quinta-feira, 7 de março de 2013

Caminhões antigos : Ford F-8 Big Job 1951 ...

Caminhões!
Acima, o Ford F-8 1951, "Big Job", muito bem ornamentado junto ao seu proprietário. O caminhão está equipado com luzes e buzina na cabine, calha de chuva na porta, avião no capô, mais um emblema emprestado dos automóveis Ford do mesmo ano. Tem ainda pestanas nos farois e polainas cromadas nos paralamas. Tem também bandas brancas nos pneus dianteiros e uma calota na tradicional roda raiada. Vale chamar a atenção para o grande tanque de combustível, já que este modelo possuía motor à diesel, ou... "óleo cru" como se dizia à época. E também vale chamar a atenção para o terceiro eixo, chamado à época de "truck lôco". Um baita testemunho.

Abaixo, caminhão marca? ano? na rodovia federal que liga a cidade de Ribeira -SP à Curitiba -PR.
Fotos enviadas pelo Reinaldo Sigwald.
guilhermedicin@hotmail.com

38 comentários:

  1. Motor a diesel no Big Job da foto? Acho difícil com o símbolo V8 logo abaixo do capô. A verificar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. F-8 Big Job p/ 7000 kg (muitos 1951/52 aqui no Brasil) motor V-8 a gasolina 145 HP

      Mais tarde os motores a gasolina passaram a ser substituídos por motorização a diesel. Nos Ford a maioria desses novos motores eram da marca Hercules (Hercules Motor Corp. – depois absorvida pela White Truck).

      Excluir
    2. Este caminhão já tinha Reduzida? Para mim é novidade.

      Excluir
    3. eu tive um automovel AUBURN ano 1936 ,qua já vinha com reduzida no diferencial .

      Excluir
    4. Tinha tamber freio a ar

      Excluir
  2. Büssing 8000, e já tinha o leão da MAN no capô. O mais bonito caminhão de todos os tempos.

    http://www.museeducamion.com/allemagne/bussing_8000.jpg

    ResponderExcluir
  3. Belíssima foto Guilherme, esse truck era também chamado de "Truck Arrastão", não tinham freios em seus cubos, portanto o caminhão ficava só com o freio da tração e da frente. O Chassi tinha um feixe de molas fixo em cada lado e se encaixavam no eixo do truck. O engate era feito através de um "cabeçalho" e um pino.Normalmente ao trafegar descarregado ele era retirado e colocado em cima do caminhão. No momento de carregar ele era colocado. Isso era feito pra ele não ficar batendo com o caminhão vazio, pois poucos caminhões tinham o recurso de suspendê-lo. Vi um truck desses recentemente na minha cidade, vou ver se consigo uma foto e te envio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parece que o motor era um V8 gazol de 148 CV 4 marchas reduzida eletrica

      Excluir
    2. negativo o f8 era 5 marchas e a reduzida no diferencial era a ar ele era freio a ar deferente do f7 que era freio a óleo e a reduzida era acionada a vácuo !

      Excluir
  4. Aqui em casa tem alguns móveis da CIMO contemporâneos a esse caminhão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelentes Móveis. Geralmente de Imbuia. Qualidade Superior. Madeira Maciça, diferente do que vemos hoje, que são de aglomerados, laminados. Para a época eram de bom gosto. Esta Empresa faliu, só sobrou hoje a Chaminé, bem no centro de Rio Negrinho/SC. Digite Natal Encantado, e vç verá a chaminé transformada em Vela decorativa de Natal.

      Excluir
    2. Me lembro que moveis cimo tinha um big job cor verde escuro .Já que estao falando de moveis cimo ...

      Excluir
    3. Neste Natal a decoração da antiga CIMO está mais simples. O antigo Prefeito caprichava mais. Não está tendo um bom número de turistas como nos anos passados.

      Excluir
  5. O caminhão é o alemão BUSSING///A moveis CIMO é que fornecia as poltronas de madeira das salas de cinema,no Nosso Cinema de Lorena-SP eram CIMO essas cadeiras.

    ResponderExcluir
  6. O Caminhão é da Marca Bussing. Era de Rio Negrinho/SC, e transportava móveis.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que a foto foi tirada no final da década de 60. É um caminhão Bussing - único na região Norte de SC, que transportava os Móveis da Marca CIMO - Cia Industrial de Móveis, de Rio Negrinho para o Sul/Sudeste do Brasil. O proprietário era o Sr. Bruno Kretschmer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verificamos outras fotos de caminhões antigos que transportavam os móveis e madeiras da CIMO, no Blog Rio Negrinho no Passado. Também encontrei fotos deste mesmo Sr. Bruno. Pelo que observamos estes Motoristas de antigamente eram bem cuidadosos com estes caminhões, pois os mesmos já tinham décadas de estrada e estavam bem conservados, mesmo com a falta de peças originais, visto que a maioria era importados. Grato e boa visita.

