terça-feira, 24 de março de 2009

Ford GT40 ...1


Turma, esse assunto do Ford GT40 ganhou muita importância com os relatos e contribuições fotográficas do próprio Sidney Cardoso.

O que requer uma maior organização. Então, por uma sugestão do próprio Sidney, resolvemos reorganizar o espaço. Faremos assim: apaguei os tópicos passados sobre ele, e iremos colocá-los agora na ordem cronológica dos fatos, daí, o Sidney vai contando a história e os acontecimentos do GT40 enquanto esteve com ele.
Assim fica mais didático, já que esse nossso blog tem a pretenção de ser fonte de visita perene a todas as fotos, não, "fotos do dia".
-Infelizmente os comentários dos amigos também foram apagados, mas por favor, façam-os navamente.
-O Sidney promete ainda fotos inéditas.
Aqui ao lado, o GT40 sendo comprado da Inglaterra. Com a palavra agora, o Sidney Cardoso:

6 comentários:

  1. Guilherme,

    Tenho muita honra em ser amigo do sensacional Sidney Cardoso,que conheci desde os tempos do Blog do Gomes,e que é grande amigo da família Greco...Só de ouvir a Adriana e a Ornella contarem as estórias que permeiam essas imagens,já fico arrepiado...
    São momentos únicos,que pouquíssimos mortais tiveram a oportunidade de testemunhar...
    Grande Sidney,apesar de estar temporariamente afastado dos meus papos e visitas aos sites de nossos parceiros,quero lhe deixar um forte abraço,e lhe avisar que em breve vamos nos encontrar por aí,para colocarmos os "papos em dia',como velhas comadres,rsrsrsrsrs !!!
    Guilherme,meus parabéns por incluir essa parte viva da nossa recente história !!!!

    Mário Buzian - Ivoti/RS

    ResponderExcluir
  2. Guilherme, reitero o que disse: se você precisar largar a medicina, vai ganhar a vida tranquilamente como jornalista. Essa história que você garimpou com o Sidney Cardoso é demais! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Guilherme
    Desculpe-me a demora é que acabei de encontrar bastante fotos inéditas, em cores, da chegada do GT 40 no porto do Rio, como são de slides com o tempo ficaram com fungos e estou consertando-as agora dentro de meus limites. Hoje acabo de consertá-las e te prometo que amanhã, aliás hoje à tarde, virei aqui contar cronologicamente acompanhando as fotos, a história deste GT 40 enquanto esteve com nossa equipe de 1969 a 1971.

    Como te disse e depois falarei aqui, não consegui acompanhá-lo depois que vendemos porque fui operado e fiquei num hospital. Possuo apenas os resultados que peguei com o Ricardo Cunha, porém tenho muita esperança que, por esse blog ser interativo, nós possamos receber contribuições das pessoas que correram com ele após ser nosso e, quem sabe, poderemos ter a história completa dele no Brasil.

    Mário Cesar
    Sem querer rasgar seda, a honra foi minha, você além de ser um cara sensacional fez um site fantástico sobre o Lorena. O Guilherme, da mesma forma que você, me entusiasmou a contar a história desse carro. Descobri que depois de velho só pego no tranco pra escrever.

    Quanto à Adriana e Ornella as duas são encantadoras, pessoas maravilhosas.

    Luiz Augusto
    Ele é ótimo como jornalista, mas a medicina também é muito importante pra nós.

    Amigos
    Até logo mais!

    Ah, Guilherme, vou te enviar várias fotos, mas, por favor, faça uma seleção das que quiser postar sem constrangimento algum em não publicar muitas. Sei que não há espaço para todas, só as enviarei para que você com essa veia jornalística escolha as que achar melhor.

    ResponderExcluir
  4. Turma, já recebi as fotos, vem coisa muito interessante por aí. Despreocupem-se, são muitas fotos boas!
    Luís, só largo a medicina depois que eu formar!! hahah

    Abraço à todos,

    ResponderExcluir
  5. Tá vendo o que vc arrumou, agora aguenta que vc será testemunha viva da história....como diria o locutor do REPORTER ESSO (coisa do meu tempo e do Sidney) e a gente vai se deliciar com estas pessoas fabulosas, gente do bem, só coisas boas. Isto está faltando no cotidiano do povo brasileiro, vc vivenciará os anos 60 e 70 e verá como o povo brasileiro era feliz e não sabia.

    ResponderExcluir
  6. Francisco Pellegrino

    Antes de começar a narrar, veja como esse mundo se tornou mesmo uma Aldeia Global, você falou no saudoso Repórter Esso.

    Acredita que houve uma corrida cujo nome era Corrida Repórter Esso, o Gontijo Teodoro que o apresentava foi lá no autódromo, conversou conosco e depois foi na entrega dos prêmios na Federação de Automobilismo do Rio de Janeiro, tenho uma foto da hora que estava recebendo o troféu da representante da Esso com ele sentado à mesa.

    Anos depois fui cursar jornalismo na Universidade Estácio de Sá e um de meus professores era nada mais nada menos que o próprio Gontijo.

    Bem, vamos a história desse Ford GT 40 de chassis número 1083:

    Meu irmão Sérgio Cardoso, como muitas das pessoas que gostam de automobilismo de competição, era vidrado no Ford GT 40. Desejava tanto correr com ele que acabou convencendo nosso pai a importar um, por falta de sorte faleceu naquele acidente no treino da corrida em Petrópolis em 1968, não podendo ver o carro chegar.

    O carro já estava encomendado, Carlos Alberto Scorzelli que falava Inglês fluentemente foi à Inglaterra adquiri-lo. Ele é o de cabelos pretos que aparece na primeira foto.

    Lembro-me que ele voltou super entusiasmado, pois havia andado com ele na pista particular da Motor Racing Enterprises.

    Ele nos dizia que nunca havia visto nada igual, que engatava a primeira marcha acelerava e sua cabeça era jogada violentamente pra trás e o corpo ficava como que colado no banco e assim sucessivamente nas marchas seguintes, segunda, terceira, quarta e quinta - o GT 40 tem 5 marchas pra frente e uma pra trás.

    Bem, com a narração dele ficamos aguardando ansiosamente sua chegada, pois já se encontravam no Brasil a Lola T 70 MK III dos irmãos Márcio e Marcelo de Paoli e a Alfa P 33 da equipe Jolly Gancia. Finalmente teríamos um carro pra correr em igualdades de condições com esses dois lindos e possantes bólidos.

    Guilherme
    Acabo aqui a parte relativa à aquisição dele na Inglaterra.

    Pode inserir as fotos de sua chegada no porto do Rio que aí irei descrevendo como foi aquele dia.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir