959?
ResponderExcluirAntes de 1959 em 1953 era montado pela Brasmotors que pertencia Brastemp.
ExcluirApenas complementando o meu questionamento anterior: A Romi Isetta e a DKW Universal, que são os primeiros automóveis fabricados no Brasil, são de 1956. Como sabemos que o primeiro Fusca brasileiro é de 1959 (e a primeira Kombi nacional é de 1957), essa postagem causa estranheza e até mesmo derruba argumentos (em alguma conversa, por exemplo) de que os primeiros automóveis nacionais são de 1956!
ResponderExcluirA Brasmotor era uma empresa paulista que montava exemplares do Volkswagen Typ 1 ( aqui no Brasil chamado sedan), importados da Alemanha em regime CKD ou SKD("completely-knocked-down" - totalmente desmontados - ou "semi-knocked-down" - parcialmente desmontados)). Essa importação tornou-se inviável a partir de julho de 1953 devido ao colapso cambial que o país sofreu naquele ano.
Excluir