quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Chevrolet Chevette 1975 : 150.000 ...


18 de setembro de 1975 foi um dia importante na General Motors de São José dos Campos -SP. Nesse dia, saiu da linha de montagem o Chevrolet Chevette de número 150.000!
É muito Chevette!
Foto enviada pelo César Rogério Assad.
guilhermedicin@hotmail.com

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Expresso Brasileiro na via Anchieta ...


O ônibus da viação Expresso Brasileiro colorindo a paisagem da via Anchieta com as cores "verde e amarelo" entre as cidades de São Paulo e Santos em 1954.
Com certeza o fotógrafo ficou à espera do ônibus para compor este belo cartão postal!
guilhermedicin@hotmail.com

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Ford A Phaeton 1929 ...


Depois do grande Lincoln L Sport Touring 1929 da postagem abaixo, vale voltar a homenagear o popular "Fordinho 29".
Na foto, o Ford Model A Phaeton 1929 na cidade de Campanha -MG, com paralamas e rodas pretas, sem faixa branca nos pneus, como quis Henry Ford.
guilhermedicin@hotmail.com   

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Lincoln L Sport Touring 1929 ...


Jovem casal e o maravilhoso Lincoln Model L Sport Touring, provavelmente de 1929, no Rio de Janeiro -RJ em 1930.

O carro é esplêndido em todos os detalhes e vale chamar a atenção para o ornamento sobre a tampa do radiador.
Em comparação aos Cadillac, Packard e outras marcas de luxo, parece que os Lincoln venderam bem no Brasil. Certamente, devido a capilaridade das "Agência Ford" e a popularidade dos Ford T e A.

Fato interessante é que, anos depois, com a inevitável desvalorização sofrida pelos bens, muitos desses carros foram transformados em picapes (ou caminhõezinhos) aproveitando sua motorização potente e o grande entre eixos. Daí, nem Rolls-Royce escapou! Outra utilidade encontrada, é que em grandes cidades foram usados como lotação!
guilhermedicin@hotmail.com  

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Posto Texaco em 1936 ...


Inauguração do novo posto de gasolina e "centro automotivo' da Texaco na cidade de Teresópolis -RJ.
Reparem na presença de duas bombas de gasolina, a "coqueiro" e outra moderna.
Compondo a requintada arquitetura, globos de vidro da Texaco foram instalados no alto, ficando também um pouco mais distante de uma possível ação de vandalismo.
O caminhão que aparece na foto é um Internacional, mas esta bela construção mais combina com os clássicos norte-americanos das décadas de 1930 e 40!
O posto pertencia a José Joaquim de Araújo Regadas (que aparece na foto com terno escuro).
Foto: Blog MariaGasolina.
guilhermedicin@hotmail.com

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Studebaker Commander 1951 ...


O chofer de praça posa orgulhoso junto ao Studebaker Commander 1951, na cidade de Jundiaí -SP.

Devemos destacar o adorno usado no parachoque, estes arcos, que por aqui ficou conhecido como "puleiro de galinha". Certamente entrou num pacote de acessórios, junto ao retrovisor externo (sim, era acessório!), a antena dá evidência da existência de um cobiçado rádio, mais os pneus faixa-branca.
Outro detalhe interessante é que o retrovisor interno dos Studebaker ficavam sobre o painel, sem prejuízo à visibilidade, mas neste Studebaker da foto o retrovisor foi colocado no teto, igual aos outros carros...
Modelo pra lá de interessante.
Foto: Maurício Ferreira, "Sebo Jundiaí".
guilhermedicin@hotmail.com  

sábado, 19 de janeiro de 2013

Chevrolet Brasileiro 1957 ...


A "Agência Chevrolet" de Carmo do Paranaíba -MG recebe os Chevrolet Brasileiro em 1957.
Este é o primeiro modelo fabricado pela Chevrolet no Brasil e parece que não tem nome! Ficaram popularmenete conhecidos como "Marta Rocha nacional", mas uma propaganda antiga o chama de "Chevrolet Brasileiro". Faz sentido, já que o modelo lançado no ano seguinte foi batizado de "Chevrolet Brasil".

