terça-feira, 18 de agosto de 2015

I Encontro Nacional Simca do Brasil - Poços de Caldas -MG 2015 ...


Realizou-se entre os dias 14 e 16 de agosto deste ano o I Encontro Nacional da Simca do Brasil, junto ao VIII Poços Classic Car, na cidade de Poços de Caldas -MG.

Sob a batuta de Marcelo Vianna, colecionador de Simca e incentivador via simca.com.br/  e do colecionador Roberto Nasser, reuniu-se a dita maior quantidade de automóveis Simca do Brasil, com representação de todos os modelos produzidos pela marca no Brasil e um admirável colorido no gramado em frente ao Palace Hotel.

Acima e baixo, na estrada, a nossa Simca Chambord 3 Andorinhas 1962 à caminho de Poços de Caldas -MG...



Organização dos carros em ordem cronológica, bastante didática para explicação da evolução e diferença entre os modelos, em primeiro plano: Simca Chambord 1959, seguida de outra Chambord 1961, 1962, 1963...




Acima, Simca Chambord 1959, primeira safra, início da produção.

Abaixo, placa luminosa construída de acordo com as placas que ficavam em frente às concessionárias Simca ... Foi sorteada entre os proprietários de automóveis presentes.



Acima, Chambord 1961, com a "Andorinha" solitária, em estado de incrível originalidade, foi e voltou rodando de São Paulo.

Abaixo, a Simca Chambord 1962, modelo 3 Andorinhas, debutando em encontros de carros antigos...



Simca Chambord 1963, 3 Andorinhas e 3 Sincros, restauração recém concluída, veio de Porto Alegre até São Paulo de cegonha e de S. Paulo à Poços rodando...!

Abaixo, Simca Chambord 1966, já modelo Tufão.



Simca Chambord 1963, mecânica V8 Dodge, foi o ganhador da cobiçada placa de concessionária.

Abaixo, Simca Prèsidence 1965, elegantíssima, da coleção "Automóveis do Brasil".




Simca Rallye 1964, caracterizada como as Simcas de competição dos anos 60...




Outra raridade, Simca Prèsidence 1965.




Coloridas Simcas Tufão, altíssimo nível.




Uma Simca Jangada já é rara, imagine reunir duas e na mesma cor! Acho que nem mesmo na época isso deve ter acontecido.


Acima e abaixo, a Simca Chambord Tufão 1966, super restaurada.





Novamente a dupla das Simcas Jangada 1965 e 1966, fez muito sucesso!




Raríssima Simca Jangada Emi-Sul, 1967, prestes a virar Chrysler.
Abaixo, a Simca Emi-Sul 1967, também muito rara.

Observar que tanto a Jangada quanto a Emi-Sul possuem as laterais lisas, sem o vinco rebaixado, já antevendo as mudanças para os Regente e Esplanada ...



Abaixo, a Chrysler Esplanada 1969, máxima evolução da Simca do Brasil, próximo de ceder lugar na linha produção para o Dodge Dart.



Acima, Esplanada 1967 com o mesmo proprietário desde 1971, hoje com 86 anos de idade, é ex-funcionário da marca e proferiu palestra no evento.


A placa luminosa e abaixo diversas imagens desta incrível reunião de carros belos e raros da indústria brasileira.








Os "rabos de peixe".





 
No domingo, hora de ir embora...
 
Abaixo, sempre sob a supervisão o Inspetor Carlos, o Vigilante Rodoviário, e sua Simca ...
 

guilhermedicin@hotmail.com

11 comentários:

  1. Que beleza! Belos carros na bela Minas!

    ResponderExcluir
  2. Desculpe Dr., mas porque anunciar o evento DEPOIS de ocorrido? Não dá para entender. Antes não atrairia mais publico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, o evento foi amplamente divulgado, tanto que compareceram proprietários de muitos estados brasileiros. Acredito que divulgação prévia não seja exatamente o foco editorial do AVA, mais voltado a imagens do passado e, às vezes, eventos antigomobilistas a posteriori.

      Excluir
  3. A foto na serra da BR 459, antes de Ipuiuna ficou muito bela, como a SIMCA.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, carros maravilhosos.

    ResponderExcluir
  5. Excelente reportagem amigo Guilherme. Encontro historico e bem registrado. Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Vendo as fotos, é só lembranças, ótimas alias, lembro-me da Esplanada que meu pai possuiu em 70 do ano 69, verde musgo metálico, teto de vinil preto e cambio de 4 marchas, em belo console com relógio de horas, igual à Esplanada GTX, o carro era lenta na saída, mas andava muito em alta, na estrada não havia Opala 3800 para acompanhar, era só a Esplanada na pista... da lhe Sr. Durva.

    ResponderExcluir
  7. Isto é judiar demais do meu coração! Tenho loucura pelo Simca, que foi o grande "culpado" por fazer nascer em mim a paixão por carros em geral, lá pelos meus cinco anos de idade, absolutamente fascinado que era pelo Chambord do meu avô materno.

    ResponderExcluir
  8. Muito lindo e elegante ate os dias de hoje

    ResponderExcluir
  9. minha paixão pelos V8 começou com eles.

    ResponderExcluir
  10. amigo, gostaria de saber quando vai ocorrer um novo encontro dessas belíssimas maquinas ?

    ResponderExcluir