      Excluir
    2. era mandado no final de ano para a oficina fazer uma geral, aquela vez podia parar o caminhão dava dinheiro, minha família possui, 1 f5 1946, 2 f-6 1960 todos 0km, andava com 5000kg pra ir para o parana quando não carregava com mudança, chegava lá comprava 500kg de couro de boi dos açogueiro e vinham embora, quando chovia levam 15 dias para andar 2000km ida e volta, nao tinha estrada igual a hoje, meu avo ta com 87 anos conta as historias.

      Excluir
  8. Tenho um big job 1951 para vender, danmnt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. EU TRABELHEI COM UM CAMINHÃO FORD F 8 JA TINHA A REDUZIDA ELETRICA

    ResponderExcluir
  10. EU JA DIRIGI ESTE TIPO DE CAMINHÃO FORD F 8 CAMINHÃO POTENTE TINHA REDUZIDA ELETRICA

    ResponderExcluir
  11. fala amigo tenho um caminhão, ford f-8 com documento com motor caixa e diferencial vendo ele, se tiver interesse tenho como manda fotos dele 55-3422-1317 alegrete rs

    ResponderExcluir
  12. muinto bonito esse fordf.8 marcou epoca essa linha de caminhões ford foi lançada dois modelos de 1.948/51 oford.f7 e of8 of7 era equipado c/ motor de 8 cilindros continental e não era reduzido,. o f8 motor de 8 cilindros roket. mais potente ambos á gasolina e era reduzido;marcou epoca outro detalhe o f.8 era equipado original c/ freio a ar. o motor ercules á diesel automotivo surgio em 1.946 e era adaptado em alguns caminhões . em 1.954 surgio o f.8oo e tambem á gasolina ( como bebia)

    ResponderExcluir
  13. Nunca vi este tipo de caminhão - Bussing. Era a gasolina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheci somente com motor diesel.

      Excluir
  14. Conheci o Bussing na década de 50 -motor diesel alemão.

    ResponderExcluir
  15. Esse motor diesel era original, ou adaptado, quantos cilindros?

    ResponderExcluir
  16. Vanderlei da Silva25 de janeiro de 2015 20:05

    A Ford usou a reduzida elétrica em seus caminhões até inicio da década de 70, tanto no F-600 V8 a gasolina com 4 marchas sincronizadas quanto no 5 marchas caixa seca, ambos grandes beberrões. Até o F 600 diesel (Perkins) 6cc tinha caixa seca de 5 marchas com reduzida elétrica. Carregado, não precisava de 1ª marcha para arrancar, bastava engatar a 2ª, ligar a reduzida e ir embora. Muitos motoristas não gostavam da caixa seca da Ford porque a 1ª e a 2ª marchas eram em cima, uma ao lado da outra, o que exigia alguma habilidade do motorista, pois vi muitos que perderam o tempo do motor e precisaram parar e recomeçar tudo de novo.

    ResponderExcluir
  17. Carlos Henrique Walter21 de abril de 2016 21:51

    O enorme tanque era porque o Motor V8 Bebia muito e era a gasolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. V8 gasolina, não bebe tanto assim se compararmos com os diesel.

      Excluir
  18. Meu saudoso pai Estacílio Fagundes trabalhou 30 anos na Móveis Cimo S/A em Rio Negrinho SC. Esta bela foto do caminhão me traz boas recordações de minha infância. Um abraço a todos.

    Nelson Fagundes/Rio Negrinho SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma bela cidade com muitas paisagens ainda intocadas, apesar dos reflorestamentos.

      Excluir
  19. O F-8 Big Job com o motor original queimava muita junta do cabeçote, sem dizer que era fraco para o conjunto, ele é equipado com cambio 5 marchas freio a ar, reduzida a vácuo, rodas raiadas e freio a ar. Tenho um em minha casa para comprovar e ele era de meu avô, passou para meu pai e está conosco.

    ResponderExcluir
  20. Sr Hamilton, tens ele ainda? eh de negocio de repente, mande fotos (042)9.9961-9184 tbem Watz

    ResponderExcluir
  21. Meu pai teve um Bussing nos anos 60. Morávamos em São Paulo, na Capital, em São Miguel Paulista na Zona Leste. Meu pai transportava grãos com ele. Eu digo isso eventualmente e me dizem que nunca existiu essa marca de caminhão...eu recomendo pesquisar antes de afirmar o que não tem um mínimo de informação e me calo.

    ResponderExcluir