sexta-feira, 23 de março de 2012

Concessionária Citroen & Vemag ...


A representante "Automóveis Citroen Ltda." ficava à Rua Bambina, número 37, no Rio de Janeiro -RJ.

Nos anos 60, passou a representar também a DKW Vemag e sobreviveu até meados dos anos setenta com os Citroen.

Na foto, uma DKW Vemaguet Rio 1965 em frente ao prédio da concessionária (que ainda existe) e, ao fundo, ainda é possível ver parte da inscrição "CITR..." e parte do logo. A fachada do prédio é de vidro, então, vê-se também o reflexo da casa em frente...

A foto foi enviada pelo Claude Fondeville, filho de um dos diretores, Michel Fondeville, que aparece de terno na foto.

O Claude só lamenta -e lamentamos juntos- não existir nenhuma fotografia do show-room da concessionária com os Citroen DS e depois com os Citroen SM em exposição... Talvez, alguém as tenha e um dia apareça!

8 comentários:

  1. Com certeza lamentamos.E ao Claude felicitações automobilisticas a memória da história e do legado deixado pelos seus antepassados que fizeram parte. Sinto como se fosse hoje, a sensação de se ver um lançamento de um modelo novo, de uma novidade, pois naquela época as coisas eram bem diferentes dessa nossa era moderna. O tempo passa, o tempo voa.
    deJuarez-MT

    ResponderExcluir
  2. Um documento histórico de uma época em que era comum uma empresa representar duas marcas diferentes de veículos.
    Apenas acho que essa Vemaguete é modelo Rio de 1965.
    Em 1966 os parachoques perderam esse filete de borracha, que envolve toda a peça.
    Romeu.

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo, é Vemaguet RIO, 1965. E os pisacas passaram a ter um desenho, exclusivo do ano 66.

    ResponderExcluir
  4. Tenho na memória até hoje eu ajudando os empregados a decorar o salão com bandeirinhas para o lançamento do Belcar e Vemaguete RIO.

    ResponderExcluir
  5. Mesmo representando uma nova marca, mantiveram-se fiéis ao princípio da traction avant!

    ResponderExcluir
  6. bairro Botafogo... meu pai levava o nosso 11 legère lá.....saudade de ti, pai, saudade do francesinho....

    ResponderExcluir
  7. Buenas a todos:
    sou arquiteto por amor à profissão, hoje no Correios do RS, surfista por paixão e navegador do AVA por puro prazer de acompanhar a memória tanto do automobilismo nacional como do resto da galáxia...
    Nestas navegadas, procuro apreciar não só os veículos mas, principalmente, o entorno das fotos, os ambientes, as pessoas, em resumo a memória que não podemos perder.
    Lendo os posts antigos, cheguei neste da revenda Citröen da rua Bambina, 37 - Rio - RJ. Não pude deixar de ir atrás de mais imagens do prédio com traços modernistas da arquitetura carioca, possivelmente da época em que era capital do Brasil. Na pesquisa pela internet (que bom que hoje está disponível prá mais pessoas!), localizei num link do blog do Flávio Gomes de 2012 uma propaganda da revenda à época. Vou tentar enviar a imagem neste post, mas está disponível em http://flaviogomes.grandepremio.uol.com.br/2012/12/transformacoes/#!prettyPhoto . O mais legal disso tudo é que, finalizando esta pequena "cartinha" dou de cara com um comentário do Claude Fondeville sobre o AVA... Eta mundinho pequeno.

    ResponderExcluir