A primeira pick-up, à direita, é uma Marta Rocha 1956, certamente de uso pessoal do dono da Agência e, serve bem para compararmos a diferença entre a cabine norte-americana e a desenvolvida pela GMB.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Nash Ambassador 1951 ...


Nash Ambassador 1951 exibindo seu exótico e inconfundível desenho nas páginas da revista Quatro Rodas em 1982. Dizia a notinha que o carro pertencia ao colecionador "Eljo Aragão" e que fora comprado em 1974 num depósito de carros velhos.
Foto enviada pelo Aguinaldo Martins.
guilhermedicin@hotmail.com

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Opala 1972 : Museu da Chevrolet ...


Na década de 1990 a General Motors do Brasil reuniu um acervo de mais 80 veículos históricos e outros milhares de ítens para montar um festejado "Museu da Chevrolet" que seria erguido no berço da indústria automotiva brasileira, a cidade São Caetano do Sul -SP. Com o rico acervo formado, mas sem prédio, já em 2002, os carros foram cedidos ao Museu da Ulbra, na cidade de Canoas -RS. Porém, com o fim do dito Museu há alguns poucos anos, a "Chevrolet" se desfez de seu acervo histórico que contava com ítens que só mesmo a própria fabricante poderia reunir, como primeiras e últimas unidades de modelos como Chevette, Opala, Monza, Kadett, Celta, Ômega e outros...

Uma empresa é feita por pessoas. Se na década de 1990 era feita por apaixonados como André Beer, Luiz Cesar Fanfa, Pinheiro Neto e outros que tiveram a louvável iniciativa de resgate e valorização da história do automóvel; os anos 2000 ficou marcado como um lamentável retrocesso na cultura do automóvel antigo. Resta-nos acreditar que novamente as montadoras possam incentivar e também passem a resgatar suas próprias histórias.

Na foto, um Chevrolet Opala Luxo Cupê 1972 no estande da Chevrolet no memorável encontro promovido pelo VCC-MG na cidade de São Lourenço -MG em 1995. A foto foi feita pelo Mário Cézar Buzian, que explica que o Opala Luxo 1972 retratado era de "baixíssima quilometragem" e havia sido doado por um ex-funcionário justamente para compor o Museu da Chevrolet, bem como o modelo branco de 1969 que aparece na foto.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Ford Corcel II 1980 : 1 milhão ...


Tapete vermelho no final da linha de montagem para o Ford Corcel II LDO, comemorando a marca de "1 Milhão" em 1980.
Que fim terá tido esta unidade?
Foto: Mário Cézar Buzian.
guilhermedicin@hotmail.com

domingo, 13 de janeiro de 2013

JK & Ferrari de Casini ...


Fotografia de Juscelino kubitschek em 1952, quando era governador de Minas Gerais, junto ao carro de corrida de Henrique Casini, uma Ferrari?
guilhermedicin@hotmail.com

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Agência Chevrolet em Lambari -MG ...

Agência Chevrolet, dos irmãos Biaso, na cidade de Lambari -MG, em 1929 ou 1930.

Na foto acima, dois exemplares novos devidamente posicionados para sair na fotografia. O primeiro Chevrolet, à esquerda, é um caminhão, por causa do parachoque, colete de radiador pintado, pneus e altura. Na segunda vaga é um automóvel. Esse modelo é conhecido no Brasil por "Chevrolet Ramona", sabe-se lá porque... Perto do caminhão há uma motocicleta, ou "motor", como chamavam à época. Será que alguém identifica?

À calçada, uma bomba de gasolina para completar o cenário.
O automóvel estacionado me parece ser um Oakland Phaeton 1925, ostentando rodas em disco, "caça mulata" e um ornamento sobre o radiador que também mede a temperatura da água.

Abaixo, estoque de peças genuínas para reposição: feixes de mola, eixo, câmbio, escapamento, parachoques... e mais as ilustrações na parede.
Acima, outro Chevrolet Ramona.

