segunda-feira, 21 de abril de 2014

Vw Karmann - Ghia 1962 em Brasília -DF ...


O novato Vw Karmann - Ghia 1962 com pintura saia e blusa, faixas brancas largas e um retrovisor retangular sobre o paralama... ao fundo, a inconfundível paisagem de Brasília -DF.

Foto enviada pelo Rogério Astur.
guilhermedicin@hotmail.com

6 comentários:

  1. Não consegui confirmar, mas, a calota seria a de fábrica ou um acessório? Ao meu ver parece acessório. Estes exemplares da primeira geração dos KG brasileiros são realmente interessantes...

    ResponderExcluir
  2. Belíssima paisagem e que carro!!! Combina muito bem com a paisagem modernista de Brasília... Não conheço muito bem dos detalhes de um KG, principalmente desses primeiros, já que são bem raros, apesar de ter visto com certa freqüência quando moleque ainda nos anos 80, porém, dos modelos mais novos dos finais dos anos 60 e começo dos 70, claro, excetuando-se o TC. Uma coisa que me deixou curioso é essa calota e o retrovisor avançado com formato retangular. Não lembrava ou nunca tinha reparado isso em um KG. Bastante curioso.

    Humberto "Jaspion".

    ResponderExcluir
  3. Humberto ,

    que eu saiba os KG até 1969 não tinham espelho retrovisor externo : este item se tornou obrigatório a partir de 1970 , com as trocas de placas , cinto de segurança só "de barriga " e exigência de extintores , bons para encher pneus em caso de viajem murchar algum....( e a troca das placas ) .
    Em 1970 o espelho externo era o do alemão , provavelmente importado, hoje largamente reproduzido e usado em qualquer KG . Era instalado no torpedo do auto e muito elegante .Foi o unico ano para este modelo .

    Para 1971, já veio o espelho do TC, articulado e na porta . A calotinha também me parece a do alemão da época ou é mesmo um acessorio de época , não estou nada certo .
    O espelho externo que vemos é o mesmo do Simca e outros , já que este importante item não era exigido até 1969, portanto quem quisesse teria que comprar nas lojas do ramo .
    Abraço a todos....do Tato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Detalhes preciosíssimas!!! Mal sabia desses detalhes. E mal posso imaginar dirigir um carro sem espelhos retrovisores externos...Talvez é que naquela época, o trânsito devia de ser mais tranqüilo. Por muitos anos eu dirigi carros só com o espelho externo do lado do motorista e com o espelho interno. Mas sem nenhum espelho externo é algo inimaginável.
      Abraços!!!

      Humberto "Jaspion"

      Excluir
  4. Nos Karmann-Ghias de 1962, até 1969, os espelhos retrovisores colocados nos K.Ghias eram caracteristicos semelhantes ao do K.Ghia alemão, e, apesar não virem de fábrica, eram usualmente colocados, já o K.Ghia 1970 usou dois tipos de espelho retrovisor, o tipo alemão e a partir do meio do ano o chamado raquete, e assim até 1971 qdo parou de ser fabricado, apesar de ter algumas poucas unidades vendidas em 1972. Este espelho colocado neste exemplar realmente é diferente, o mesmo do Simca e outros, como disse o Tato, e as calotas também são diferentes das originais, ou seja, é um carro com acessórios de época, diferenciado.
    Abraços aos amigos Rogerio Guaranesia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. guilherme,
      para a gaveta das curiosidades. 1. o kg está na contra mão. esta pista é descendente em direção ao supremo, que está 500 m à frente, à direita.
      2. início de '62, quando chegamos a brasília, meu pai trocou as placas cariocas da vovóguet - era uma universal f 91, de 1957 -, pré vemaguet. e recebeu 2.18. ... curioso que este carro, nos albores do lançamento, tivesse sequencia numérica de ano anterior.
      para o departamento dos mistérios. nasser

      Excluir