
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Rural Willys 1964 ...

quinta-feira, 29 de abril de 2010
Officina Chevrolet em 1934 ...

quarta-feira, 28 de abril de 2010
Réplica Ford 1896 - Gabriel Morais ...




terça-feira, 27 de abril de 2010
Alfa Romeo P3 Grand Prix do Roberto Lee ...

Me chamou a atenção a presença de um monoposto de corrida dentro da vitrine da loja em inauguração. Displicentemente, eu ainda disse que não sabia qual era ela... Instantes depois, recebo o e-mail do Pedro Henrique Baleiro com essas fotos inéditas... Ora bolas! É claro que eu conheço essa "baratinha"!
É "a" Alfa Romeo P3 Grand Prix que pertence ao acervo do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas -MPAM- ou mais conhecido por Museu de Caçapava-SP ou Museu Roberto Lee.
Essa Alfa pertenceu à corredora Hellé Nice , com o qual sofreu um grave acidente em São Paulo ainda nos anos 30, sendo então recolhida ao pátio do Detran, onde ficou por muitos anos. Até que foi cedida ao nosso grande pioneiro antigomobilista, Roberto Lee, para compor seu pujante Museu durante os anos sessenta.
A história dessa Alfa P3 é formada por diversos retalhos... Quem sabe um dia alguém junte tudo. Mesmo sua estrutura ainda é polêmica, não se sabe ao certo o que é 100% original ou o que já foi alterado (talvez para melhor performance na época, ou em função de seu acidente), tanto é que por vezes é tida como sendo do modelo Monza.
Vejam mais sobre Hellé Nice: http://www.antyqua.com.br/artigo41.php
Atualmente a P3 se encontra no galpão da "Fazenda Esperança", sede do Museu, na cidade de Caçapava-SP.
Devo dizer que sou um grande fã do Roberto Lee e do MPAM -mesmo nunca tendo feito referência à ele aqui nesse espaço, propositalmente. Daí, a minha grande satisfação em encontrar essas duas fotos, onde pode-se ler no cartaz pregado na parede: Visite o Museu Paulista de Raridades Mecânicas em Caçapava-SP.


segunda-feira, 26 de abril de 2010
Concessionária Alfa Romeo 1974 -Inauguração ...

domingo, 25 de abril de 2010
Caravana da Integração Nacional ...

Brasília é o monumento maior do governo de Juscelino Kubistchek. Mas, dois meses antes de sua inauguração, a cidade recebeu a visita e o festejo de outra grande conquista do governo JK: a indústria automobilística!
Havia surgido a ideia em realizar uma grande caravana de automóveis produzidos no País, saindo das regiões dos quatro pontos cardeais e encontrando-se no centro do País, na mais nova cidade: Brasília.
A caravana do Sul saiu de Porto Alegre-RS percorreu 2.200 Km.
A caravana do Oeste saiu de Cuiabá-MT e percorreu 1.100 Km.
A caravana do Norte saiu de Belém-PA e percorreu 2.220 Km com muita dificuldade através da rodovia Belém-Brasília.
A caravana Leste teve a largada inicial do Rio de Janeiro e percorreram 1.200Km, porém, seus integrantes haviam partido antes de São Paulo.
As quatro caravanas encontraram-se no dia 02 de Fevereiro de 1960, sob um dia de chuva. Juscelino os recepcionou: descendo de seu helicóptero, entrou em uma das 25 Romi-Isettas que vieram rodando na Caravana Leste. Então, o grupo de 130 automóveis brasileiros e 287 expedicionários desfilou pelas ruas da Brasília ainda não inaugurada.
Foi uma viagem épica naquele que assumia ser um grande país, gerido por um grande presidente.
Na imagem acima: Kombi, DKW-Vemag, Simca Chambord, Chevrolet Brasil, Internacional, Rural, Vw Sedan, desfilando pelas avenidas daquela grande cidade. Ao fundo, os prédios dos ministérios.
Na foto abaixo, a Caravana Leste em frente ao Palácio do Catete no Rio de Janeiro prontos para a largada.
Aparece na foto: Rural Willys, três Simca Chambord, Toyota Land Cruiser, Kombi e Vw Sedan sob a bandeira com as cores verde-amarelo.
Acima, os utilitários perfilados.
O ônibus que aparece na foto é muito bonito. Um FNM encarroçado pela Caio, com um grande "cuore" frontal ao lado do caminhão Mercedes "bicudinho" e dos "Cara-Chata". Ao fim estão os Internacional Harvester.
Acima, parte do "rabo de peixe" da Simca Chambord, o Jeep Willys em destaque, atrás a Rural Willys, seguido por uma Chevrolet Amazonas.
Abaixo, fileira de Willys.
A coluna Norte passando por diversos atoleiros para chegar à nova capital federal brasileira.
Essas fotos pertencem ao acervo do "O Globo" e, mais pode ser visto através do link para a coluna do Jason Vôgel, que é http://oglobo.globo.com/economia/carroetc/mat/2010/04/20/brasilia-quilometro-zero-caravana-da-integracao-nacional-viagem-pioneira-nova-capital-916394368.asp#coment indicado pelo Juliano Dalla Rosa .
guilhermedicin@hotmail.com
sábado, 24 de abril de 2010
Pontiac De Luxe Custom Catalina 1953 ...

