quarta-feira, 3 de abril de 2013

Trator Massey Harris & Camioneta DKW Universal 1957 ...


Mais uma linda fotografia para compor a história da Vemag e dos automóveis no Brasil: o trator Massey Harris puxando uma carreta e apresentando o novo modelo da Camioneta DKW Universal F-91 para 1957, com inédita combinação de duas cores separadas por um friso ao estilo dos automóveis norte-americanos da época.

À frente do trator está o símbolo da Scania Vabis e a inscrição "Vemag saúda Jaboticabal", SP.

Vale lembrar que a Vemag S.A., pertencente ao Sr. Domingos Fernandes Alonso, era responsável não só pela fabricação dos pioneiros DKW's, mas também dos tratores Massey Harris, caminhões Scania Vabis e automóveis e caminhões Studebaker (que já não devia vender praticamente nada nessa época...).

Foto enviada pelo Leandro José de Oliveira.
guilhermedicin@hotmail.com  

9 comentários:

  1. A cada postagem este blog consolida sua grande relevância no tocante à divulgação e manutenção da história do automóvel e do antigomobilismo no Brasil. Parabéns, Guilherme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem acho Prof.
      Por isso assim que posso, contribuo para o site...
      Parabens Guilherme...
      Att,
      Leandro José de Oliveira (Barão)

      Excluir
  2. Guilherme e pessoal ,

    como já falei anteriormente , tinhamos uma destas 1957 : a gente via , quando visitava uma revendedora ( havia uma na Mal.Lima e Silva )os veículos revisão , a maioria ainda Studes , que vi até 1955( um único )......daí para diante não tenho lembrança de qualquer Stude novo.

    Até metade de 1954 importavam as Station Wagon Conestoga , os sedans e os starliners e starlights , aqueles maravilhosos esportivos , c/ coluna (B) ou sem , popularmente e impropriamente apelidados de "Stude Farina " .
    O design era dos studios de Raymond Loewy e o desenhista Bob Bourke .

    Dos DKW , eram representados pela Minuano S/A e descarregados na sede ampla da firma em Esteio, RS , onde se vendia os tratores Massey .Daí seguiam para as revendas , a própria Minuano S/A (loja) e para a Karl Iwers , que já era uma lenda em DKW muito antes dos nacionais .

    Belíssimo documento de linda história !
    Abraço.....Tato

    ResponderExcluir
  3. Não entendo muito bem de trator, mas a família do meu pai, quando trabalhava em um sítio, teve um Massey-Ferguson 65X 0 km depois de um Ford do qual não sei a denominação exata. Não sei se existe diferença de origem entre um Massey-Ferguson com um Massey-Harris. Falando da foto, sou apaixonado pelo Vemag risadinha. Coisa mais linda!!!

    Humberto "Jaspion".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Humberto.

      A Ferguson e a Massey Harris eram empresas diferentes. Se não me engano a primeira inglesa e a outra canadense/americana. Houve a fusão das duas(também posso estar errado e uma pode ter comprado a outra). Depois disso alguns tratores ainda saíram com a denominação Massey-Harris-Ferguson, mas logo em seguida já se iniciou a nomenclatura e símbolo MF - Massey Ferguson que permanece até hoje.

      Excluir
    2. Não sabia dessa. Obrigado pela informação. Abraços!!!

      Humberto "Jaspion".

      Excluir
  4. Aqui no Antigosverdeamarelo tem cada foto que da até um frio na espinha!! fico sempre impressionado com a frequencia e alto nível sempre mantido, além é claro dos comentários que sempre somam ... São pílulas de alegria em nosso dia a dia que o DR. Guilherme nos proporciona.

    Augusto Silva.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, quando criança pensava que só eu e meu pai gostavamos de carros antigos. Bom saber que tem bastante gente e que podemos nos reunir aqui.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria de saber o nome da revenda da vemag em campina grande pb

      Excluir