quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Trânsito de Brasília nos anos 60 ...


Trânsito de Brasília -DF no início dos anos 60.
Em destaque, vem vindo um Aero-Willys 1961 acompanhado de dois modelos da picape Ford F-100 1962: a vermelho e branca é segunda série, enquanto que a verde e branca é da primeira série.
No estacionamento, uma Kombi Luxo 1959/60, Fuscas, Aero Willys, Dauphine, FNM JK, Mércury, DKW Camioneta, Jeep, Simca...
guilhermedicin@hotmail.com

8 comentários:

  1. O Aero, pela cor da placa é um táxi, assim como o Fusca na cor laranja. Os parachoques e calotas brancos do fusca sugerem um modelo "Pé de Boi"?

    ResponderExcluir
  2. Isso que se chamava um instantaneo. Que belezura de foto, um postal como diziam, hoje é `postar´ Que felicidade ter a idéia de registrar um instante como esse. E nem de longe imaginaria estar postado, instantaneamente vizualizado pelo mundo inteiro, através dessa ferramenta internet, num longínquo 2012, bota aí 50 anos depois, mas que por tráz tem alguem que tambem bate um coração, como já dizia um poeta(TOM JOBIM). Um momento ensolarado, repleto de obra de arte(automotiva), por que não. Esses design, cores, situação do momento, e objetivos, isso é arte sim, e arte é cultura. Presenciei algo bem parecido, e lembrei-me com forte emoção ao abrir a foto, e que me fez voltar de supetão, a aqueles coloridos dias. O mundo mudou muuuuito, o objetivo é sempre pra melhorar tudo, mas olhar o passado através dessa janela(fotografia), é emocionante.Não vou nem comentar os detalhes da foto, por que a emoção é maior.
    Ficamos gratos a todos os envolvidos pela emoção proporcionada. Em especial ao Guilherme, garoto de espirito de resgate, cultural, emocional e automotivo.
    (só por isso, assim que puder, colaborarei com o mantenedor do blog AVA, com certeza.)
    OBRIGADO.
    deJuarez-MT

    ResponderExcluir
  3. É, Juarez, ninguém imaginava que uma foto como esta poderia, hoje, estar aí rodando o mundo através da internet. Entretando, parece que havia pessoas dotadas de incrível presença de espírito e sensibilidade que, diferentemente de outras, sabiam que registrar um momento como este, não era algo sem importância, como muitos poderiam pensar, mas o retrato do cotidiano de toda uma época. Uma mera foto tirada na rua hoje, pode trazer recordações e revelar detalhes superpreendentes no futuro.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  4. Acredito sim, que ainda tenha alguns destes andando lá mesmo em Brasilia, afinal eles sempre tiveram bom folego.

    ResponderExcluir
  5. Avenida W-3 Sul altos da 508 na sequencia dos três blocos o terceiro era aonde funcionava a NOVACAP, DTUI e CEB, já no quarto bloco ficava na 507 tinha o Cine Cultura, era um cinema pequeno porem confortável, nesta parte da avenida ficava as melhores lojas comerciais, bancos, cinema, etc. Bar Mocambo, Restaurante Caravelle, lojas Paranoá, e acabou a memória...os carros coloridos e belos.

    ResponderExcluir
  6. o jeep parece ser dos primeiros modelos cj 5 importados na o final da década de 50 com caixa de roda em forma de meia circunferência

    ResponderExcluir
  7. Bela foto!
    Com relação a picape Ford F-100 vermelha e branca 1962, saberia informar até qual ano ela foi fabricada?
    Creio que esse modelo saiu nos anos de 1962 e 1963, mas não tenho certeza.

    Grato

    Fco. Souza

    ResponderExcluir
  8. Bar MOCAMBO, Restaurante CARAVELLE - Bom demais lembrar disso, dos dias que vivi por aquelas bandas, por dois anos. Ah!Saudade!!!!Lindas meninas que fizeram felizes aqueles dias da minha áurea juventude.Cadê elas???Onde se esconderam durante este meio século ??Xerem
    Neoclair Aparecido Ribas - (16) 99609=1749

    ResponderExcluir