terça-feira, 25 de setembro de 2012

Rolls Royce Silver Wraith Sedanca de Ville 1948 ...

Nobres Rolls Royces têm nomes grandes, como este Silver Wraith Sedanca de Ville encarroçado pela H.J.Mulline.

Este Rolls-Royce foi encomendado novo por Adhemar Pereira de Barros em 1948, tendo ficado com ele por muitos anos, sendo usado inclusive na posse do governo do Estado de São Paulo em 1950.

Na foto, o cantor Erasmo Carlos junto ao belo automóvel na antiga sede do governo do Estado de São Paulo, o Palácio Campos Elíseos.

No auge da "jovem guarda", os ídolos desfilavam em grandes carros e Erasmo estava ficando pra trás na concorrência, até que comprou o famoso "Rolls Royce do Adhemar"! Tinha bom gosto o rapaz...

Foto enviada pelo Alexandre Bezerra Galindo.
guilhermedicin@hotmail.com

domingo, 23 de setembro de 2012

Mercury 1951 & Studebaker Starliner 1952 ...


O bonito Mércury Sedan 1951, já com alguns anos de uso mas ainda cheio de charme. Atrás dele, escondido, tão interessante ou mais: Studebaker Commander Starliner 1952!
Foto em São Paulo, bairro Moema, em moemadetantashistorias.blogspot.com .
guilhermedicin@hotmail.com

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Peugeot 504 no Brasil ...


Um Peugeot 504 na cidade de São Paulo em 1982.
O carro pertencia ao cunhado do Paulo Levi, que fez a foto e agora a compartilha conosco.
guilhermedicin@hotmail.com

Peugeot 504 2000SE 1976 na Argentina ...

     
O Oscar Armando Baldoni nos envias fotos de uma experiência enquanto foi sócio de uma concessionária Peugeot na Argentina, na cidade de Necochea,  500Km ao sul da Capital.
A concessionária foi fundada em 1974, mas não havia tido nenhuma festividade na inauguração, quando em 1976, decidiram realizar uma grande festa de arromba, no melhor local da cidade: os salões do Cassino, uma bela e luxuosa construção de frente para o mar, em 30 de agosto.
Acontece que havia um erro de projeto que não permitia a entrada de um automóvel nos salões, daí, a grande "mão de obra" retratada nas fotos acima, sendo utilizado um guindaste para elevar o carro até o andar mais alto, depois uma rampa para driblar algumas estruturas de cimento até que o Peugeot pudesse entrar na prédio.

Nas fotos abaixo, depois de muito trabalho, o carro chegando ao local da festa.
Acima, fotos da festa em torno do Peugeot 504, com 600 convidados, sem ninguém entender como o carro chegou alí.

Nos informa o Oscar que a concessionária existiu até 1979 e o carro das fotos foi comprado por um construtor de apartamentos que esqueceram de convidar...
guilhermedicin@hotmail.com

domingo, 16 de setembro de 2012

VW Passat 1976 & 1977 ...

Dois VW Passat, acima o 1976 fazendo pose com a cidade de Juiz de Fora -MG ao fundo em junho de 1980. Reparem nos batentes do parachoque e nas saudosas placas amarelas.

Abaixo, Passat 1977 junto ao proprietário, Walter Pacheco.

Nado como ver os "passatinhos" como eram quando novos, desconstruindo a imagem de carros velhos que acostumamos a ver no dia-a-dia.


Fotos: Cássio Geovane Moreno, publicadas no blog Mariadoresguardo.


guilhermedicin@hotmail.com

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

FNM Onça 1966 ...



FNM Onça 1966, um protótipo criado pela Fábrica Nacional de Motores, sob a batuta de Rino Malzoni, apresentado no Salão do Automóvel e revistas do ramo em 1966. Ficou bonito.



terça-feira, 11 de setembro de 2012

Simca Chambord 1961 ...



Aproveitando o "clima família" com os automóveis, inspirado pela Camioneta DKW - Vemag da postagem abaixo, o Alexandre Goerl nos envia foto de um passeio/ pescaria a bordo do Simca Chambord 1961 da família. Ele é o garoto segurando o binóculo.



segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Camioneta DKW-Vemag 1959 ...



Camioneta DKW-Vemag (que ainda não era "Vemaguet", mas acho que também não era mais "Universal"), produzida no Brasil, cujo o ano de fabricação está entre 1958 e 1960.

O modelo da foto apresenta como acessórios pneus faixa-branca, adorno nos parachoques e farois de milha.


Na fotografia amadora, a Camioneta Vemag está fazendo o que as fotos oficiais de fábrica gostavam de sugerir: um carro família, para se curtir uma "praia" em fins de semana, ouvindo um rádio (no teto!) e certamente um pic-nic com as crianças e mulheres felizes. Ao proprietário e pai de família, sobrou a incumbência de fazer a fotografia. Para nossa apreciação.


Foto enviada pelo Francisco Johnscher Neto.


terça-feira, 4 de setembro de 2012

Ford Gálaxie 500 1967 ...



Ford Gálaxie 500 1967, o carro brasileiro mais luxuoso e caro de sua época, em desfile pela cidade de Santa Rosa -RS em 1968.


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Fiat Spazio 1983 ...

Lançamento do modelo Spazio pela Fiat Automóveis do Brasil, em 1983.

Fotos no blog Showroomimagensdopassado; indicação do Leandro José de Oliveira, que está restaurando um Fiat Spazio 1983 e lembrou-se destas fotos ao ver o L'Automobile Ventura contracenando com um avião em uma postagem logo abaixo.

O apêlo à associação da imagem de automóveis à aviões é bastante antiga nas "fotos oficiais". Os americanos têm imagens belíssimas de seus carros junto aos aviões, principalmente no período pós Guerra. No Brasil não foi tão explorada, mas aqui estão dois exemplos do marketing nos anos oitenta.
guilhermedicin@hotmail.com

domingo, 2 de setembro de 2012

Salão do Automóvel 1970 : Puma , FEI X-3 , Opala e Ford ...

Raras fotografias do Salão do Automóvel de 1970!
No alto, o raro Puma GTE conversível; acima o FEI X-3, protótipo feito pela Faculdade de Engenharia Industrial, sob a batuta de Rigoberto Soler e com mecânica Dodge.



No Salão, o FEI X-3 era amarelo, hoje o carro ainda existe, mas em outra cor.

Abaixo, o Chevrolet Opala 2.500. Apresentado no Salão de 1968, ainda era uma novidade em 1970 e duraria, com muitas 'plásticas', até 1992.


As fotos foram enviadas pelo Rui Pastor e na imagem abaixo aparece a sua tia fazendo pose junto ao Opala.Vista parcial, com destaque para o stand da Ford, mostrando picape Ford F-100, picape Ford F-75 (inclusive numa combinação de cores que acredito não ter sido oferecida ao mercado), Rural e Corcel Cobra -outro protótipo. Mais adiante, caminhões Fenemê e Mercedes-Benz...
guilhermedicin@hotmail.com