A imagem é de 1978 e nela estão a esposa e a filha do Tato muito bem acompanhadas do Pontiac agora restaurado.

Esse Pontiac teve sua restauração dada por concluída há poucas semanas pelo Carlos Eduardo Wahrlich, o Tato, proprietário do veículo há mais de três décadas.
Fotos desse mesmo carro em 1979 foram apresentadas no post Tatos Garage 1975 & 1979 ...07 & parte da restauração dele pôde ser vista no post Tatos Garage ...06 daquela matéria especial que o AntigosVerdeAmarelo fez para comemorar a inauguração do Museu a apresentá-lo.



Daí a grande satisfação em ver esse carro voltar à cor em que saiu de fábrica e, originalíssimo!
O nome dessa cor é Laurel Green over Milano Ivory.
Aqui fica a dica para quem tem dúvidas em qual cor pintar seu carro na hora da restauração: a cor original!


Imaginem comigo, a visão de futuro que é preciso ter para ter aproveitado aquela oportunidade, o cuidado para ter preservado esses vidros por tanto tempo... Imaginem quantas vezes ao ver os vidros guardados, o Tato sonhou com a hora em que iriam para o carro? E agora nesse momento, vê-los embelezando e abrilhantando esse belo resultado final, mostrando que o amor ao automóvel e a arte de colecioná-los acompanha uma pessoa durante toda a vida.
Nessa restauração, o Pontiac também recebeu frisos OKm, comprados nos EUA, deixando-o assim, definitivamente em estado de recém saído da linha de produção.
Abaixo, foto da bateria Delco, de seis Volts que era do próprio Pontiac e que agora voltou ao seu motor, deixando-o invejavelmente original.



Abaixo, uma imagem do Pontiac De Luxe Custom Catalina 1953 pouco antes de entrar em restauração.Vale lembrar que o endereço do museu Tatos Garage é: Av. Benjamin Constant, número 1470, cidade de São Francisco de Paula-RS.
Porém, chegando à cidade, há o "Centro de Informações da Cidade" na avenida de entrada, onde o visitante será orientado a encontrar o Museu.
O Tatos Garage recebe visitação aos finais de semana e feriados, das 10:00 às 12:00hs e 14:00 às 17:00.
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Ford Gálaxie & família ...

Na primeira imagem, um Ford LTD 1969, na cor Vermelho Meteoro e com vinil preto.
Abaixo, um LTD Landau 1972, modelo 1973, na cor Turqueza Mônaco metálico e com o vinil cor areia em um desfile.
Provando a distinção da família Gálaxie, os modelos do "Tio" eram sempre requisitados para levar as noivas da família à igreja.
Acima, Landau 1979 na cor Cinza Executivo metálico.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Tupã-SP & automóveis à calçada ...

Na foto acima, um automóvel Ford 1938 adaptado às necessidades de seu proprietário que o cortou ao meio, transformando-o em uma picape, contrastando com a charrete.
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Poços de Caldas & Bel Air em duas épocas ...

terça-feira, 20 de abril de 2010
Águas de Lindóia -2010 (2) ...


É claro que nem todos estão nas fotos mas, vejam o Ford Fairlane Skyliner 1958 nas duas primeiras imagens, lindíssimo! Esse é o modelo em que abre-se a tampa do porta-malas e o teto se retrai para dentro, tornando-o um belíssimo conversível.
Na foto abaixo, o Facel Vega, estrela de Araxá-MG.


Abaixo, Studebaker Commander 1938 à venda.


Abaixo, duas Mercedes descansando sob a sombra.



Abaixo, os novos brasileros: Lincoln... Da mesma safra de tantos outros Mustang, Camaro, Corvette...


Abaixo, a picape Studebaker R-6 1952.



Bem como os Volkswagen, radicalmente originais!
E quem disse que carro com grande escala de produção não é interessante quando original? Estão aí os Fuscas, Passat, Brasília e Gol 1980, já com placa preta.




Abaixo, Ford Maverick GT, com as rodas e calotas originais.


Abaixo, Corcel Belina, impecável e à venda.



Abaixo, mais um carro interessante à venda. Um Buick 1928. Ótimo projeto!


guilhermedicin@hotmail.com