Fotos enviadas pelo André Gesualdi.
guilhermedicin@hotmail.com

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Fiat 509A Torpedo 1927 ...

Uma bonita Fiat 509A Torpedo, provavelmente de 1927, desfilava pelas ruas da próspera cidade de Santos -SP, que escoava toda a produção de café do Brasil. Logo depois, com o crash da bolsa de NY em 1929, o negócio ficou seriamente abalado.

Abaixo, pose com a Fiat, que nos permite apreciar sua carroceria especial de perfil baixo e apenas duas portas. Encarroçado por encomenda?
Nota-se também que os paralamas, estribos e farois são em uma cor -certamente preto- e o resto da carroceria e rodas é em outra cor, que me parece até um pouco fosco.
E, passeio e registro fotográfico na praia. Belíssimo automóvel.
guilhermedicin@hotmail.com

domingo, 6 de janeiro de 2013

Inauguração da agência Ford em 1952 ...

Dia de inauguração na "Getúlio N. Carvalho Veículos", a nova Agência Ford da cidade de Juiz de Fora -MG, em janeiro de 1952.

Na foto acima, provavelmente o dono da nova concessionária com a fila de Ford's novinhos à espera de um comprador! E, curiosamente, nenhum Ford norte-americano, todos europeus!

Da esquerda para a direita, dois furgões Fordson, dois Ford Taunus G93A, um Ford Consul e um raro Ford Pilot. Importante notar também o bloco de motor exposto sobre cavaletes.

Na foto abaixo, um grande banquete para convidados e eventuais compradores. No alto, um cartaz com a imagem de um elefante dizendo: "Caminhões Ford duram mais! e gastam menos!"
Dos caminhões em exposição, da direita para a esquerda, um Ford Thames (alemão), um Ford Cargo (francês), e diversos caminhões da série "F" norte-americana, que deve passar pelos F-8, F-6, F-5 e picape F-1.

Foto do blog Mariadoresguardo.
guilhermedicin@hotmail.com  

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Ford Mustang conversível 1966 : Tatos Garage ...


Com o término da restauração do Comet Sedan 1960, apresentado aqui no AVA em 26 de junho de 2012 e aguardando apenas os detalhes finais para sua exibição (posso adiantar que ficou maravilhoso), os esforços da oficina de restauração do museu Tatos Garage se voltam a ressurreição de mais um automóvel: um Ford Mustang 1966 conversível. Mais uma novidade do inesgotável estoque de carros do Carlos Eduardo Wahrlich, o Tato.

Nas fotos acima, o dia em que o Mustang conversível foi comprado, na cidade de Santa Cruz do Sul -RS, em junho de 1985. Abaixo, como se tivesse atravessado os anos em uma cápsula, o Mustang acorda de seu sono em 2013 para voltar ao estado de quando saiu da linha de montagem da Ford, em 1966.
guilhermedicin@hotmail.com

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Show das Simcas : cartão postal ...


Cartão postal em local desconhecido, mas com uma surpreendente fartura de Simcas: são seis em uma simples fotografia casual!
Destaque para a Simca Jangada 1962/63 vermelha na esquina; à sua frente, Simca Rallye Especial Emi-Sul, na cor "Azul Horizonte metalizado", segundo o Tato, referência no assunto "Simca". À frente da "Azul Horizonte", outra rara Simca Jangada. Como não poderia faltar, o Vw Fusca está presente, mas apenas um! Aparece também DKW-Vemag, Rural Willys e uma Ford F-350 1960 azul e branca, com carroceria baú bastante bonito.

Digno de nota também o bonito prédio, com a arquitetura honesta, bem como o calçamento perfeito com os paralelepípedos...

Foto enviada pelo Elemar Altermann.
guilhermedicin@hotmail.com

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

FNM JK-2.000 1961 no cartão postal ...


Cartão postal da cidade de Belo Horizonte -MG, com a aparição do charmoso Fenemê JK-2.000, 1961?.
guilhermedicin@hotmail.com